Fisioterapia Desportiva – Cursos, Salário e Informações

Para prevenir e tratar lesões e contusões, todo atleta precisa recorrer à fisioterapia desportiva.

Cada vez mais pessoas descobrem os benefícios dos exercícios físicos para a saúde: eles melhoram a capacidade cardiorrespiratória, fortalecem a musculatura e a estrutura óssea, reduz os triglicérides e aumenta o colesterol bom, o HDL. No entanto, muitos atletas, especialmente os de fim de semana, realizam os treinamentos sem qualquer orientação e sofrem traumas nos músculos, ossos e tendões. É aí que entram em cena os profissionais de fisioterapia desportiva.

Fisioterapia Desportiva

fisioterapia esportiva



A fisioterapia é o ramo da ciência aplicada à prevenção e tratamento de doenças. Trata-se de um curso de nível superior, de quatro anos de duração, destinado à formação de profissionais para várias áreas: os fisioterapeutas podem se especializar nos cuidados de diversas faixas etárias, da neonatal à geriátrica, e no apoio a diversos tratamentos (dermatológico, urogenital, pulmonar, ortopédico, orofacial). São extensões universitárias e pós-graduações.

No caso da fisioterapia desportiva, os profissionais podem atuar em clubes e academias, orientando e recuperando atletas amadores e profissionais. Para atletas de alto rendimento, o trabalho de prevenção é muito importante, para garantir que jogadores, ginastas, corredores, nadadores, etc. estejam na melhor forma física durante as competições internacionais. Conseguir isto é uma tarefa que se desenvolve durante anos de treinamento.

Os clubes brasileiros já descobriram os benefícios da fisioterapia desportiva. Manter uma equipe de fisioterapeutas pode parecer caro numa primeira avaliação, mas o custo-benefício compensa: a atuação dos profissionais reduz o número de atletas nos departamentos médicos, o que representa uma economia considerável de recursos, além de permitir a permanência dos atletas nos treinos.

Os exercícios proprioceptivos são um exemplo disto. A propriocepção é a capacidade de reconhecer a posição espacial do corpo. Quando estamos cansados, os pontos de captação das sensações se tornam mais relaxados e deixam de enviar informações fundamentais para o cérebro. O resultado são torções dolorosas nas articulações, distensões musculares e até mesmo fraturas. Com a fisioterapia desportiva, os atletas aprendem a identificar estas situações e os exercícios permitem o desenvolvimento da inteligência corporal cinestésica, reduzindo problemas.

fisioterapia desportiva

Para os amadores, os conselhos dos fisioterapeutas desportivos são muito importantes e vão da escolha do tênis mais adequados à escolha dos exercícios mais indicados para os diversos objetivos: emagrecer, manter a forma, recuperar-se de um infarto do miocárdio, aumentar a massa muscular ou a resistência física. A fisioterapia desportiva também é útil para atores e dançarinos, que obtêm melhor desempenho ao serem acompanhados por profissionais qualificados.

Mesmo assim, o risco de lesões é inerente à prática esportiva. Por isto, a fisioterapia desportiva é útil também na recuperação de atletas. Após a avaliação médica, o fisioterapeuta traça um plano para a reabilitação rápida e eficaz. O retorno à atividade é sempre gradual, respeitando o equilíbrio entre a capacidade física do atleta e a demanda por exercícios.

A fisioterapia desportiva é uma especialização da fisioterapia. O curso, em nível de pós-graduação lato sensu ou mestrado, exige dois anos de dedicação. Diversas instituições de nível superior oferecem o curso para os graduados interessados em atuar na área.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Fisioterapia Desportiva – Cursos, Salário e Informações

  1. Bom dia caros amigos gostaria de fazer o curso de fisioterapia desportiva a distancia.Moro na cidade de Posse estado de Goias,aguardo vossa respostas,Juarez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *