Emprego Temporário – Como Ser Efetivado

Uma vaga de emprego temporário é o sonho de muitos desempregados hoje, porém o que a grande maioria desses trabalhadores realmente deseja é ser efetivado. A indústria e o comércio contratam trabalhadores temporários em épocas onde a demanda crescente torna necessária essa mão de obra extra, no entanto, ao final desse período os contratantes incorporam boa parte desses novos trabalhadores ao seu quadro de funcionários. Os principais períodos de contratação de mão de obra temporária são as festas de fim de ano e a páscoa.

emprego temporário

Como ser efetivado em um emprego temporário

A efetivação do trabalhador temporário depende essencialmente do seu desempenho nesse curto período de trabalho e para isso é necessário que o profissional se destaque, de maneira positiva, em relação aos seu colegas de trabalho.  Confira algumas dicas para se sair bem e se destacar na multidão.



vagas de emprego

Interesse – Grande parte dos contratados para uma vaga temporária é inexperiente, dessa maneira, o que será avaliado pelos supervisores e pelo RH será o interesse no aprendizado. As empresas, em geral, oferecem um curto treinamento aos seus novos funcionários e é nessa ocasião, que o contratado tem a oportunidade de demonstrar seu desejo e capacidade de aprender coisas novas. O Interesse do contratado não deve se limitar somente à sua função, buscar conhecer mais sobre o negócio, os clientes e sobre os produtos também é um diferencial importante.

Flexibilidade Os empregos temporários são criados em épocas de demanda crescente, dessa maneira espera-se do trabalhador temporário que ele esteja disposto a uma carga de trabalho elevada e dinâmica, frequentemente com regime de horas extras, troca de turnos e mudança de tarefas. è preciso que o profissional seja capaz de responder rapidamente à essas demandas e se adapte ao regime de trabalho caso deseje ser efetivado. No entanto, preste atenção aos seus direitos como trabalhador e fuja de empresas que não respeitam os direitos do seus funcionários.

Produtividade – Ser uma pessoa produtiva significa produzir mais em um determinado tempo e é isso que todas as empresas buscam em seus funcionários, em especial, nos temporários. Cumprir as metas estabelecidas pela empresa são essenciais nesse período, somente assim o funcionário mostra que está apto a corresponder às expectativas e demandas de produção ou vendas. Evitar distrações e sempre estar focado nas tarefas são algumas dicas importantes para melhorar a produtividade.

Adequação – O novo funcionário deve procurar se adequar ao seu novo ambiente de trabalho, para isso, deve atentar para sua linguagem, sua vestimenta e para pontualidade. O quesito linguagem, englobando tanto a falada quanto à escrita, devem ser evitado o uso de gírias e palavrões, especialmente em cargos que tratam com clientes. Além de ser falta de educação, o uso dessas palavras demonstram falta de vocabulário e imaturidade por parte de contratado.

Emprego de Papai Noel Vagas de Emprego Temporário

Vestir-se adequadamente é outro ponto fundamental. Em empresas onde não há uso de uniforme o contratado deve buscar perceber qual a roupa de trabalho é a mais adequada. Se todos trabalham de camisa social, por exemplo, chegar vestido com uma camiseta ou camisa de gola polo, causará uma péssima impressão. Em empresas onde o uso de uniforme é obrigatório, evite o exagero nas maquiagens e acessórios, preferindo sempre os mais discretos.

A pontualidade é importante em todos os momentos, mas ela é especialmente importante no trabalho. Chegar atrasado transmite a ideia de falta de compromisso e responsabilidade, por isso chegar sempre no horário é uma ótima maneira de impressionar seu chefe.

trabalho em equipe

Trabalho em Equipe – Praticamente todos os empregos exigem alguma forma de relacionamento e interação com outras pessoas, por isso um atributo fundamental avaliado por todos os RH é a capacidade de trabalhar em equipe. O bom funcionamento da empresa não depende do desempenho individual de cada funcionário e sim do seu desempenho como um grupo, é como uma partida de futebol, não adianta cada jogador saber jogar muito bem se todos não souberem atuar como um time.

Para um trabalho em equipe ser eficiente é necessário que haja uma boa comunicação entre os membros da equipe. Por isso, tão importante quanto dar sua opinião é saber ouvir a opinião de seus colegas, não tentar impor seu ponto vista e, sobretudo, saber a hora de ceder.

Essas são algumas dicas para quem deseja transformar sua vaga temporária em definitiva. Lembre-se sempre que a maioria das vagas temporárias não são efetivadas, então não desanime caso não dê certo na primeira vez, encare a oportunidade como uma experiência, um aprendizado para que no futuro você esteja mais preparado para conseguir o emprego. Boa Sorte!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *