Cursos de Capacitação Profissional

Sabemos que hoje em dia, o profissional que deseja prosperar em sua área de atuação e obter uma carreira promissora precisa necessariamente ter uma formação específica, seja ela técnica, profissionalizante ou em graduação convencional. Especialistas e diretores de RH que fazem contratação de novos funcionários confirmam que os cursos profissionalizantes ampliam e muito as oportunidades para conseguir uma vaga de emprego com bom salário.

Cursos de Capacitação Profissional

Cursos de Capacitação

Mas afinal, o que é capacitação profissional?

Publicidade

Capacitação profissional ou qualificação profissional, é a preparação do cidadão através de uma formação para que ele possa aprimorar suas habilidades, consequentemente sua mão de obra, afim de executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho.

É válido ressaltar a importância dos cursos de capacitação, que não só dão condições para o exercício de determinadas profissões, como também prepara objetivamente o cidadão para o mundo altamente competitivo do trabalho; dessa forma oferecendo boas oportunidades para que ele esteja pronto para atuar e estar condizente às exigências do atual mercado de trabalho.

Hoje, até mesmo as vagas de emprego informais buscam pessoas com qualificação profissional, portanto é importante buscar fazer cursos de capacitação que lhe dê bons conhecimentos e faça você evoluir sua habilidade para aquela área.

Com a popularização dos cursos profissionalizantes, a chance de se profissionalizar hoje é enorme, com diversas modalidades de cursos diferentes e de tipos de metodologias também, como por exemplo o EAD, que é o ensino a distância e vem em uma enorme crescente no Brasil.

Cursos de Capacitação

Casos reais de sucesso com a capacitação profissional

Em entrevista feita para o jornal, foram demonstrados alguns cases de sucesso, como é o caso da doméstica Delma Amâncio. A doméstica participa já algum tempo do programa “Casa Bombril” e foi através dele que ela conseguiu tirar muitas dúvidas e se aperfeiçoar em seu trabalho. Com os conhecimentos que obteve, agora ela não corre mais risco algum em limpar uma casa com receio de estragar algum objeto.
São esses tipos de cursos que qualificam profissionalmente e agregam valor ao currículo, fazendo com que futuramente essa pessoa consiga não só vagas de emprego melhores como também salários maiores.

No caso desse programa mencionado anteriormente, em 4 meses, 5 mil mulheres foram capacitadas a exercer essa função de doméstica, tarefa nada fácil. De acordo com o gerente de marketing desse programa, Ricardo Sampaio, cerca de 25% das mulheres já conseguiram aumentar sua renda mensal e mais de um terço do total já conseguiu se recolocar no mercado de trabalho.

O governo vem apoiado nesse processo de capacitação profissional das pessoas, e sabe que é importante que se trabalhe as habilidades básicas, específicas e de gestão. No Rio de Janeiro por exemplo, a FAETEC RJ faz esse grande papel de qualificação profissional, capacitando milhares de pessoas todos os anos em diversos cursos gratuitos que abrem inscrição com grande frequência.

Dicas para crescer profissionalmente

Para começar crescer profissionalmente a pessoa deverá ser estimulada inicialmente a exercitar suas competências básicas, que trata de sua apresentação pessoal, aparência, auto-estima, comunicação, relacionamentos interpessoais, e sua capacidade de se auto gerir, tomar decisões, participar de trabalho em equipe, bem como do seu processo de desenvolvimento no trabalho.

O que muito motiva também as pessoas fazerem esses cursos de capacitação, também conhecidos por cursos profissionalizantes é a questão do salário. Se pegarmos o caso da construção civil, por exemplo, que atualmente está em alta, veremos que a capacitação de mão de obra faz a diferença, haja visto que um mestre de obra bem qualificado e com bons cursos de capacitação no currículo pode chegar a receber um salário de 10 mil reais em São José dos Campos – São Paulo.

+ Cursos Técnicos ou Faculdade, o que escolher? (Leia!)

De acordo com o presidente do Sindicato da Construção Civil de São José dos Campos, esse profissional é de extrema importância em uma obra e em muitos projetos acabam sendo até mais importantes que o próprio engenheiro, afinal, é o mestre de obras que faz a ligação entre o engenheiro e todos os operários da obra, dando as coordenadas, a fim de que o projeto tenha o andamento desejado.

Para melhorar ainda mais a qualificação de mão de obra de profissionais já da construção civil, o Sindicato em questão fez uma parceria com o SENAI da região para que esses profissionais tenham aulas, mas não sobre edificações, mas sim de liderança, empreendedorismo, segurança, entre outras coisas.

Cursos de Capacitação Profissional

Cursos de Qualificação Profissional

Se mudarmos de área, como é o caso do setor de automação, também podemos exemplificar com o caso do estagiário Danilo Gracioso que por estar fazendo um curso de capacitação, teve o seu salário aumentado em torno de 20 a 30%, o que é uma enorme conquista, sem dúvida alguma.

Falando ainda sobre o SENAI, há outros bons cursos que podem lhe capacitar, como é o caso do curso de mecânica, onde o aluno aprende, inclusive a programar robôs. Além desse curso que é o mais procurado na instituição, vem o curso de mecatrônica, concorrendo também com eletroeletrônica e edificações.

O gerente regional do SENAI em entrevista ao jornal da Rede Globo diz que mais de 80% dos alunos terminam esses cursos com um emprego garantido. Essa média também é o grau de satisfação das empresas que os contratam.

Mudando um pouco de região e indo para Manaus, a situação não é muito diferente para os cursos de garçom. Os mesmos aprendem exatamente como servir o cliente bem, arrumar uma mesa e, inclusive, poder ajudar o cliente em opções de pratos. Nesse curso, além das aulas práticas, o aluno conta com aulas teóricas e até mesmo de inglês. São poucos alunos por turma, aproximadamente 20, que fazem o curso em até 2 meses no SENAC Amazonas.

Como foi possível verificarmos, as profissões contam muito com qualificação. Então, não espere mais para fazer seus cursos, haja visto que existem muitos deles a valores bastante acessíveis e com ótimo material. Até mesmo os cursos gratuitos como os do próprio SENAI são ótimos e altamente respeitados pelo mercado de trabalho.
Também se é possível fazer cursos gratuitos no SENAC através do programa PSG – Programa SENAC de Gratuidade. Recomendamos que você entre no site do SENAC do seu estado e procure pelo PSG, lá você terá todas as informações de como se inscrever em um curso sem ter custo algum com isso.

As oportunidades são muitas, o PRONATEC (programa de cursos técnicos do governo) também é uma das melhores opções da atualidade para quem quer fazer cursos de capacitação profissional de forma gratuita.

Cursos de Capacitação

Cursos de Capacitação Profissional Online

Seja um profissional valorizado. Inicie um curso de capacitação online agora mesmo. Para essa metodologia, recomendamos a Cursos 24 Horas, instituição que já formou mais de 120 mil alunos!
Todos os cursos de capacitação online oferecidos por eles possuem além de um material didático extremamente completo, também possui certificado de conclusão.

Confira aqui a lista de cursos profissionalizantes online com certificado!



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

13 comentários em “Cursos de Capacitação Profissional

  1. BOA NOITE
    SOU CABELEIREIRA PRECISO ME ATUALIZAR POIS FIQUEI DOZE ANOS SEM TRABALHAR NA PROFISSAO, GOSTARIA DE UM CURSO BOM QUE EU POSSA FAZER EM CASA.
    DESDE DE JÁ AGRADEÇO!

  2. BOA TARDE!!!
    GOSTARIA DE SABER UM CURSO FAETEC DE CABELEIREIRA,AUTO MAQUIAGEM TUDO AREA DE BELEZA TRABALHO COMO CONSULTORA DE VENDAS MARY KAY.
    DESDE DE JÁ AGRADEÇO!!1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>