Como Brasileiros podem Estudar e Trabalhar no Canadá

Se você pretende viajar ao Canadá para fazer cursos de idiomas e trabalhar, mas ainda não teve seu visto emitido, é preciso ficar atento: segundo o Consulado Geral do Canadá em São Paulo, a partir de 1º de junho os estudantes não terão mais permissão para exercer atividades remuneradas enquanto estudam.

Apesar de ter pego alguns estudantes de surpresa, a medida visa otimizar a experiência dos alunos em seus cursos de línguas, podendo assim se focar totalmente nos estudos, sem a preocupação com o trabalho paralelo.

Vale saber que o Canadá é o país mais buscado por intercambistas que desejam estudar inglês no exterior. Segundo a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), 60% das agências especializadas em intercâmbio informaram que o país é o principal destino dos brasileiros que pretendem estudar inglês.



como estudar e trabalhar no Canadá

Vale a Pena Fazer um Curso de Inglês no Canadá (Intercâmbio)?

Muitos alunos afirmam que recorrem à programas de intercâmbio de idiomas com trabalho temporário a fim de valorizar o currículo, já que as empresas brasileiras analisam de maneira diferente currículos com tal experiência.

Por outro lado, o Consulado Geral do Canadá afirma que tal experiência não deve ser vista com tanto otimismo, já que estes alunos ainda não possuem as habilidades linguísticas ideais para uma experiência proveitosa.

O que muda para os estudantes universitários?

Já os estudantes que pretendem cursar graduação e pós graduação em – no mínimo – 6 meses, a mudança foi vantajosa. Anteriormente, o visto para estes grupos de estudante permitia apenas o trabalho dentro dos próprios campi universitários. Quem desejasse exercer atividades remuneradas fora dos campi, necessitava solicitar uma autorização especial ao Consulado.

+ Acesse também: Como Tirar Visto Americano

Com a nova regra vigente a partir de 1º de junho, os estudantes de graduação e pós-graduação poderão trabalhar fora dos campi, por até 20 horas semanais.

Brasileiros Trabalhando em outros Países do Mundo

Estudantes que não abrem mão da experiência profissional internacional, mesmo que curta, têm outras opções de destinos. Muitos países não pensam em modificar a regra que permite que os intercambistas trabalhem enquanto estudam idiomas.

Para cursos de inglês, boas opções de países para intercâmbio são Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. Os 3 países, além de serem destinos populares por quem quer aprender inglês, permitem que os alunos exerçam atividades remunerados durante seus intercâmbios.

Se você ainda quer estudar inglês no Canadá, mesmo sem a possibilidade de trabalhar, anote a seguinte informação: para agilizar os processos de emissão de vistos, o Consulado disponibiliza novos centros de solicitação dos documentos. Os novos postos estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Caso você tenha dúvidas e precise de informações adicionais, acesse o site do Consulado Geral do Canadá através do endereço http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/offices-bureaux/services_sao.aspx?lang=por.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *