O que é um TCC? Qual a Diferença entre Monografia e TCC?

A conclusão do curso superior é um momento de alívio e de sensação de dever cumprido, não é mesmo? Entretanto, algo que faz parte da concretização desse momento é a execução do trabalho final a ser apresentado como forma de finalização de mais uma etapa acadêmica. Nesse sentido, esse trabalho pode ser um TCC – um Trabalho de Conclusão de Curso; uma monografia ou um artigo científico. Mas como diferenciá-los? Qual é a especificidade temática e de formatação de cada um deles?

Esse tipo de trabalho é recorrente nas escolas, nas universidades e até nas profissões. Por isso, a importância em se saber diferenciar um TCC de uma monografia ou de um artigo é fundamental, uma vez que eles se tornarão documentos de acesso público e de constante consulta das pessoas de modo presencial ou online, servirá de meio referencial para a determinação de conceitos, de termos e de concepções.

tcc e monografia



O que é um TCC?

Assim, um Trabalho de Conclusão de Curso – um TCC é uma atividade aplicável especialmente a estudantes universitários; no término de suas graduações ou pós-graduações, o aluno é obrigado a apresentar um trabalho de conclusão de curso que convirja todos os conhecimentos acumulados e adquiridos no decorrer de seu tempo de estudo acadêmico.

Esse TCC poderá ser uma monografia, um artigo científico, um relatório de estágio, uma tese no caso de cursos de pós-graduação de doutorado ou uma dissertação no caso de cursos de pós-graduação de mestrado. Essa escolha dependerá do tipo de curso e de instituição da ocasião.

O que é uma Monografia?

Já a Monografia é um trabalho científico que trata de uma temática direcionada. É um documento escrito que traz detalhes dos resultados completos ou parciais sobre determinada pesquisa. O foco é lançado sobre um tema único, uma delimitação de campo de pesquisa ou um recorte coerente de uma realidade mais geral. O termo monografia é atribuído ao texto escrito por uma só pessoa, cuja formatação é clara, sua estrutura é lógica e objetiva.

O que é um Artigo?

No caso de um artigo, ele se caracteriza dentro do grupo dos trabalhos monográficos, com estruturação sintética e objetiva. Sua publicação é direcionada a órgãos, instituições ou revistas especializadas em determinado assunto tratado. Sua motivação pode resultar de uma pesquisa independente ou o resultado de algo ainda em desenvolvimento acadêmico.

A formatação do artigo variará conforme as exigências próprias do meio em que será publicado. Assim, ao passo que a monografia é um trabalho escrito mais detalhado e extenso, o artigo é mais resumido e ambos têm uma estrutura diferente de texto.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *