Cursos de Pedagogia para Licenciados

Todos os licenciados – com habilitação plena – podem fazer um curso de complementação em Pedagogia.

De acordo com a legislação federal, todos os bacharéis que tenham cursado a licenciatura plena – e isto significa todos os graduados habilitados a dar aulas nos níveis fundamental e médio de ensino –, podem fazer um curso de complementação em Pedagogia e obter, em quatro ou cinco semestres, a especialização em Administração Escolar (necessária para candidatos à direção ou assistência de direção de escolas), Orientação Educacional ou Coordenação Pedagógica.

Pedagogia



Cursos de Pedagogia para Licenciados

A conclusão do curso de complementação em Pedagogia não habilita o profissional a lecionar nas séries do 1º ciclo no nível fundamental (1º ao 5º anos), mas permite que ele atue em funções de orientação e auxílio de professores, visando aperfeiçoar o ensino, desenvolvimento de currículos e calendários escolares, atuação em espaços escolares e não escolares ou em secretarias de educação, desenvolvendo projetos educacionais, sindicância e processos administrativos na área educacional, coordenando todas as atividades, orientação vocacional e investigação e mapeamento de contextos e problemas educacionais.

A carga horária para este curso exigida pelo Ministério da Educação (MEC) é de 900 horas e a Complementação Pedagógica enfoca temas como formação de docentes, gestão de salas de aula, processos de ensinar e aprender, conhecimentos cotidianos, além do estágio supervisionado e disciplinas específicas para a área escolhida.

O aluno pode optar pelas modalidades presencial ou a distância, com um ou dois dias semanais de presença obrigatória na faculdade; o curso de complementação em Pedagogia é oferecido por instituições públicas e privadas.

Cursos de Pedagogia para Licenciados

Cursos Rápidos Online de Pedagogia

Além da complementação pedagógica, os licenciados podem fazer vários cursos na área de pedagogia. Por exemplo, o site Curso Grátis Online (www.cursogratisonline.com.br) disponibiliza cursos de Alfabetização (apresentando as diferentes metodologias e técnicas da apreensão da leitura e escrita), Animação e Recreação (realçando a importância do prazer no aprendizado e mostrando também como funciona o mercado de recreação e turística), Bullying (permitindo que os educadores identifiquem e neutralizem este problema, muito comum em escolas, clubes e academias), Contação de Histórias (fator que valoriza as aulas e aumenta a capacidade de concentração de crianças e adolescentes), Coordenação Pedagógica (que permite aos professores tornarem-se coordenadores de área ou série) e Distúrbios de Aprendizagem (causados por problemas como déficit de atenção, autismo, etc.).

Além destes, a escola virtual oferece também Educação Especial (destinado a quem lida com portadores de deficiências físicas, mentais e sensoriais), Educação Infantil, Planejamento de Ensino e Saúde Emocional do Educador, aspecto fundamental para o bom desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Estes cursos são livres, totalmente online, realizados no ritmo de cada estudante e contam com videoaulas, tutoria especializada, apostilas que podem ser impressas, avaliações e certificado de conclusão. A carga horária sugerida varia entre 50 e 60 horas e o investimento fica entre R$ 40 e R$ 55, sem parcelas adicionais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *