Faculdade de Ciências Contábeis – Curso, Profissão e Salário

Profissional de nível superior, o contabilista é fundamental para o dia a dia das finanças.

A contabilidade é uma área das humanidades e, juntamente com a economia e a administração, integra as ciências de gerenciamento. Existe também o curso técnico (de nível médio), mas o título de contabilista é, em rigor, privativo dos profissionais graduados em Ciências Contábeis. Aliás, a partir de 2015, o curso técnico deixará de existir e o direito à assinatura de balanços contábeis ficará a cargo apenas dos bacharéis.

Além da graduação, é necessário se submeter a um exame no Conselho Regional de Contabilidade para receber o registro de contabilista. Sem isto, não é possível atuar na profissão, planejando, implantando, atualizando e mantendo o sistema econômico das empresas, sejam elas públicas ou privadas, organizadas com interesse no lucro ou não.



curso de ciências contábeis

Faculdade de Ciências Contábeis

O contabilista estuda o patrimônio das entidades e suas variações, tanto no aspecto qualitativo, quanto no quantitativo. Ele registra os atos contábeis que afetam o desempenho financeiro, contribuindo para o equilíbrio das entradas e saídas de dinheiro (receitas e despesas).

A profissão é bastante antiga. Existem registros de contabilistas trabalhando na Suméria 2.000 anos antes de Cristo. Alguns historiadores afirmam que, mil anos antes, os fenícios – um povo de mercadores com muitos negócios por todo o mar Mediterrâneo – inventaram o alfabeto para facilitar a escrituração das contas.

No Brasil, a contabilidade é regulamentada desde 1770, quando Dom José, rei de Portugal, determinou que todos os guarda-livros – como os contabilistas eram conhecidos na época – fossem formalmente registrados. A associação dos Guarda-Livros da Corte, criada em 1870, é considerada a primeira entidade de classe de profissionais liberais no país.

Desde 2008, o Brasil passou a seguir os padrões normativos internacionais de contabilidade e este profissional deixou de se dedicar apenas às análises financeiras e apresentação de demonstrativos para se tornar um efetivo tomador de decisões, ao lado dos administradores das empresas. Com as novas tarefas, a formação acadêmica também precisou se aprimorar: é necessário cursar MBAs e pós-graduações para estar entre os primeiros do mercado. É necessário que a atualização seja constante. Além da análise contábil, o contabilista cuida de auditorias, análise de custos e orçamentos.

Curso de Ciências Contábeis

Apesar de fortemente apoiado nos cálculos, o curso de Ciências Contábeis não é classificado entre as ciências exatas. Os contabilistas participam da gestão micro e macroeconômica e, como tal, recebem formação em ciências humanas, estudando sociologia e economia, por exemplo.

O curso exige bastante dos alunos. É preciso estudar a Teoria da Contabilidade, Produção e Análise de balanços e balancetes, Planejamento e Controle, Legislação Financeira, Direito e Auditagem. São oito semestres para obter o bacharelado; não há obrigatoriedade legal para a apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC), nem da realização de estágio supervisionado. O salário inicial médio de um contabilista fica entre R$ 2.500 e R$ 3.000.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *