Cursos SENAI – Qualificação Profissional Gratuita

Criado em 1942, o SENAI surgiu com a missão de formar profissionais para a indústria brasileira.

O SENAI e seus cursos foram criados em janeiro de 1942, num período marcado por fortes transformações na economia do país. Nesta época nasceu a Petrobrás e foram construídas a Usina Hidrelétrica de Volta Redonda (RJ) e a Companhia Vale do Rio Doce (responsável por extrair o minério de ferro de Minas Gerais). Mas, para entender o que determinou a fundação do Serviço Nacional da Indústria, é preciso voltar um pouquinho no tempo.

cursos senai



Cursos Gratuitos SENAI

O Brasil sempre foi um país com forte vocação agrícola. No entanto, a partir da década de 1930, logo após a Grande Depressão (crise econômica global que teve início em 1929 e só terminou com o fim da Segunda Guerra Mundial) derrubou as exportações de café, praticamente o único produto do país com significativo volume de vendas para outros países. Os cafeicultores, então, tentaram encontrar outras oportunidades de negócios, e assim teve início efetivamente o processo de industrialização. Mesmo assim, o parque fabril se limitava a produtos que demandavam pouca tecnologia, como processamento de alimentos e à fiação têxtil.

A missão inicial do SENAI – que é um órgão não governamental, mantido pelas indústrias e suas entidades de classe – era formar técnicos para a indústria. Especialmente nos governos Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, o Brasil conheceu forte crescimento industrial. Em 1953, instalou-se no país a primeira montadora multinacional, demandando mecânicos e eletricistas especializados. À época, a presença do SENAI já se espalhava por quase todo o país.

Na década de 1960, o SENAI ampliou os cursos, investiu em treinamento dentro das empresas e assinou convênios com os Ministérios da Educação, Trabalho e com o Banco Nacional da Habitação. Expandiu a assistência às indústrias, investiu em tecnologia e instalou diversos centros de pesquisa. Nos anos 1990, o SENAI voltou-se para a assessoria nas áreas de produtos, processos e gestão.

senai cursos

+ Confira também: Vestibular SENAI Processo Seletivo

O SENAI já nasceu grande: no primeiro ano, a instituição recebeu 15 mil alunos. Hoje, são mais de 2,3 milhões de matrículas anuais e o número de estudantes capacitados em 71 anos de trabalho ultrapassa os 52 milhões. Atualmente, o SENAI possui 797 unidades fixas e móveis, em que são ministrados mais de 2.900 cursos; algumas escolas são itinerantes, atendendo a populações de regiões carentes ou remotas. Também há oferta de cursos a distância.

Além dos cursos de formação industrial, o SENAI mantém ainda escolas de nível fundamental e médio (especialmente técnico) gratuitos, centenas de cursos livres destinados à qualificação permanente dos trabalhadores e mantém a Faculdade SENAI, com cursos de graduação (bacharelado e tecnologia) e pós-graduação, sempre com ênfase na área de ciências exatas e tecnologia.

No site www.senai.br, é possível conhecer todas as opções oferecidas pelo SENAI e conhecer a história completa da instituição, que também organiza telecursos profissionalizantes, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Cursos SENAI – Qualificação Profissional Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *