Dicas para Escolher e Fazer uma Faculdade EAD a Distância

Apesar de ainda haver alguma desconfiança, fazer uma faculdade a distância está cada vez mais comum.

Para ser mais preciso, estes cursos são semi presenciais, já que não é possível, no Brasil, fazer uma faculdade totalmente a distância: os alunos realizam a maioria das atividades através da internet, mas devem comparecer uma vez por semana em um polo de apoio presencial, para as práticas de laboratório, fóruns de discussão, suporte de professores, etc. Da carga horária total, 20% são cumpridos em salas de aula.

Publicidade



Dicas para Escolher uma Faculdade a Distância

O mercado de trabalho vem se mostrando cada vez mais disposto a absorver bacharéis e tecnólogos egressos de faculdades a distância. O importante é escolher bem: antes da matrícula, é preciso verificar se a instituição de ensino e o polo são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC). Para cursos de graduação, basta acessar o site http://emec.mec.gov.br. Estar em dia com a legislação brasileira não significa boa qualidade de ensino, mas é uma premissa básica.


Em geral, os processos seletivos para as faculdades a distância são menos concorridos do que para cursos presenciais. As matrículas e mensalidades também são mais baixas, já que, nesta modalidade, incidem menos custos com pessoal, insumos, etc.

Como escolher uma faculdade EAD (a distância)?

Ao se decidir por uma faculdade a distância, é necessário visitar a instituição responsável pelo curso, checar as instalações (como bibliotecas e laboratórios) e conversar com os alunos. Outro ponto importante é conferir a formação dos professores: o ideal é que a maioria seja constituída por mestre e doutores.

A nota obtida pelo curso no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é fundamental na hora da escolher.

Anualmente, o MEC avalia estudantes ingressantes e concluintes de diversos cursos de nível superior, atribuindo conceitos entre “1” e “5”. O padrão de qualidade da faculdade a distância (ou presencial) deve ser igual ou superior a “3”. As notas do ENADE permanecem disponíveis no portal E-MEC: http://emec.mec.gov.br.

Observe atentamente a qualidade do material didático. Em uma faculdade a distância, os livros são os principais instrumentos para o aprendizado. Mesmo quando o material versa sobre um tema ainda desconhecido, é possível avaliar se ele foi bem escrito, apresenta exemplos práticos, oferece exercícios para fixação do aprendizado, etc.

O ideal é que a instituição ofereça material digital e impresso, para que seja possível estudar também nos momentos de folga.

+ Leia também: Como Fazer Faculdade à Distância

Mais dicas sobre faculdade EAD:

Analise a grade curricular da faculdade a distância a ser escolhida: ela precisa ser idêntica à do curso presencial e o MEC estabelece uma carga horária e um currículo mínimos. Sem o cumprimento destas exigências, diplomas e certificados de conclusão não são chancelados pelo ministério e o graduado não pode exercer a profissão.

Outro ponto a ser considerado são as formas de contato com professores e tutores. As melhores faculdades a distância garantem o relacionamento através de telefone, e-mail, salas de bate-papo, etc. Verifique se as tutorias ficam disponíveis 24 horas por dia.

Confira: Cursos 24 Horas é Bom? Vale a Pena Fazer Curso Online?


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

3 comentários em “Dicas para Escolher e Fazer uma Faculdade EAD a Distância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *