Curso Técnico em Contabilidade

Cursos Gratuitos // Cursos, Cursos Técnicos // Curso Técnico em Contabilidade



O mais clássico curso técnico em nível médio, Contabilidade continua atraindo muitos alunos e formando muitos profissionais.

O técnico em Contabilidade é o profissional que realiza as atividades da escrituração contábil em empresas, órgãos públicos e também para pessoas físicas que atuam como profissionais liberais e autônomos. É o responsável por constituir e regularizar empresas, identificar documentos, informações. Trabalha também na fiscalização e pode fazer consultoria empresarial. Em três ou quatro anos, fazendo o nível médio, no curso técnico de Contabilidade, um adolescente pode passar de leigo a especialista.

Curso Técnico em Contabilidade

Curso Técnico em Contabilidade

O mercado de trabalho para um técnico em Contabilidade é bastante amplo. Todas as empresas, de qualquer porte – inclusive individuais – precisam publicar balanços anuais e prestar declarações de renda à Receita Federal. Além disto, pode gerir seu próprio escritório de contabilidade, prestando serviços a empresas de qualquer porte.

Publicidade

O curso técnico em Contabilidade forma profissionais com domínio nas técnicas de organização, controle e arquivo de documentos relativos à atividade contábil e ao controle das movimentações financeiras, inclusive capital de giro e investimentos bancários. Desenvolve especialistas capazes de analisar a documentação contábil e de elaborar planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais e de amortização dos valores imateriais da empresa.

Em paralelo a isto, capacita os profissionais para o registro das operações contábeis das empresas – ordenando movimentos de débito e crédito –, além do preparo de documentação, apurando direitos e obrigações legais. O controle do patrimônio das empresas também está a cargo do técnico em contabilidade.

Ao final do curso técnico em Contabilidade, o aluno pode elaborar demonstrativos contábeis, balancetes de verificação e a efetuar registros e realizar análises, além de organizar o balanço patrimonial e coordenar departamentos de finanças.

No entanto, de acordo, com a lei nº 12.249, de 2010, os técnicos não registrados nos conselhos regionais perderão o direito de assinar documentos oficiais em 2015; a prerrogativa passará a ser dos bacharéis em Ciências Contábeis (nível superior). Até lá, novos formados ou profissionais não registrados deverão prestar exame de suficiência para poder trabalhar na área.

Depois deste prazo, os cursos não serão extintos. Técnicos em contabilidade continuarão a prestar serviços em escritórios e empresas, mas com atribuições limitadas. As funções compatíveis com profissionais de nível médio de formação ainda dependem de normatização do Conselho Federal de Contabilidade.

Curso Técnico em Contabilidade

Onde fazer o Curso Técnico em Contabilidade

O curso técnico em Contabilidade é um dos mais antigos no ensino de nível médio. Foi introduzido no Brasil em 1908 e sempre teve mais candidatos do que vagas. Praticamente todas as escolas técnicas estaduais e federais oferecem o curso.

+ Fazer Curso de Contabilidade Básica aqui!

É possível ainda concorrer a vagas nas escolas do sistema “S” (SENAI, SENAC e SEST), que concedem bolsas de estudos para estudantes carentes, e muitos colégios particulares em pequenas e grandes cidades brasileiras oferecem o curso.

Em alguns Estados brasileiros, é preciso cursar o 1º ano do ensino médio numa escola regular, para então prestar o exame de seleção para o curso técnico. É o caso de São Paulo e Minas Gerais.

Antes de se matricular, é importante conhecer a infraestrutura da escola. É preciso que ela seja equipada com biblioteca (com livros específicos e atualizados) e laboratório de informática (com programas utilizados na área).

A grade curricular do curso engloba matemática, estatística, economia e mercado, técnicas de gestão, rotinas trabalhistas, direito e legislação aplicada, informática, tributação e contabilidade geral, comercial e industrial, bancária e pública, além das disciplinas básicas do ensino médio.

Existem cursos livres de Contabilidade, para quem precisa das informações fundamentais sobre a área, seja porque tem uma empresa e precisa conhecer os aspectos legais, seja porque quer conhecer contabilidade por interesses próprios. Há cursos online gratuitos que fornecem noções de administração e contabilidade, para quem precisa aprender o básico da gestão financeira.

Um técnico em contabilidade pode aprimorar seus conhecimentos num curso superior de Ciências Contábeis ou Atuariais, especialidade da contabilidade que cuida dos fatores de risco (seguros, previdência, capitalização e planos de saúde). Concluintes dos dois cursos devem prestar exames nos respectivos órgãos representativos para poder atuar como profissionais.

+ Você já leu? Cursos Técnicos mais procurados no Brasil

Cursos livres, de nível técnico ou superior podem ser realizados em nível presencial ou online. No caso de cursos regulares, algumas atividades devem ser realizadas na escola, como as avaliações.

+ Artigo interessante: Cursos Técnicos ou Faculdade, qual devo fazer?

Em função das alterações constantes na legislação, o técnico em contabilidade precisa sempre se atualizar. Trata-se de uma profissão que exige concentração e estudos permanentes.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...