Curso de Segurança do Trabalho

Cursos Gratuitos // Cursos Profissionalizantes, Cursos Técnicos // Curso de Segurança do Trabalho

Prevenir acidentes profissionais é a função do técnico formado no Curso de Segurança do Trabalho.

Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de normas adotadas para reduzir os acidentes com os trabalhadores, os impactos ambientais e as perdas de matéria prima e os danos patrimoniais, visando à saúde e integridade do pessoal das empresas.

curso de segurança do trabalho

Publicidade

Curso de Segurança do Trabalho

No Brasil, existem normas regulamentadoras e leis complementares que orientam a segurança do trabalho. Convenções internacionais, especialmente as ratificadas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho, agência ligada à Organização das Nações Unidas), também tem força de lei.

Em todas as empresas brasileiras, públicas, estatais e privadas, é necessária a presença do técnico (engenheiro ou tecnólogo) em Segurança do Trabalho. O empregador pode optar por um serviço terceirizado ou pela organização de uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – sempre com a presença de um técnico (que orienta o trabalho da comissão), além dos componentes eleitos e indicados anualmente.

Por isto, o mercado de trabalho para o agente de Segurança do Trabalho é bastante amplo e tende a crescer nos períodos de crescimento econômico. De acordo com a OIT, o Brasil é o quarto colocado em acidentes do trabalho, atrás de China, EUA e Rússia, o que demonstra a necessidade de aprimoramento das condições de trabalho em nossas empresas, inclusive as destinadas ao trabalho rural (agricultura, pecuária, mineração, etc.).

O Curso de Segurança do Trabalho, em nível médio ou superior (tecnológico), está sempre alinhado com as exigências do mercado e é eminentemente prático, focando a prevenção de acidentes do trabalho, a melhoria das condições do ambiente de trabalho, o estudo de rotas de fugas em casos de sinistros, o uso de equipamentos de proteção, sempre ao lado de pesquisas para maximização da matéria prima, redução das perdas, aperfeiçoamento dos processos de produção e da competitividade, ao lado da promoção da preservação ambiental.

A legislação entende que acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem no ambiente laboral (por atos ou condições inseguras), em locais externos a serviço da empresa, no trajeto entre a casa e o trabalho, doenças profissionais (relacionadas ao tipo de função) e doenças do trabalho (relacionadas às condições de trabalho).

segurança do trabalho

Conteúdo do Curso e Informações

O Ministério da Educação prevê uma carga mínima de 1.200 horas para o curso de Segurança do Trabalho. De acordo com a legislação estadual, os alunos são selecionados para o 1º ou 2º ano do nível médio. No nível tecnológico, a carga horária é de 1.800 horas.

A grade curricular engloba segurança e saúde no trabalho, meio ambiente, higiene pessoal, ergonomia, riscos ocupacionais (para segmentos específicos), gerenciamento de emergências, riscos de acidentes, sistemas de segurança e saúde no ambiente de trabalho, gestão empreendedora e gestão integrada.

É possível encontrar vagas gratuitas para o curso de Segurança no Trabalho em escolas técnicas federais e estaduais, e também concorrer a bolsas de estudos em instituições como o SENAI e o SENAC.

O curso de segurança do trabalho não visa apenas o trabalhador, ela abrange muitas áreas que envolvem uma maior proteção, como na prevenção da natureza, por exemplo, uma vez que ainda existem muitas indústrias químicas que despejam seus resíduos nos rios, inapropriado seu uso, trazendo assim sérios gastos ao governo e muito mais as pessoas que dependem dele para sobreviver. A diversidade dessa profissão faz aumentar ainda mais a demanda no setor, o que é ótimo, não é?

Curso de Segurança do Trabalho

Profissão de Segurança do Trabalho

Nos últimos anos o mercado, visando esses trabalhadores, tem-se buscado profissionais que sejam capazes de prevenir certos acidentes, pois segurança para o trabalhador é algo definido por lei e cada vez mais está sendo cobrado pelos órgãos competentes, visando multas altíssimas no seu descumprimento.

Na década de 70, segundo os dados da OIT – Organização internacional do trabalho, o Brasil era o país como o maior número de acidentes no trabalho, mas em 2008 o Brasil investiu na área e subiu para oitava colocação, ou seja, o mercado de trabalho nessa área ainda tem muito a crescer.

Fazer o Curso de Segurança do Trabalho

Segundo os dados da previdência social, muitos acidentes ocorrem com os trabalhadores no horário do expediente, são em torno de vinte e seis mil doentes relacionados e mais de uma morte a cada três horas devido aos riscos mais variados, como por exemplo, nos ambientais e nos decorrentes da construção civil.

Os cursos são oferecidos no SENAC – Serviço nacional de aprendizagem comercial, no SENAI – Serviço Nacional de aprendizagem industrial e no CEFET, e são muito bem disponibilizados, com sites simples e fáceis de entender, e o melhor é que os preços são acessíveis e compatíveis com os mais vários níveis sociais.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Profissionalizantes, Cursos Técnicos Tags: , , , , , , , , curso de engenharia civil online gratis, curso segurança do trabalho senai, curso de segurança do trabalho senai, segurança do trabalho, segurança do trabalho senai
Comente no Facebook

11 Comentários sobre "Curso de Segurança do Trabalho"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Luciana Carvalho Oliveira disse:

    gostaria de saber quanto custa o curso de segurança do trabalho ….voces pode me passar po e-mail.

  2. patricia costa disse:

    Fazendo esse curso de segurança no trabalho por esse valor eu realmente consigo um emprego pra atuar na área?

  3. Maria Eduarda disse:

    Eu gostei muito,e queria dar respostas também.Ou seja:Queria responder peguntas de outras pessoas,pois acho que também sou uma boa respondedora(rsrsrsrs)quero participar do projeto:”Responda esta Pergunta” (do face)(por exemplo!).Bye

  4. josecarlosgermanodearaujo disse:

    Eu estou desempregado e queria ganhar um curso de segurança trabalho obrigado
    Que Deus abençoe dos voçes

  5. maria aparecida silva disse:

    gostaria muito de fazer um curso sobre saúde do trabalhador.

  6. Nayara alves disse:

    Quero muito fazer esse alguem poderia mim dizer quanto custa …

  7. Sueli disse:

    Boa tarde;
    Gostaria muito fazer esse curso, moro em Guarapari ES,e estou a 4 anos desempregada,só fazendo alguns bicos,obrigada.
    Att;Sueli.

  8. Renato pereira miranda disse:

    gostaria d tem e saber onde

  9. caciliane carlos disse:

    quero fazer esse curso segurança do trabalho pq preciso

  10. Luciana disse:

    Gostaria de fazer o Curso para Técnico em Segurança do Trabalho.Moro em Saquarema.Existe próximo alguma faculdade ou rede de ensino que tenha esse curso com o certificado do Mec?No aguardo de uma resposta.
    Obrigada.

  11. joao manuel da cunha disse:

    nao sou brasileiro sou angolano o que posso fazer para obter este diploma quero saber tambem si este courso somente valido ao brasil ou em qualquer parte do mundo como versao ingles que nebosh ou o amricano osha que vale toda parte do mundo porque sou HSE Safety man acerca de 15 anos em offoshor em onshor aqui em angola nas em certa companinha petrolifeira que opera c em angola

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...