Cursos Profissionalizantes e Técnicos no Brasil

É bastante comum escutarmos que não se com segue bons empregos, que as boas vagas no mercado de trabalho estão inacessíveis, voltadas para quem pode gastar fortunas em Universidades. Mas, além de atualmente existirem diversos planos de financiamento, como o FIES, ainda existe uma ótima opção para quem deseja se profissionalizar e subir pontos em seu currículo.

Os cursos profissionalizantes e técnicos são de extrema importância no Brasil, pois proporcionam ensino qualificado na formação de jovens e adultos e, por muitas vezes, gratuitos. Quando não, os valores são bem acessíveis.

Cursos Profissionalizantes e Técnicos



O que é um curso técnico?

O curso técnico tem por objetivo ensinar à alunos que já completaram o ensino fundamental uma nova profissão, com a finalidade de ingresso no mercado de trabalho o quanto antes for possível par ao estudante. O ensino técnico só pode ser cursado após o término do ensino médio ou em paralelo com ele. Só é possível ter um diploma de curso técnico após a conclusão no ensino médio, por isso, normalmente alunos que ainda estão cursando o ensino médio começam a ingressar em cursos técnicos a partir do segundo ano do ensino médio, embora não existam proibições para alunos que estão no primeiro ano.

E existem diversas opções para cursos técnicos no Brasil reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação – 185 cursos distribuídos em 12 áreas de estudo, como: Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Produção e Industrial, Recursos Naturais e Hospitalidade e Turismo.

Cursos Profissionalizantes e Técnicos

O que é curso profissionalizante?

Os cursos profissionalizantes podem ser divididos em dois tipos: os cursos técnicos (que necessitam de determinado nível de escolaridade) e cursos básicos, aqueles que não têm pré –  requisito de escolaridade. Os cursos básicos também têm por objetivo ensinar uma profissão para jovens e adultos, porém sem a necessidade de estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.

Sendo um curso profissionalizante ou técnico a importância para o crescimento do Brasil é fundamental, formando jovens qualificados profissionalmente para suprir as necessidades do mercado de trabalho e ajudando no crescimento da indústria e comércio nacional.

+ Conheça nossos cursos online com certificado: www.cursogratisonline.com.br/cursos-online-com-certificado

Boas instituições de ensino profissionalizante e técnico são: SENAI e SENAC, que por diversas vezes oferecem cursos até mesmo gratuitos para formação profissional, voltados para indústria e comércio. Confira as opções de curso nestas instituições, visitando:

SENAI: www.cursogratisonline.com.br/category/cursos-senai

SENAC: www.cursogratisonline.com.br/category/cursos-senac

_________________


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *