Cursos Profissionalizantes SENAI


Em 72 anos, o SENAI já formou 55 milhões de alunos em seus cursos profissionalizantes, confira nosso artigo completo sobre os cursos SENAI gratuitos oferecidos em todo o Brasil com objetivo de qualificar a mão de obra para o mercado de trabalho.

Integrante do Sistema Indústria, o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – possui 809 unidades operacionais móveis e fixas em todas as unidades da federação, que recebem 2,5 milhões de matrículas anualmente para os cursos profissionalizantes.

cursos profissionalizantes senai

Publicidade




São mais de três mil cursos presenciais e online focados em 28 áreas industriais, voltados para a qualificação básica, aprendizagem profissional, aperfeiçoamento, nível médio, graduação (bacharelados e graduações tecnológicas) e pós-graduação. Nos cursos regulares do SENAI (de nível médio e superior), a taxa de contratação imediatamente após a conclusão atinge mais de 90%.

Ao longo do ano, através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e do programa de cursos gratuitos do SENAI, são distribuídas dezenas de milhares de bolsas de estudos para estudantes carentes. As vagas são destinadas a candidatos encaminhados pelos sindicatos do setor e por empresas vinculadas à entidade. Pessoas inscritas em programas sociais oficiais, desempregados, portadores de deficiência, estudantes matriculadas no ensino fundamental ou médio de escolas públicas também são contemplados pelo cursos gratuitos do SENAI.

Cursos SENAI

Os alunos podem escolher entre cursos nas áreas de Alimentos e Bebidas, Audiovisual e Animação Digital, Automação, Mecânica Automotiva, Construção Civil, Couros e Calçados, Eletricidade, Eletroeletrônica, Petróleo e Gás, Administração Industrial, Gestão de Produção, Indústria Gráfica, Joalheria, Logística, Madeira e Mobiliário, Manutenção Industrial, Mecânica, Meio Ambiente, Metalurgia, Metrologia, Plásticos e Borrachas, Química, Refrigeração e Climatização, Rochas Ornamentais, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Têxtil e Vestuário e Transporte Metroferroviário, sempre voltados para a indústria.

São os seguintes os cursos ministrados pelo SENAI:

Iniciação profissional: cursos rápidos, com carga horária máxima de 160 horas, que preparam os alunos para funções básicas e atividades industriais de baixa complexidade;

Aperfeiçoamento profissional: cursos com carga horária média de 80 horas, cujo objetivo é aprofundar ou agregar os conhecimentos de profissionais já habilitados, permitindo que eles desenvolvam novas competências;

Aprendizagem industrial: voltados para jovens de 14 a 24 anos contratados como cotistas pelas empresas, conforme determina a Lei do Aprendiz. São ministrados em duas fases: a primeira em uma unidade do SENAI e a final é a prática profissional na empresa;

Qualificação profissional: são cursos específicos, para preparar trabalhadores para os diversos empregos disponibilizados pelas indústrias. A carga horária mínima é de 160 horas;

Cursos técnicos: com duração entre 800 e 1.400 horas, fornecem habilitação técnica de nível médio em diversos setores. Para se matriculares, os candidatos devem ter concluído no mínimo o 1º ano do ensino médio (alguns cursos exigem a conclusão do antigo 2º grau);

Graduações tecnológicas: cursos de nível superior ágeis e flexíveis, com aprofundamento em determinado eixo tecnológico. Com duração de quatro a seis semestres, são focados na atuação profissional, mas os alunos podem continuar a carreira acadêmica (mestrado e doutorado) após a conclusão;

Extensão universitária: são cursos rápidos (de até 80 horas), que complementam os conhecimentos de áreas específicas, a partir de demandas específicas da indústria, destinados a graduados ou concluintes da graduação;

Pós-graduação: o SENAI só mantém cursos “lato sensu”, ministrados por mestres e doutores. São cursos direcionados para a atuação profissional, com carga mínima de 360 horas, também desenvolvidos a partir de demandas da indústria.

cursos senai

Como se Matricular nos Cursos SENAI

As vagas, pré-requisitos, prazo de matrícula, valor das mensalidades, início das aulas, local das escolas e outras informações estão concentradas nos sites do SENAI de cada Estado. Basta acessar o site e verificar as opções de cursos profissionalizantes perto da residência ou local de trabalho.

