Faculdade de Geografia: Curso, Profissão e Salário

Os formandos da faculdade de Geografia podem entender o espaço e contribuir para o planejamento.

Geografia é o estudo da relação entre o homem e o espaço em que vive. É o estudo da superfície terrestre (a palavra vem de “geo”, terra, e “graphos”, descrição) e da interação entre os homens e o meio ambiente. A faculdade de Geografia oferece as modalidades de bacharelado, para atuar como geógrafo, e licenciatura, para ministrar aulas nos níveis fundamentais e médio do ensino.

Além dos aspectos humanos, como a organização das sociedades e sua relação com o espaço que ocupam, a Geografia inclui o estudo do clima, relevo, distribuição das águas e vegetação da Terra. Esta visão mais panorâmica oferecida pelo curso permite que os profissionais possam se dedicar a diversas áreas de atuação. Com a maior preocupação ambiental, que deve se ampliar nos próximos anos, o bacharel em Geografia deve obter melhores condições de emprego.



faculdade de geografia

Faculdade de Geografia

A faculdade de Geografia dura em média quatro anos. Algumas instituições oferecem cursos mais rápidos, mas apenas de licenciatura, o que impede aos formados atuarem, por exemplo, em órgãos de gestão pública. O ideal é encontrar uma graduação que ofereça bacharelado e licenciatura concomitantemente.

Muitas faculdades de Geografia direcionam as atividades do curso para temas específicos, como climatologia ou ecologia. Por fim, na maioria, as instituições oferecem uma licenciatura em estudos sociais, que não é aceita em muitas escolas, especialmente as particulares, que oferecem melhores condições de trabalho. Desta forma, é preciso avaliar a grade curricular antes de se matricular.

De acordo com as últimas avaliações, as melhores faculdades de Geografia são: Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal Fluminense, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista e Universidade de São Paulo.

Formados em Geografia, onde podem trabalhar?

O mercado de trabalho para os concluintes da faculdade de Geografia varia de Estado para Estado. Quem optar por dar aulas – a primeira opção para a maioria dos licenciados – pode encontrar dificuldades especialmente nas grandes cidades brasileiras, em que há saturação de professores. Escolhendo atuar como geógrafo, o profissional vai encontrar, em muitos setores, a concorrência de engenheiros ambientais, gestores ambientais e geólogos.

No entanto, novas exigências de sustentabilidade vêm abrindo novas oportunidades de emprego – por exemplo, com o suporte ao estudo do impacto ambiental determinado por obras urbanas e rurais. A necessidade urgente de suprir muitas carências de infraestrutura do país deve proporcionar a abertura de vagas para bacharéis em Geografia.

Para trabalhar na área técnica, os geógrafos precisam se inscrever no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). É possível encontrar opções em órgãos de planejamento urbano, estudos de solo, institutos agronômicos, geológicos e de recuperação de áreas degradadas, empresas de mapeamento, entre outros.

O mercado para bacharéis em Geografia está especialmente aquecido para o trabalho em projetos de cartografia e ambientais, inclusive prestando consultoria (como autônomos). O campo de geoprocessamento, que envolve a produção de mapas através de imagens capturadas por satélites, também é uma opção para quem conclui a faculdade de Geografia.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *