Cursos na Área de Construção Civil

Cursos Gratuitos // Cursos de Faculdade, Cursos Técnicos // Cursos na Área de Construção Civil

Com o aquecimento da economia, cursos na área de construção civil podem garantir bons empregos.

Depois de uma década (2001-2010) com aumentos bastante expressivos, a área de construção civil tem desacelerado as contratações. Mesmo assim, o setor continua atraente: o desafio é aumentar a produtividade, o que só é possível com o apoio de empregados qualificados – de cursos livres a pós-graduações.

De acordo com o sindicato paulista dos empregadores da construção civil, este segmento da indústria deve acompanhar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), registrando percentuais em torno de 3,5% para 2014. Pode parecer pouco, mas um exemplo simples pode ilustrar o aumento de vagas: em julho de 2013, o setor registrou expansão de 0,19%, o que representou 6.500 novos empregos com carteira assinada apenas no Estado de São Paulo.

Publicidade

A área da construção civil engloba restaurações, reformas e construções propriamente ditas. Os cursos na área estão disponíveis para todos os interessados: trata-se de cursos livres, de nível médio e superior (com diversas especializações).

construção civil cursos técnicos

Os Cursos Livres em Construção Civil

São cursos não regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC). As escolas definem carga horária e conteúdo. Destinam-se a formar ou requalificar pedreiros, bombeiros hidráulicos (também chamados de encanadores em algumas regiões), pintores e carpinteiros, entre outros.

É possível encontrar inclusive cursos online, mas, como estes profissionais literalmente põem “a mão na massa”, é mais interessante procurar um curso presencial. Mas as escolas virtuais são muito úteis: podem servir para complementar informações e conhecimentos de pessoas que já trabalham na área.

pedreiro construção civil

Cursos Técnicos em Construção Civil

O MEC relaciona 17 cursos diferentes na área de construção civil, que engloba não apenas construções residenciais, comerciais e industriais, mas também a urbanização e infraestrutura. Assim, cursos de nível médio englobam, além de Edificações, Carpintaria e Desenho da Construção Civil, os técnicos em Agrimensura, Estradas, Portos, Transporte (metroferroviário, rodoviário, de cargas, etc.), entre outros.

Em geral, o pré-requisito é a conclusão no ensino fundamental, mas existem escolas que só permitem o ingresso no 2º ano dos cursos. Em outros casos, o curso técnico só pode ser feito depois da conclusão do ensino médio (as condições são definidas pelas secretarias estaduais de Educação).

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – oferece diversos cursos livres e técnicos na área de construção civil, inclusive com bolsas de estudos para estudantes carentes. Já o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio e Micro e Pequenas Empresas capacita profissionais autônomos  para se tornarem empreendedores, inclusive com assessoria contábil.

engenheiro civil

Nível Superior em Engenharia Civil

As graduações clássicas na área de construção civil são Arquitetura e Engenharia Civil, mas muitas instituições de ensino superior têm aberto vagas em cursos de Edificações e Tecnologia e Construção de Edifícios (em geral, são graduações tecnológicas, cursadas em quatro ou seis semestres, ao contrario dos bacharelados, que demandam dez semestres para a conclusão.).

O curso de Arquitetura une disciplinas da área de exatas, comuns ao curso de Engenharia Civil, como resistência de materiais, análise de terrenos para construção, dimensionamento de forças, etc., com as da área de humanas, como história da arte, antropologia e técnicas de ocupação das cidades, com o planejamento do urbanismo, paisagismo e mobiliário urbano.

Geralmente, na construção de um edifício, cabe ao arquiteto o desenho da planta, a distribuição dos espaços internos e a fachada. Já o engenheiro civil se responsabiliza pelo cálculo e dimensionamento de vigas e colunas, o cálculo estrutural e a escolha do material envolvido na construção. Todo o pessoal envolvido na obra é subordinado a estes dois profissionais.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 Comentários sobre "Cursos na Área de Construção Civil"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. clarice disse:

    eu acho lindo quem trabalha com engenharia civil pois eu quero saber como faço pra mi conseguir uma curso pra eu poder participar e se for possivel mi formar nessa area…

  2. IZANEIDE disse:

    EU PROCURO UM CURSO NESSA ÁREA, .

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...