Cursos Técnicos a Distância Reconhecidos pelo MEC

Cursos Gratuitos // Cursos Técnicos, Ensino a Distância // Cursos Técnicos a Distância Reconhecidos pelo MEC



Com a implantação do sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (E-TEC Brasil), em 2008, mais de 50 mil alunos passaram a contar com outra modalidade de educação: o ensino técnico de nível médio a distância. A E-TEC Brasil é gerida por duas secretarias do Ministério da Educação: Educação a Distância (SEED) e Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). A E-TEC Brasil é uma das ações do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDE) e tem por objetivo a internalização e expansão do ensino profissional e tecnológico.

O MEC tem investido mais de R$ 70 milhões a cada ano na E-TEC Brasil. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vem ampliando a distribuição de verbas para a instalação de telecentros gratuitos pelas prefeituras.

Cursos Técnicos a Distância

Cursos Técnicos a Distância Reconhecidos pelo MEC

O MEC se responsabiliza pela avaliação e capacitação dos professores e gestores, e também supervisiona a produção do material didático utilizado nos cursos.

Publicidade

A partir de diretrizes básicas traçadas pelo ministério, os cursos técnicos a distância são implantados e geridos pelas secretarias estaduais e municipais de educação dos locais interessados em implantar a modalidade, de acordo com as necessidades específicas de cada localidade.

Inicialmente, foram selecionados 250 estabelecimentos de ensino estaduais e municipais em diferentes cidades brasileiras, para funcionarem como polos presenciais de educação, em que os estudantes fazem as aulas práticas e as avaliações, em geral, apenas uma vez por semana. As demais aulas são assistidas pela internet, inclusive em telecentros. Algumas universidades federais também participam do programa.

As cidades foram escolhidas em locais mais afastados, mas também foram contemplados municípios periféricos de grandes regiões metropolitanas.

As estratégias pedagógicas são definidas pelas escolas que funcionam como polos presenciais. Verbas federais devem garantir a implantação de bibliotecas e laboratórios, para garantir a qualidade da educação. Além disto, o MEC fornece bolsas para professores e tutores participantes do projeto.

Cursos Técnicos a Distância

Cursos Técnicos EAD Gratuitos

Os cursos têm duração de um ou dois anos, sempre equivalentes aos últimos anos do ensino médio. Portanto, os alunos precisam cursar o 1º ano (e, em alguns casos, também o 2º) numa escola regular, antes de transferir-se para o curso a distância.

São oferecidos cursos voltados para a área administrativa (Contabilidade, Secretariado), educação, saúde, estética, informática, turismo, etc. As necessidades específicas da região também são contempladas: há cursos técnicos de Pesca e Aquicultura, para regiões com economia baseada ao menos em parte na indústria pesqueira, e Saneamento, para locais carentes de infraestrutura básica.

Em geral, especialistas desaconselham cursos online de longa duração para a faixa etária que é beneficiada pela E-TEC, mas o programa tem dois diferenciais: o primeiro deles é que boa parte do ensino médio é cursada em escolas presenciais; o segundo é que o acompanhamento por tutores e professores, nesta proposta, é mais próximo; por exemplo, o aluno não pode optar por deixar os exercícios para a semana seguinte: eles precisam ser entregues no polo no prazo previsto pela escola.

Diversos Estados brasileiros também mantêm programas de cursos técnicos a distância, em geral vinculados às escolas técnicas estaduais.

Outras Instituições também oferece essa modalidade de ensino

O SENAC (Serviço Nacional do Comércio) e o SENAI (Serviço Nacional da Indústria) oferecem diversos cursos online, entre eles, cursos técnicos profissionalizantes. Com estrutura mais bem estabelecida (alguns cursos têm mais de dez anos de funcionamento), as duas instituições contam milhões de estudantes já formados e a excelência conquistada em 70 anos de contribuição para a educação no país é sempre um bom diferencial para o currículo. Para validação dos diplomas, é preciso cumprir estágio supervisionado.

Os cursos oferecidos pelo SENAC e SENAI não se limitam às suas áreas de atuação: assim, como o proposto pela E-TEC, eles formam profissionais para atuarem na região em que moram e estudam, nas principais atividades ali desenvolvidas.

Parte dos cursos oferecidos por estas entidades são pagos (em alguns casos, apenas a matrícula), mas há programas de bolsas de estudos para estudantes carentes. Também são disponibilizados cursos livres, graduações e pós-graduações a distância.

Por fim, existem cursos técnicos online oferecidos por estabelecimentos de ensino particulares, alguns deles muito bem conceituados, com mensalidades que atingem valores altos. Quase todas estas escolas estão sediadas nas grandes cidades do país.

Antes de matricular-se em qualquer curso técnico online, é preciso verificar sua situação junto ao MEC. As escolas precisam estar credenciadas não apenas para funcionar, mas para oferecer a modalidade a distância.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Técnicos, Ensino a Distância , cursos tecnicos a distancia reconhecidos pelo mec, cursos técnicos online reconhecidos pelo mec, cursos tecnicos online gratuitos reconhecidos pelo mec, curso técnico online reconhecido pelo mec, curso técnico a distancia reconhecido pelo mec
Comente no Facebook

2 Comentários sobre "Cursos Técnicos a Distância Reconhecidos pelo MEC"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Rosimeire Paiva Fonseca disse:

    Oi……Gostaria de saber se tem o curso online de secretariado (secretária escolar).Quero fazer mais tem que ser reconhecido pelo mec.

    obrigada.

  2. cristiani disse:

    Oi, Gostaria de saber se tem o curso online de secretariado (secretária escolar). Quero fazer mais tem que ser reconhecido pelo mec.
    obrigada.

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...