ENEM 2013 – Tudo Sobre o Exame Nacional do Ensino Médio

Serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro as provas do ENEM 2013. O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal exame para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio e prestes a entrar em uma universidade.

Além de medir o nível de conhecimento dos alunos que estão se formando, o ENEM 2013 é a porta de entrada para os projetos PROUNI e SISU. No PROUNI, os alunos mais bem classificados no exame garantem a gratuidade da graduação em universidades particulares. Já no SISU, os alunos com melhores rendimentos podem concorrer a vagas exclusivas em universidades públicas.

Se você vai prestar o ENEM 2013, confira em nosso artigo todas as informações sobre o exame, bem como prazos de inscrição, conteúdos e como consultar os resultados. Além disso, atente-se ao cronograma oficial, disponibilizado no final do artigo.



enem

Como Se Preparar Para o ENEM 2013?

Para se dar bem na prova, realmente é necessária muita dedicação. Porém, é importante saber o que estudar. O manual do candidato do ENEM 2013 disponibiliza as matérias e áreas que serão abordadas na avaliação, entretanto, é sempre bom dar uma checada em áreas correlatas, as quais podem ser exigidas indiretamente.

+ Leia esse artigo: O que Estudar para o ENEM 2013

Além de seguir fielmente o cronograma oferecido pelo ENEM, os candidatos devem levar em conta que é sempre interessante manter-se atualizado sobre diversos temas. Outro item importante é saber interpretar textos. De acordo com professores de cursos especializados na avaliação, além de saber realmente o conteúdo exigido na prova, é necessário entender o questionamento feito. Por isso, uma exímia interpretação de texto é necessária.

Resultados ENEM 2013

Após realizar o exame, os candidatos poderão levar consigo – após prazo informado – os cadernos de questões. Com eles, será possível conferir o gabarito do exame, os quais serão disponibilizados no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem em 30 de outubro de 2013.

Já os resultados finais e individuais serão disponibilizados no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem, além de enviados – via Correios – ao domicílio de cada candidato. A data de divulgação ainda não foi definida.

Os resultados ficam disponíveis no site por até dois anos após, podendo ser consultado a qualquer momento, mediante inserção de senha, pelo candidato.

Cronograma Completo

Confira abaixo o cronograma completo do ENEM 2013. Programe-se!

  • Inscrições: de 13 a 27 de maio
  • Pagamento da taxa: R$ 35,00 até 29 de maio
  • Provas: 26 e 27 de outubro, às 13h00
  • Divulgação do gabarito das questões objetivas: 30 de outubro

Inscrições ENEM 2013

A taxa de inscrição para o ENEM 2013 é de R$35,00. Entretanto, alunos que cursam o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares com bolsa de estudos obtiveram a gratuidade nas inscrições. Além disso, candidatos de baixa renda também receberam o benefício.

O prazo para a inscrição expirou-se em 27 de maio. A partir desta data, não foi mais possível emitir o boleto de inscrição, cuja data máxima de pagamento era dia 29 de maio.

Quem realizou a inscrição, pode conferir o status da mesma através do site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *