Cursos Técnicos no Brasil são cada vez mais procurados

Estudantes de nível médio valorizam cada vez mais os cursos técnicos, cada vez mais procurados.

De acordo com o site do Portal Brasil, o censo de 2010 indicou que mais 8,3 milhões de alunos estão matriculados no nível médio e, destes, 1,1 milhão optaram pela educação profissional. Em 2012, as novas matrículas nos cursos técnicos tiveram um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior, enquanto o número de matriculados na 1ª série do ensino regular se manteve estável. Isto significa que jovens estudantes estão procurando cada vez os cursos técnicos, visando a uma formação profissional com mais rapidez.

Os Cursos Técnicos no Brasil

Cursos Técnicos



Os cursos técnicos estão sendo cada vez mais procurados. Um exemplo disto é que o SENAI – Serviço Nacional da Indústria está com as inscrições abertas, até março, para mais de 18 mil vagas em seus cursos. O SENAC – Serviço Nacional do Comércio – oferece 46 mil vagas em todo o país. as áreas mais concorridas são Enfermagem, Vestuário, Contabilidade, Administração e Segurança do trabalho, e estes estudantes podem continuar sua formação em nível superior: existem faculdades em todas estas áreas.

O índice de empregabilidade para que faz cursos técnicos é bastante alto. Pesquisa realizada com concluintes das ETEC (escolas técnicas estaduais) paulistas identificou que 77% dos alunos já estavam empregados.

Com a organização dos cursos técnicos em eixos tecnológicos, todas as opções possuem formas de continuação dos estudos em bacharelados e graduações tecnológicos. Mesmo assim, os formados em nível técnico estão aptos a desenvolver todas as atividades operacionais da área que escolheram.

A tendência dos estudantes em querer obter uma profissão também reflete o que ocorre no mercado, cada vez mais competitivo. A qualificação é muito importante para obter uma boa colocação, com perspectivas de ascensão na carreira. É importante lembrar que as empresas não precisam apenas de gestores, mas também de pessoal especializado, para supervisão e execução das tarefas.

Cursos Técnicos

Os dez cursos técnicos com mais demanda no Brasil são: Segurança no Trabalho, Enfermagem, Informática, Administração, Mecânica, Radiologia, Agropecuária, Contabilidade, Eletrônica e Eletrotécnica. Ao contrário do que vinha ocorrendo historicamente, o curso de Segurança no Trabalho tem recebido um número alto de candidatas (do sexo feminino).

Confira também:

As exigências para o ingresso em um curso técnico variam de acordo com a escola e as legislações estaduais. Alguns cursos aceitam alunos logo após a conclusão do ensino fundamental, outros exigem que o 1º ano do ensino médio seja cursado numa escola regular (clássica). Existem ainda os que só podem ser cursados após a conclusão do ensino médio, enquanto outros exigem que os alunos já tenham completado 18 anos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *