Manicure e Pedicure são Profissões que dão Dinheiro?

São profissões que dão dinheiro o ano todo. Veja como se tornar manicure e pedicure.

Esta é uma área majoritariamente feminina (apesar do avanço dos homens no setor de estética e beleza), carente de bons profissionais. Hoje em dia, as clientes estão cada vez mais conscientes dos requisitos para atuar como manicure e pedicure, não apenas nos aspectos estéticos, mas também para a promoção da saúde.

Publicidade



Para quem pretende se iniciar na carreira, o investimento na profissão é relativamente baixo. Os utensílios e equipamentos para manicure e pedicure são relativamente baratos e apresentam longos períodos de uso. A exceção fica por conta dos cosméticos e materiais, que precisam ser renovados constantemente. Com R$ 500, é possível dar o chute inicial para o novo negócio. Para se dar bem, no entanto, não basta conhecer algumas técnicas básicas para esmaltar unhas dos pés e das mãos: é preciso investir na capacitação.

manicure e pedicure


Mercado de Trabalho para Manicure e Pedicure

As mulheres, em qualquer situação, não abrem mão de exibir unhas bonitas e saudáveis. O público masculino começa a frequentar salões (já existem estabelecimentos de manicure e pedicure específicos para homens), mas mesmo o uso de esmaltes incolores ainda é bastante raro: os cuidados se limitam ao corte das unhas e à retirada das cutículas.

Com o domínio das técnicas de tratamento e embelezamento, boa apresentação pessoal e muita simpatia no atendimento aos clientes, é mais que possível obter uma boa remuneração como manicure e pedicure. O profissional pode trabalhar como empregado em um salão de beleza ou abrir o seu próprio negócio (ou prestar serviços em um local que não tenha este serviço).

Também é possível atender em casa ou em domicílio (um serviço cada vez mais solicitado tanto por mulheres, como homens, principalmente nas cidades médias e grandes, em função da agenda cada vez mais lotada de compromissos).

manicure

+ Confira também: Curso de Manicure

Manicures e pedicures autônomos, entre outros profissionais, podem legalizar a sua situação trabalhista cadastrando-se como MEI (microempreendedor individual). Com esta providência, é possível emitir notas fiscais; além disto, ficam garantidos alguns direitos trabalhistas, como auxílio doença, licença para gravidez e aposentadoria. As contribuições mensais são baixas, cabem no bolso de qualquer um.

Curso de Manicure e Pedicure

Os cursos de manicure e pedicure são livres: a matrícula e frequência não dependem de qualquer pré-requisito. Em geral, têm duração de 150 a 200 horas de aula. Há também cursos online, mas os iniciantes devem preferencialmente contar com o apoio de um professor, especialmente nas primeiras atividades práticas. Posteriormente, as novas técnicas poderão ser aprendidas através da internet.

curso de unhas decoradas

Os alunos estudam anatomia, fisiologia e patologias da pele e da unha, microbiologia aplicada à manicure e à pedicure, identificação de dermatoses, processos alérgicos (reações adversas a produtos usados no exercício da profissão), primeiros socorros (procedimentos em caso de acidentes), ergonomia para o profissional e o cliente e técnicas profissionais.

É importante procurar um curso que também forneça noções de empreendedorismo, autocuidado, ética e legislação, marketing pessoal e rede de relações, mercado formal e informal de trabalho e modalidades da carreira.

E que tal um curso de maquiagem? Será que maquiadoras ganham bem? Confira nosso artigo: Curso de Maquiagem grátis


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *