Curso de Sommelier – Vinhos, Salário e Informações


O curso de Sommelier tem como objetivo qualificar um profissional para um atendimento especializado a respeito dos vinhos de um restaurante elegante e é um profissional cada vez mais procurado. O Sommelier é o profissional responsável pela seleção dos vinhos de uma adega e pela sua indicação ao cliente, portanto, cabe a esse profissional identificar quais vinhos são mais adequados para compor a carta de vinhos de um restaurante e saber fazer as melhores indicações para acompanhar os pratos servidos.

O Sommelier deve conhecer a fundo o mundo dos vinhos, desde a cultura das uvas até os processos de produção da bebida. O vinho é uma bebida bastante complexa e com nuances muitas vezes negligenciadas pelos leigos, o sommelier, no entanto deve entender como essas pequenas nuances interagem para formação de uma bebida tão complexa.

Sommelier

Publicidade




Sommelier

O Profissional dessa área também deve ser capaz de orientar a escolha do vinho, especialmente se o cliente demonstra não ter muito conhecimento a respeito da bebida. É papel do sommelier saber harmonizar os pratos servidos com a bebida, por exemplo, pratos ácidos, como peixes ou frutos do mar exigem vinhos igualmente ou mais ácidos como o Sauvignon Blanc, fazendo desta uma combinação clássica.

Curso de Sommelier

O curso de formação de Sommelier visa capacitar o aluno para atuar na profissão, sendo capaz de fazer a seleção de vinhos, orientação de cliente e atuar com excelência no serviço de vinhos. Esse curso pode ser feito na Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), localizada em São Paulo, bastante completo e um dos melhores do país, são três módulos com duração total de 1 ano e meio.

O Módulo inicial é o “Fundamentos do Vinho” com duração de 7 meses, onde o aluno aprende a teoria sobre a bebida, como seu cultivo, produção degustação e armazenamento. O Segundo módulo é “Países do Vinho” com duração de 8 meses, onde o aluno aprende sobre os países produtores e vinho do novo e velho mundo, as diferenças geográfica, de clima e como elas interagem na formação do complexo sabor dessa bebida.

O último módulo é o de “Serviço”, como duração de 6 meses, onde o aluno é capacitado no aspectos práticos do cotidiano de um restaurante, além de aprender sobre outros assuntos relacionados com a profissão do sommelier como whisky, café, chocolate, fumo, saquê, queijos e água.

Curso de Sommelier SENAC

O Curso de Sommelier também é oferecido pelo SENAC em algumas de suas unidades, como SENAC-SP e SENAC-RS. Nesse curso os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a cultura dos vinhos e sua história, conhecendo também os diversos tipos da bebida e suas variantes.Ao final do curso o aluno dominará os fundamentos da bebida, assim como saberá diferenciar, sugerir, degustar e selecionar vinhos em um estabelecimento.

Outro ponto importante, ensinado durante o curso de Sommelier, é a questão da etiqueta. Por se tratar de uma bebida requintada, o profissional normalmente trabalha em restaurantes de alto nível, onde regras de etiquetas são imprescindíveis, por isso ele deve saber atender o cliente e servi-lo de maneira formal.

Profissão Sommelier

Mercado de Trabalho para Sommelier

O mercado de trabalho para sommeliers está em grande expansão e há grande procura por esses profissionais no mercado. A cultura do vinho está tomando cada vez mais força no país, crescendo também a demanda por profissionais especializados.

Onde sommelier pode trabalhar?

Os principais locais onde os sommeliers trabalham são bares, restaurantes, bistrôs e adegas, no entanto algumas redes de supermercados estão contratando esses profissionais para orientar clientes na escolha de um bom vinho.

Um diferencial importante na carreira de sommelier é a fluência em um segundo idioma, especialmente o inglês e o espanhol. Por trabalhar em ambientes de alto nível, frequentemente, os sommeliers atendem clientes estrangeiros e para um bom atendimento é importante que o sommelier saiba se comunicar em outros idiomas. Restaurantes, principalmente, em área turísticas dão grande valor ao segundo idioma.

Quanto ganha um sommelier?

O salário inicial de um Sommelier gira em torno de R$ 2.000,00, porém sommeliers com grande experiência podem receber salários bem maiores que chega a R$ 10.000,00, no entanto para alcançar esse patamar é necessário estudo e dedicação.

Cursos de qualificação no exterior são importantes diferenciais no currículo, que podem fazer os salários subir bastante. Como em qualquer profissão a qualificação e experiência aumentam o  valor do profissional no mercado de trabalho.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

3 comentários em “Curso de Sommelier – Vinhos, Salário e Informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>