Cursos Técnicos Profissionalizantes Garantem Bons Salários

Os cursos técnicos são uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho, desde que sejam bem aproveitados.

Muitos estudantes optam por cursos técnicos, porque desta forma conseguem obter a profissionalização mais rapidamente. Parte dos concluintes do ensino médio não tem condições de ingressar em uma faculdade – por falta de recursos, inexistência de graduações nas imediações da residência, etc. – e, assim, terminar a educação básica com uma carreira torna-se uma excelente opção. Mas é preciso seguir alguns conselhos e dicas, para aproveitar os cursos técnicos da melhor forma.

cursos técnicos online



Cursos Técnicos Profissionalizantes

Em primeiro lugar, é preciso conhecer a profissão escolhida e não esquecer que os cursos técnicos quase sempre integram as disciplinas clássicas do ensino médio e as disciplinas profissionalizantes (em alguns Estados, os alunos só são admitidos no ensino técnico depois de concluir o 1º do médio regular, mas mesmo nestes casos é preciso complementar o conhecimento em áreas específicas).

Não basta gostar de anatomia e de tratar pessoas para se tornar imediatamente o candidato ideal ao técnico de enfermagem, por exemplo. Os alunos interessados em qualquer dos cursos técnicos disponibilizados na sua região. É útil consultar a grade curricular e saber exatamente o que vai ser estudado. Um técnico em segurança alimentar tem que gostar de química e biologia, por exemplo. Do contrário, é quase certo que apenas engrossará as estatísticas de evasão escolar.

A internet pode ajudar a identificar as opções de ingresso no trabalho com o curso escolhido. É preciso verificar as possibilidades na região. Aproveite também para conhecer as rotinas do trabalho; assim, é possível fazer um exercício mental, colocando-se nestas atividades – que vão ocupar boa parte do dia – e verificando seu interesse.

curso técnico gratis

Cursos Técnicos em 2014

Apesar da pouca idade – os jovens ingressam nos cursos técnicos entre os 15 e 19 anos –, é preciso encarar a nova etapa com mais seriedade. No ensino fundamental, os professores admitem certas falhas e gracejos, mas o compromisso se torna mais importante no ensino médio.

Assistir às aulas, fazer as atividades propostas, ler artigos sobre assuntos correlacionados à área escolhida e mesmo pesquisar por conta própria, com a orientação dos professores (que podem indicar os melhores livros e sites) é uma excelente maneira de aproveitar melhor os cursos técnicos.

De acordo com especialistas em educação, cada aluno é responsável pelo seu aprendizado: as aulas, textos, atividades, pesquisas, apenas traçam um roteiro e auxiliam a percorrê-lo. Portanto, quem quer se dar bem precisa pôr a mão na massa e descobrir seus próprios meios de assimilação do conhecimento.

O simples ato de entrar na sala de aula e ficar “com a cabeça na lua” (ou pior, nem entrar na sala) não vai formar bons técnicos num passe de mágica. Durante algumas horas, é necessário dedicar-se, ouvir as explicações (mesmo que pareçam chatas, elas são como as peças de um quebra-cabeça: quando falta uma, o quadro fica incompleto – e, portanto, desvalorizado).

Com o curso concluído, é fundamental estar atento às possibilidades de reciclagem e requalificação profissional. Se possível, deve-se fazer um curso de nível superior na mesma área de estudos, para aprofundar os conhecimentos. A informação está cada vez mais acessível e seu volume, cada vez maior. Quem para no tempo perde oportunidades preciosas de desenvolvimento profissional.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *