Cursos de Pedagogia EAD a Distância e Online – Informações

Pedagogia é a arte de educar. O termo surgiu na Grécia antiga, unindo as palavras pedus (criança) e gogos (conduzir). O filósofo Aristóteles, que até hoje influencia o pensamento ocidental, foi pedagogo de Alexandre Magno da Macedônia, que construiu um dos maiores impérios da Antiguidade.

A Pedagogia é uma carreira universitária reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e os cursos online a distância são os mais procurados no país: de acordo com o censo educacional de 2010, realizado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas –, mais de 270 mil estudantes estão matriculados em cursos de pedagogia a distância, 80% deles em instituições particulares. Este número representa quase 30% dos estudantes universitários do país.

Pedagogia EAD

O estudante de Pedagogia estuda diversas técnicas e métodos utilizados em educação. Filosofia, Ética, Didática, Sociologia, Meio Ambiente, Artes, são algumas das disciplinas cursadas.



A profissão não é regulamentada e seu exercício independe de inscrição em entidade de classe (como as ordens e conselhos regionais). Mesmo assim, carga horária mínima e conteúdo curricular são estabelecidos pelo MEC. As faculdades de Pedagogia devem preencher todas as requisições determinadas para as profissões de nível superior.

Cursos de Pedagogia

Cursos de Pedagogia a distância

Os prós do curso online de Pedagogia são os mesmos dos demais: flexibilidade de horários, melhor concentração, facilidade de interação com docentes e demais alunos através de fóruns de discussão e salas de bate-papo, acesso a bibliotecas virtuais com grandes acervos.

O principal ponto negativo é a ausência de contato real entre os participantes da ação educativa. Muitos especialistas entendem que, principalmente para formar educadores, a presença em sala de aula e a interação são fundamentais para a geração de bons profissionais.

Diversas especializações são oferecidas para os licenciados em Pedagogia; entre elas, podem-se destacar Pedagogia Lúdica, Linguagem de Sinais (Libras), Artes no Ensino Fundamental, Brincadeiras e Jogos Infantis, etc.

Pós-graduações lato e stricto sensu também são oferecidas a distância. A maioria dos cursos oferecidos aprofunda os conhecimentos sobre a gestão educacional.

A presença dos alunos em sala de aula é necessária em algumas atividades e também nas avaliações.

Área de trabalho para Pedagogos

O curso de Pedagogia oferece opções de licenciatura para a educação básica (pré-escola) e gestão educacional, nas áreas de Orientação Educacional, Coordenação Pedagógica e Administração Escolar.

O pedagogo atua basicamente na área escolar, em qualquer nível: básico, fundamental, médio e técnico. Cursos superiores também exigem a presença de, ao menos, o coordenador pedagógico. Os chamados cursos livres (informática, idiomas, etc.) também necessitam de pedagogos em seu quadro de pessoal, para unificar as áreas e atender problemas de seus alunos.

O pedagogo também está presente em equipes multidisciplinares, atuando em conjunto principalmente com psicólogos e assistentes sociais em hospitais, casas de apoio, instituições de aplicação de medidas socioeducativas, etc.

Professores licenciados em qualquer área podem cursar as mesmas opções em cursos de complementação pedagógica; enquanto a graduação inicial é feita em oito semestres, a complementação geralmente preenche apenas quatro.

Clubes e associações recreativas costumam contratar pedagogos para coordenar as atividades e gerir as equipes de monitores.

É possível também especializar-se em Psicopedagogia, para atender crianças com dificuldades de aprendizado, disléxicas, hiperativas, etc.

Tanto a graduação inicial quanto a complementação são oferecidas em cursos presenciais e a distância.

 Pedagogia

O Principal Problema dos Cursos de Pedagogia

Os cursos online apresentam um sério problema, também identificado nos cursos presenciais: a priorização da teoria em detrimento da técnica. Num aprendizado adequado, ambas devem caminhar lado a lado: a teoria embasa a prática cotidiana, que ratifica os aspectos teóricos ou expõe problemas que demandam novos estudos.

O ensino apenas teórico não prepara o aluno para o dia a dia da escola. É um bom caminho para o mestrado, mas não para o atendimento de crianças e adolescentes, afirmam estudos de instituições especializadas.

Outro problema é que, apesar de ser um curso informatizado, os alunos utilizam como referência principal o material didático impresso (pesquisa da Fundação Victor Civita revelou que as apostilas são o suporte principal para mais de 80% dos estudantes). Com isto, os futuros pedagogos perdem a chance de se aperfeiçoar em novas tecnologias que podem otimizar o processo de ensino-aprendizado.

O curso a distância de Pedagogia foi originalmente concebido para capacitar os professores na utilização destas ferramentas em suas aulas; esta redução precisa ser repensada com urgência, para melhorar o desempenho de docentes e estudantes.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Cursos de Pedagogia EAD a Distância e Online – Informações

  1. gostaria de melhores informações sobre o curso de pedagogia a distancia, moro na cidade de santo andre,sp, possibilidade de valores

    obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *