Direito Constitucional para Concursos

Cursos Gratuitos // Concursos // Direito Constitucional para Concursos



Pessoas que seguiram graduação na área de direito e agora querem conquistar vagas em concursos públicos devem se atentar para detalhes que fazem a diferença na hora de realizar a prova e se destacar dos demais participantes que disputam a vaga. Por isso hoje, daremos muitas dicas e informações sobre Direito Constitucional, que é considerado por muitos concurseiros uma das principais matérias.

Direito Contitucional para Concursos

Direito Constitucional para Concursos

Os concursos públicos hoje são uma ótima opção para estabilizar a carreira de forma sólida e assim, poder buscar crescimento em uma carreira promissora. Uma das matérias mais importantes para a área jurídica é a de Direito Constitucional, matéria que também é de grande relevância na área fiscal.

Noções de Direito Constitucional

Para as provas de direito constitucional que normalmente englobam as primeiras fases dos concursos públicos da área, não há muita novidade; é preciso estar bem preparado para realizar uma boa prova de direito constitucional descomplicado. Pode ser um pouco trabalhoso lembrar-se de todo o conteúdo, por isso vale dar destaque para as mais relevantes e buscar uma metodologia de estudo que permita que o candidato aprenda ao invés de apenas decorar.

Publicidade

Tudo sobre Constituição (Direito Constitucional)

Constituição: não há hierarquia diferenciada entre dispositivos da CF. Cláusulas pétreas da CF não podem ser invocadas como normas superiores em ADIN (ação direta de inconstitucionalidade).

STF: não aprecia constitucionalidade sobre normas originárias (constitucionais ou do Poder Constituinte originário).

Constituição material: Na Constituição material, figuram apenas assuntos que devem ser tratados numa Constituição. O que vale no sentido material da CF é o conteúdo das normas, que versam sobre temas importantes para o Estado, como a Organização, direitos, poder, etc.

Constituição formal: Certas normas da CF versam sobre matérias atípicas, que não deveriam constar numa Constituição. O que vale dizer é que as normas foram produzidas em processo formal e constam da CF exclusivamente por isso, e não o conteúdo das normas.

Constituição rígida: Não facilmente mutável, exige processo especial (geralmente escrita).

Constituição flexível: Fácil de mudar, por lei ordinária.

Constituição outorgada: por revolução, derrubada de poder, à força.

Desconstitucionalização: Normas da Constituição revogada valeriam como lei ordinária – não vale no Brasil, salvo se uma nova CF prever expressamente.

Uma dica prática e valiosa para o candidato de concursos públicos na área é ficar sempre atualizado junto ao STF – Supremo Tribunal Federal – com relação às jurisprudências. A jurisprudência é o conceito de como tribunais aplicam e interpretam as leis, deste modo é muito importante estar sempre acompanhando mudanças que podem ocorrer.

Uma vez antenado nestas atualizações, é preciso utilizar este conhecimentos em casos do cotidiano, buscando entender como as leis funcionariam em situações reais. Serve de grande ajuda neste processo que o candidato reserve tempo para acompanhar alguns julgamentos. O candidato deve se apoiar em temas atuais que podem gerar conflito, como a questão do aborto, da aplicação de eutanásia ou até um tema atualmente muito debatido como a união homossexual.

Apostila de Direito Constitucional (Download aqui): Essa apostila em .PDF fala sobre os Fundamentos da República Federativa do Brasil, Tripartição dos poderes, Objetivos fundamentais e Relações Internacionais.

Apostila de Direito Constitucional em PDF completa: Essa apostila em formato .pdf possui 192 páginas, é um material muito completo.

Apostila de Noções de Direito Constitucional (Visualizar aqui): Feita pelo professor Fabio Lucio Moreira Lima, essa apostila completa em .pdf possui 173 páginas. Conteúdo abordado: 1. Os poderes do Estado e as respectivas funções; 2. Normas Constitucionais; 3. Controle de Constitucionalidade de Atos Normativos; 4. Poder constituinte; 5. Princípios constitucionais; 6. Análise do princípio hierárquico das normas; 7. Princípios fundamentais da CF/88 (art. 1º a 4º); 8. Direitos e garantias fundamentais (art. 5º a 13); 9. Organização político-administrativa do Estado (art. 18 a 36); 10. Administração Pública na CF/88 (art. 37 a 41); 11. Organização dos Poderes. Poder Legislativo; Poder Executivo; Poder Judiciário. O Ministério Público.

Para manter-se atualizado no universo jurídico, acesse o site do STF: www.stf.jus.br. Já para saber mais sobre concursos públicos na área, basta acessar portais de notícias que atualizam diariamente a disponibilidades de vagas e concursos abertos em cada estado.

+ Leia mais: Como Passar em Concursos Publicos.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Concursos Tags: , , , noções de direito constitucional, direito constitucional descomplicado, direito constitucional para concursos pdf, noções de direito constitucional para concursos pdf, noções de direito constitucional para concursos
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...