Estudar a Distância (EAD): Mitos e Verdades, Vale a Pena?

Conheça os mitos e verdades estudar a distância, será que vale a pena essa metodologia no Brasil? Confira os cursos online, faculdade EAD e veja como funciona o ensino, as avaliações e como conseguir diploma estudando a distância.

Cada vez mais pessoas recorrem à educação a distância para se formar em uma determinada profissão ou complementar os seus estudos. Com a constante atualização das ferramentas tecnológicas torne-se mais fácil ministrar as aulas a distância, incluindo áudios e vídeos, permitindo que os professores acompanhem e tirem as dúvidas dos alunos em tempo real.

O ensino a distância traz diversos benefícios como, por exemplo, o aluno pode fazer o seu próprio horário de estudo, além de pagar mensalidades relativamente mais baratas quando comparadas com instituições físicas. Porém, mesmo com o contínuo crescimento deste modelo de educação, ainda há muitas pessoas com dúvidas sobre a real funcionalidade do método. Para te ajudar, nós iremos trazer aqui, os mitos e verdades sobre estudar a distância. Confira abaixo:



Estudar a Distância, vale a pena?

estudar a distância

É possível aprender em EaD sem a presença do professor.

Mito. Independente de qualquer área de ensino, a presença do professor se faz necessária, ainda mais a distância. Os profissionais que atuam na modalidade EaD são altamente qualificados, tendo como dever acompanhar o desenvolvimento dos seus alunos, orientá-los e corrigir quando necessário.

Os professores utilizam diversos métodos eficazes para acompanhar o desempenho dos alunos, passando atividades, abrindo fóruns para discutir os conteúdos estudados, chats e testes online. Portanto, contar com um professor é dispensável para a formação do indivíduo. Porém, também vale ressaltar, que o aluno pode ampliar e avançar o seu aprendizado revisando a matéria em outros horários, que não somente durante o curso.

O aluno de educação a distância não ficará estimulado a estudar por não ter um professor vigiando-o.

Mito. Esta questão não passa de um mito, pois trata-se de algo que cabe somente a cada aluno. A vontade de aprender, obter uma nova qualificação profissional e a forma como as aulas são ministradas é que são responsáveis fazer uma pessoa continuar estimulada e estudando em busca dos seus objetivos. Esta situação ocorre em igualdade nos cursos em EaD e presenciais.

Portanto, saiba que a motivação do aluno para ir a diante depende 50% dele, do seu comprometimento em participar das aulas, mesmo que não tenha a presença física de um professor. Caso haja alguma dúvida em meio a aprendizagem, a pessoa tem o direito de entrar em contato com os professores por meio de email ou chat.

ead

Onde Fazer Cursos a Distância (EAD) ?

As metodologias dos cursos a distância e cursos presenciais são incomparáveis.

Verdade. Realmente, os cursos a distância e os cursos presenciais usam metodologias diferentes para ensinar. Afinal de contas, cada modalidade imprime ritmo e métodos que se adequam à disponibilidade de tempo, interesse e características dos indivíduos que formam cada turma.

Os cursos a distância se diferencial principalmente no quesito flexibilidade, pois eles são montados, de modo que os próprios alunos se tornem responsáveis pelo seu horário de estudos, levando em consideração o seu tem disponível. Porém, isto não significa que a modalidade é mais desorganizada, pelo contrário.

+ Faça agora: Cursos Online Grátis com Certificado

O ambiente virtual de aprendizagem é capaz de prender a atenção do aluno.

Verdade. Se o curso de ensino a distância adotar um sistema adequado ao perfil dos seus alunos e aplicar uma didática apropriada, provavelmente, esta combinação irá contribuir para prender a atenção do aluno no ambiente virtual de aprendizagem. Afinal de contas, há diversas plataformas online que conseguem ‘’fisgar’’ o indivíduo, logo se a instituição souber usar a tecnologia ao seu favor também conseguirá bons resultados.

Além do mais, esta modalidade de educação também pode ser valer das ferramentas tecnológicas e plataformas inovadoras para chamar a atenção do seu público. Normalmente, os curso em EaD buscam formas mais interativas para manter o aluno focado nas aulas e atividades.

ead ensino a distância

No ensino em EaD não se pode precisar o desenvolvimento dos alunos.

Mito. Os curso em EaD fazem uso do sistema e-learning, que traz muita praticidade para supervisionar a evolução do aluno ao longo das matérias aplicadas e do próprio curso. Com esta ferramenta, os professores podem medir o desempenho individual de cada indivíduo e da turma, analisando os resultados das atividades e testes virtuais.

Além de precisar o desenvolvimento dos alunos por meio de ferramentas especiais, os cursos a distância também usam este resultado para melhorar o seu método de ensino, reforçando o que está dando certo e aprimorando aquilo que não está atingindo os objetivos esperados.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

4 comentários em “Estudar a Distância (EAD): Mitos e Verdades, Vale a Pena?

  1. Sim, vale a pena estudar a distância, eu mesmo fiz minha faculdade de Ciências Contábeis, e são tão qualificada quanto qualquer pessoa que fez presencial..Muitos se enganam que é mais fácil, sua dedicação tem que ser maior devido, termos que se organizar e fazer nosso tempo..

  2. Gostaria muito de fazer alguns cursos a nível de segurança, seja ela eletrônica ou patrimonial.Pois a distância e o tempo que saio do trabalho dificulta a minha presença na sala de aula.

  3. Eu gostaria muito de saber sobre aquela prova que a gente faz gratuitamente e consegue finalizar os estudos tenho o 1grau concruido presiso terminar urgente e não tenho tempo de ir em escolas por favor me ajudem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *