Cursos de Atualização para Professores

A formação permanente é uma exigência dos tempos modernos. Professores precisam recorrer a cursos de atualização.

Dar aulas não é apenas organizar um plano e transmitir conteúdos. É conhecer individualmente cada aluno, entender suas necessidades específicas, estabelecer um ritmo para que toda a turma avance de forma homogênea, nunca perdendo de vista que, em um grupo, especialmente de crianças e adolescentes, cada aluno tem seu próprio esquema de aprendizado. Mas, no decorrer das muitas aulas ministradas, necessárias para garantir o pagamento das contas do mês, muitos professores acabam se perdendo e caindo numa rotina de estresse e desgaste. Antes de chegar a este ponto, é preciso recorrer a cursos de atualização e motivação.

estudando online



Cursos de Atualização para Professores

A carreira dos professores chega a durar 30 ou 35 anos e, ao contrário do que ocorria até 40 anos atrás, é uma profissão desgastada. Até os anos 1970, ser professor conferia status e prestígio. Muitos autores de livros e mestres figuravam no corpo docente de escolas públicas. Depois disto, houve uma verdadeira política de Estado para reduzir salários e desvalorizar o profissional de educação.

A partir dos anos 1990, no entanto, houve uma redescoberta do valor dos professores. Surgiram alguns avanços, como o piso salarial nacional (ainda solenemente ignorado por alguns Estados) e a Universidade Aberta do Brasil, que surgiu para capacitar professores leigos, especialmente nas regiões mais isoladas do país, e hoje oferece cursos semipresenciais de graduação, especialização, atualização e complementação pedagógica, com aulas em sala realizadas em mais de mil polos de apoio. Mas ainda há muito a ser feito.

pedagogia

Cursos para Professores

Enquanto a revalorização não acontece, professores, individualmente ou em grupo, devem buscar cursos de atualização e extensão, para ampliar sua própria formação acadêmica. Existem cursos formais, como os da área de pedagogia (a complementação em administração escolar, por exemplo, é pré-condição para que o professor assuma cargos de direção nas escolas).

A UNIVESP (Universidade Virtual de São Paulo) e o CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) oferecem diversos cursos para licenciados (professores com títulos de bacharelado e licenciatura). Basta acompanhar os sites www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br e www.cederj.edu.br, para verificar os temas de interesse.

No entanto, a maioria pode recorrer a cursos livres, realizados totalmente em ambiente virtual. Há cursos sobre educação infantil, alfabetização e matematização, bullying, abordagem de ciências e estudos sociais nos diversos níveis, filosofia para crianças, etc.

Entre muitos sites, indicamos o Eduk, Buzzero e Cursos 24 Horas. São cursos rápidos, com baixos investimentos, realizados online (inclusive as avaliações). Além da descrição completa dos cursos, é possível degustar o conteúdo antes de se inscrever e, uma vez feita a matrícula, o início das aulas é imediato.

Ao final do curso, uma vez aprovados, os alunos recebem certificado de conclusão, mas o mais importante é obter novas ferramentas para utilizar em sala de aula e aumentar o rendimento escolar de crianças e jovens.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *