Cursos Técnicos Ajudam Conseguir Emprego Rapidamente

Se você busca por uma rápida inserção no mercado de trabalho, uma boa saída é realizar um curso técnico. Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso concluir um curso superior para ter acesso às melhores oportunidades: os cargos técnicos pagam, em média, de R$2 mil a R$3 mil por mês. Leia nosso artigo e conheça algumas vantagens dos cursos técnicos!

Tipos de Cursos Técnicos

cursos técnicos

Apesar de fornecerem a mesma base de conhecimentos, existem três modalidades diferentes de cursos técnicos: cursos técnicos concomitantes, integrados e subsequentes ao Ensino Médio Regular. As principais diferenças entre as três modalidades são o tempo de duração:



Integrados: Os cursos técnicos integrados são realizados simultaneamente ao Ensino Médio, na mesma instituição. Ou seja, enquanto o aluno aprende as matérias do Ensino Médio, obtém também a formação técnica. Estes cursos têm duração aproximada de quatro anos.

Concomitantes: Já os denominados concomitantes também podem ser realizados por estudantes do Ensino Médio, porém, são cursos à parte, independentes da escola. A duração aproximada é de 1 ½ a 2 anos.

Subsequentes: Similares aos concomitantes, são realizados em escolas técnicas, após a conclusão do Ensino Médio. Podem ser feitos tanto por alunos jovens e recém-formados, como por pessoas que desejam retornar aos estudos e obter uma nova formação profissional.

Qual o Curso Técnico Ideal?

cursos técnicos profissionalizantes

Antes de optar por uma das modalidades de curso técnico, é preciso analisar e ponderar alguns pontos. A escolha, geralmente, é baseada nos fatores sociais e econômicos:

1- Jovens que buscam qualificação para ingressar rapidamente no mercado de trabalho e contribuir com o sustento da família, a melhor opção é o curso técnico concomitante.
2- Os cursos subsequentes são recomendados para quem deseja dar um “upgrade” em sua formação, a fim de buscar novas oportunidades. Inclusive, adultos que não possuem formação e encontram dificuldades na obtenção de um novo emprego são os que mais procuram este tipo de curso.

Curso Técnico x Graduação Tecnológica

cursos técnicos grátis

Muitos ainda não conseguem distinguir uma formação técnica de uma tecnológica. Os cursos técnicos são a nível médio, enquanto os tecnólogos são graduações de curta duração – aproximadamente 2 anos.

A opção pelos cursos superiores de tecnologia ainda é pouca, pois a inserção no mercado de trabalho, dependendo da região e da área escolhida, é mais lenta do que os profissionais formados em cursos técnicos.

As oportunidades de emprego são mais vistosas e valorizadas para os técnicos, principalmente se a formação for direcionada às áreas de produção, conservação e qualidade de alimentos; produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins; fabricação de produtos plásticos e de borracha; florestais; e manipulação farmacêutica.

Salários atrativos: Pesquisas afirmam que os salários iniciais para profissionais técnicos são bem superiores aos profissionais graduados e com ensino médio!

+ Para quem se interessar, confira: SISUTEC Inscrição 2014: Como se Inscrever?


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *