Cursos Gratuitos para Professores

Cursos Gratuitos // Cursos Gratuitos, Informações // Cursos Gratuitos para Professores



Professores vivem em contato constante com a curiosidade e a vontade de aprender, especialmente das crianças e adolescentes. Para dar conta desta demanda diária, é preciso estudar muito, capacitar-se e qualificar-se com muita frequência, sob pena de estagnar na carreira e transformar o cotidiano profissional numa repetição monótona e sem objetivos. Confira as oportunidades de cursos gratuitos para professores.

A atualização é necessária não apenas na área específica (como história ou matemática, por exemplo), mas também nas técnicas e abordagens pedagógicas, para garantir o aprendizado mais efetivo e também para a própria realização pessoal. Professores motivados e com excelente bagagem cultural são o diferencial de uma instituição de ensino e bons profissionais são valorizados e recebem melhores salários.

Cursos Gratuitos para Professores

Complementação pedagógica

Todo professor que tenha cursado bacharelado e licenciatura tem o direito de cursar a complementação pedagógica, cuja duração varia de três a quatro semestres. Com o novo título, o professor se habilita em uma destas três áreas: orientação educacional, coordenação pedagógica e administração escolar.

Publicidade

Se o objetivo é apenas prestar um concurso público, para diretor de escola ou assistente de direção, existem cursos em que a presença na faculdade é necessária apenas uma ou duas vezes por mês; no entanto, se o profissional deseja enriquecer seu currículo, é preciso optar por cursos de melhor qualidade, em instituições de excelência.

Todas as universidades públicas, federais e estaduais, oferecem gratuitamente o curso de complementação pedagógica para professores, algumas delas sem necessidade de vestibular, desde que o candidato tenha colado grau de nível superior.

Os professores leigos

Um dos elementos que determinam a má qualidade do ensino no Brasil é a presença de muitos professores leigos, pessoas não qualificadas que atuam em sala de aula, seja porque não tenham licenciatura, seja porque lecionem em áreas diferentes de sua formação: é o caso, por exemplo, de um licenciado em matemática ministrando aulas de física.

PARFOR

Para garantir o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que exige formação de nível superior para todos os professores, o Ministério da Educação (MEC) instituiu alguns programas. O primeiro deles é o PARFOR – Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica –, implantado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em colaboração com as secretarias de educação estaduais e municipais, para qualificar os professores da rede pública.

Com o PARFOR, as secretarias de educação informam suas demandas: as áreas e número de vagas que desejam. Os tipos de cursos oferecidos são:

Primeira licenciatura: destinado a professores de educação básica que não têm nível superior;

Segunda licenciatura: para professores atuando há ao menos três anos, lecionando disciplinas em área diferente da sua formação inicial;

Terceira licenciatura: para professores graduados, mas não licenciados.

Além da demanda indicada pelas secretarias, os interessados devem se cadastrar na Plataforma Freire, no site do MEC (www.portal.mec.gov.br), e estar cadastrados como docentes da rede pública no EDUCACENSO. O nome da plataforma é uma homenagem ao educador Paulo Freire, que criou um método de alfabetização para adultos nos anos 1970 e também atuou como Secretário de Educação do Município de São Paulo.

No entanto, os cursos oferecidos pelo PARFOR são presenciais, o que impede o acesso a muitos professores, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, em função da inexistência de instituições de nível superior (ou reduzido número de vagas oferecido). Por isto, foi criada a UAB.

Cursos Gratuitos para Professores

A Universidade Aberta do Brasil

A UAB foi criada com o propósito declarado de oferecer graduação e licenciatura em cursos a distância. Os estudantes só precisam comparecer aos polos de apoio presencial para algumas aulas práticas e para submeter-se às avaliações, necessárias para a validação do diploma.

Atualmente, existem cerca de mil polos da UAB distribuídos em todo o território nacional e os objetivos tornaram-se mais ousados: a instituição passou a oferecer cursos de extensão universitária e especialização, além de cursos de biblioteconomia, mídias na educação e administração escolar. Aos polos de apoio presencial, somaram-se diversas instituições particulares e públicas de nível superior, o que aumenta bastante a capilaridade da rede.

Outros cursos gratuitos

A Intel (fabricante de processadores para computadores) oferece o curso Aprendizagem Baseada em Projetos. São aulas online que apresentam modernas técnicas didáticas e pedagógicas, para que os professores possam utilizar muitos instrumentos que beneficiam o aprendizado.

Diversas universidades mantêm programas de formação e atualização de professores. Basta verificar as opções no site da instituição mais próxima. Além disto, vários sites disponibilizam material didático, atividades para desenvolver com os alunos e projetos multidisciplinares para serem desenvolvidos na escola.

Vale a pena conferir as opções, atualizar-se e tornar-se um professor mais competente. Madalena Freire escreveu o livro “A Paixão de Conhecer o Mundo”, em que apresenta ricas experiências escolares. Professores são seres privilegiados: eles nunca saem da escola.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Gratuitos, Informações , Herbert Biernath, cursos para professores gratuito
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "Cursos Gratuitos para Professores"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Herbert Biernath disse:

    Gostei da matéria,a carreira de professor é um desafio mas também uma oportunidade.
    Gostaria de em 2013 fazer uma pós para poder futuramente dar aula em universidade. Alguém poderia me indicar uma instituição em que consigo bolsa aqui em SP.Atualmente não tenho condição de pagar uma pós.
    Atenciosamente

    Herbert

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...