Curso Gratuito de Lapidação de Pedras Preciosas

Cursos Gratuitos // Cursos // Curso Gratuito de Lapidação de Pedras Preciosas

Desde 2010, o governo mato-grossense oferece um curso gratuito de lapidação.

É uma excelente opção para quem busca a qualificação profissional. A Companhia Mato-Grossense de Mineração (METAMAT), em parceria com a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, por meio do Programa de Artesanato, oferece o curso gratuitos de lapidação de gemas coradas – todas as pedras preciosas e semipreciosas, com exceção do diamante.

De acordo com o Núcleo de Lapidação de Pedras Coradas da METAMAT, o Estado apresenta grande potencial geológico para a exploração de pedras como ametista, topázio e quartzo de diversas cores. O beneficiamento destas gemas faz o sucesso do mercado joalheiro, já que a lapidação e ourivesaria podem fazer o preço subir em até dez vezes.

Publicidade

curso de lapidação

Curso de Lapidação de Pedras Preciosas

O objetivo do curso, além de formar pessoal com uma qualificação especial, é contribuir para a abertura de um novo setor na economia de Mato Grosso: o design de joias, que já faz sucesso tanto no mercado interno quanto no exterior; as gemas coradas brasileiras são conhecidas no mundo todo.

Por isto, o número de candidatos para o curso gratuito de lapidação aumenta a cada edição. Nas últimas duas turmas, nem foram abertas inscrições: já havia mais de 30 alunos na lista de espera, o que garantiu a organização da classe.

Os interessados devem ficar em contato com a METAMAT pelo telefone (65) 3613-9000. A procura é tão grande que a empresa pretende abrir cursos em Alta Floresta, no norte do Estado (a 830 km de Cuiabá), e Nossa Senhora do Livramento (a pouco mais de 30 km da capital).

lapidação de pedras preciosas

Onde Fazer o Curso de Lapidação de Pedras Preciosas

O curso gratuito de lapidação oferecido pelo governo mato-grossense aborda técnicas de beneficiamento das pedras preciosas e semipreciosas, design de joias, cravação, criação e montagem de peças, além de nomenclatura técnica, normas de segurança, utilização de equipamentos e maquinários (inclusive na extração, nos garimpos), potencial de ambientes geológicos e a linha de produção de adereços e peças decorativas.

Os alunos aprendem a serrar, dar formato, calibrar, encanetar (transferir peça por peça), facetar e polir as pedras. O curso também apresenta a classificação dos minerais e fragmentos de rochas para atender também ao mercado de bijuterias.

Os concluintes do curso ministrado pela METAMAT recebem, além do diploma, a carteira de artesão. Com ela, os alunos podem se tornar microempreendedores individuais e, assim, emitir notas fiscais, cadastrar-se no INSS (para obter benefícios como licença-saúde e aposentadoria a partir da contribuição mensal mínima), acesso a linhas de crédito em bancos e financeiras para a aquisição de matéria-prima, equipamentos e máquinas e participação em feiras e exposições. Em Mato Grosso, os lapidadores são isentos do recolhimento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Mato Grosso tem um enorme potencial geológico para exploração de pedras preciosas e por isso a Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat) em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia decidiram abrir as inscrições para o curso gratuito de lapidação de pedras preciosas.

Lapidação de Pedras Preciosas

E já não é novidade, pois a primeira turma já foi formada com 16 alunos e a 2ª turma (atual) já tem mais de 25 inscritos. Isso porque o mercado de lapidação de pedras preciosas é bastante interessante, pois em alguns casos muitas pedras brutas que podem custar 200 reais o quilo, depois da lapidação profissional, acabam valendo 2 mil reais por jóia, o que podemos considerar que é um bom investimento e um retorno excelente.

O consumo por jóias e pedras preciosas não para de crescer e por isso a qualificação de mão de obra especializada na área de lapidação vem sendo tão buscada e tem se tornado algo rentável.
Quando pensamos em lapidação, imaginamos logo o diamante, mas o curso aborda além dessa pedra, a lapidação em pedras coradas, que são mais abundantes no Estado do Mato Grosso.

O aluno Paulo da turma já formada diz que tudo mudou após ter aprendido a lapidar uma pedra preciosa, o que era uma renda extra, hoje já é a renda principal dele, que já pensa em expandir o negócio e começar a exportar para o mercado internacional. Tudo graças ao curso gratuito de lapidação.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Tags: , , , , , , lapidação de pedras, pedras preciosas, lapidação de pedras preciosas, lapidação, curso de lapidação de pedras
Comente no Facebook

6 Comentários sobre "Curso Gratuito de Lapidação de Pedras Preciosas"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Anastacio Manuel Sanca disse:

    Suo De Guine-Bissa, e Gostaria tomar parte neste Curso de Lapidacao de Perdas Preciosas.Nao quero perder!Quero estudar este curso adistancia via online ou se e possivel a minha deslocacao e bem vindo…

  2. MARIA GENY RIBEIRO DOS SANTOS disse:

    quero fazer o curso de lapidação

  3. barton mariano disse:

    ola fiquei muito interessado no curso gratuito de lapidaçao de pedras presiosas eu moro em santa barbara sao paulo e qual os requisitos para poder fazer este cursso ….grato

  4. rozimarferreiradosreis disse:

    boa noite! parabens pois o mercado precisa de incentivo. eu gostaria de saber mais sobre o curso e moro em campinas sp

  5. athos santini filho disse:

    gostaria de saber sobre curso de lapidaçao de pedras preciosas. eivie-me programas de cursos.

  6. ROSEMARY disse:

    BOA NOITE
    GOSTARIA DE PARTICIPAR DESTE CURSO.
    POR FAVOR QUANDO SERÁ O INÍCIO E O LOCAL DO CURSO, DENTRO DA GRANDE SÃO PAULO?
    POR FAVOR AGUARDO UM RETORNO NO MEU E-MAIL.
    OBRIGADA ROSE

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...