Os cursos a distância permitem flexibilidade de horários e oferecem apoio pedagógico virtual através de e-mails, blogs, fóruns, vídeos, simulações, atividades de autoaprendizagem, estudos de caso e flipbooks. Os alunos recebem apostilas, que podem ser consultadas online ou impressas. Em todos estes cursos profissionalizantes, o SENAI disponibiliza bibliotecas e laboratórios em suas unidades, para aprimorar os estudos.

A educação, sem dúvida, hoje é uma preocupação muito maior para as pessoas que querem ingressar com o “pé direito” no mercado de trabalho. Obviamente, não é uma preocupação vinda do topo, ou seja, dos políticos que se sensibilizam por auxiliar em uma melhor educação, mas sim da própria população que evoluiu e notou que educação é fundamental e imprescindível para se ter um futuro profissional brilhante e para isso, é necessário estudar, fazer cursos, como os cursos profissionalizantes do SENAI.

senai cursos

Infelizmente, ainda nos dias de hoje com tantos avanços tecnológicos, não é possível mensurar que oitenta por cento da população brasileira tem acesso a objetos tecnológicos, como é o caso do computador e por conseqüência, a internet.

Outro ponto relevante, pensando em nível de território nacional, é a falta de profissionais para setores operacionais, ou seja, mestre de obras, secretárias, pedreiros que, sem dúvida, são necessários e indispensáveis em nossa sociedade. Além disso, poder aquisitivo faz com que as pessoas ou guardem dinheiro por muito tempo para ingressar em uma universidade ou não estudam porque precisam dessa verba para outros investimentos, como por exemplo, utilizar com seus filhos.

De modo a unificar nossa sociedade que é bastante estratificada, ou seja, dividida, o SENAI busca, a cada ano que passa, atingir mais públicos para estudarem em suas unidades espalhadas por todo o Brasil. Cursos gratuitos, cursos profissionalizantes, cursos a distância, cursos técnicos, presenciais e vastas opções de escolha, além da certificação do mesmo.

SENAI

Vá até um SENAI e agende seu processo seletivo, pois se o curso profissionalizante escolhido for pago, você pode conseguir algum desconto ou até uma bolsa integral para estudar em uma das mais renomadas escolas profissionalizantes do Brasil.

Quer saber mais sobre os cursos profissionalizantes do SENAI, veja abaixo a lista de alguns que você poderá fazer num futuro muito próximo:

  • Qualificação em automação eletrônica;
  • Hidráulica e pneumática;
  • Comandos elétricos;
  • Eletricista instalador predial;
  • Construção civil;
  • Petróleo e gás;
  • Soldagem e inspeção;
  • Alimentos e bebidas;
  • Celulose e papel;
  • Couro e calçados;
  • Design e desenvolvimento de produtos industriais e muitos outros.

Esses são apenas alguns dos cursos profissionalizantes SENAI leciona em suas unidades de ensino. Além disso, você pode procurar por outras escolas profissionalizantes, como é o caso do SENAC que também tem uma infinidade de cursos profissionalizantes para melhor atender aos interessados, bem como o SENAI.

SENAI

O ideal é que você busque por uma unidade da escola ou então, faça uma busca pela internet para saber mais a respeito desses cursos profissionalizantes. Sem dúvida, é uma ótima opção para quem quer se atualizar e se reciclar por preços incríveis.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

16 comentários em “Cursos Profissionalizantes SENAI

  1. Gostaria de receber informações sobre cursos profissionalizantes à distancia Senai. E informações sobre o nível de aprendizagem, e aceitaçõa pelo mercado de trabalho.
    Gratopela compreensão.
    Abraços Abdon

  2. QUERO FAZER CRSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO POIS SEU QUE É UM CURSO MUITO BOM E ME ENTERESSO MUITO POR ESSA ÁREA MORO EM NOBRES E QUERO TRABALHAR NA FABRICA DE CIMENTO VOTORANTIM.

  3. olha eu estou querendo fazer o curso petroleo e gas so que nao sei como faço e nem ou prescisa pra mim me escrever alguem poderia tirar as minhas duvidas ?

  4. O Meu Nome é Anselmo M Dias o meu maior desejo é de fazer um curso de empilhadeira, mas eu creio que o Senhor vai tocar no coração quem sabe, pode ser do proprio senai

  5. tenho o curso técnico de agrimensura escola técnica do maranhão estou aposentado e gostaria de fazer um curso d e atualização em topografia e /ou autocad

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *