Curso de RH: O que Faz, Onde Trabalhar e Média Salarial

A Gestão de RH é uma graduação voltada para profissionais de recrutamento, seleção e qualificação.

Existem cursos de RH (Recursos Humanos) em diferentes níveis. Os cursos livres (inclusive online) em geral são rápidos e voltados para a formação de auxiliares de pessoal, que desenvolvem as rotinas básicas do setor. Há também cursos técnicos (ensino médio) e graduações tecnológicas: é sobre estas que vamos discorrer nesta matéria.

As graduações tecnológicas existem há décadas no Brasil e muitos cursos foram abertos mais recentemente, em função da necessidade de maior especialização profissional. Assim, um bacharelado em Administração oferece formação generalista – marketing, administração financeira, um curso de Gestão de RH (ou Gestão de Pessoas) visa qualificar pessoas para atuar nos muitos setores que compõem a área de Recursos Humanos de uma empresa.



profissional de rh (recursos humanos)

O que Faz um Profissional de RH?

Os tecnólogos em RH podem trabalhar na área de recrutamento e seleção, identificando as necessidades de contratação. Estes profissionais cuidam da análise e descrição de cargos, da administração dos salários, do treinamento e requalificação e da concessão de benefícios trabalhistas, como a concessão de bolsas de estudos, de acordo com os interesses da empresa e do empregado.

Também fica a cargo dos concluintes de um curso de Recursos Humanos o planejamento, execução e avaliação dos processos de melhoria da qualidade da produção ou prestação de serviços, através de treinamentos, dinâmicas e outras atividades.

O profissional precisa ser bastante ativo: é ele quem identifica eventuais conflitos entre colegas e setores, verifica o nível de satisfação entre os colaboradores, fornecedores e clientes, garante que as tarefas contribuam para os objetivos da empresa e, em alguns casos, representa o empregador junto a sindicatos e entidades de classe. Em geral, o tecnólogo em RH trabalha com toda a empresa, afinado com as atividades de psicólogos, assistentes sociais, etc.

curso online de rh

Curso de Gestão de RH

A maioria das faculdades oferece o curso de Gestão em RH em quatro semestres, com carga mínima, indicada pelo Ministério da Educação (MEC), de 1.600 horas.

As disciplinas versam sobre avaliação de cargos e salários, avaliações de desempenho, comunicação empresarial, contabilidade, desenvolvimento pessoal e profissional, sustentabilidade, matemática, economia e mercados, relações interpessoais, estatística, ética e legislação trabalhista e empresarial, modelos de liderança, planejamento estratégico, plano de negócios, recursos materiais e patrimoniais, saúde e segurança no trabalho, benefícios e serviço social, suprimento de mão-de-obra, sistemas de operações para recursos humanos, além de informática, técnicas de negociação, treinamento e desenvolvimento.

O estágio supervisionado é obrigatório para a expedição do certificado de conclusão (graduações tecnológicas não conferem diplomas). Algumas faculdades exigem também a apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Mercado de Trabalho para Recursos Humanos

A legislação trabalhista no Brasil é bastante complexa e burocrática, o que faz as empresas contratarem diretores, analistas e assistentes de RH para cuidar de folhas de pagamento, planos de carreira, treinamentos, etc.

A maior parte das vagas se concentra no eixo Rio-São Paulo, onde o salário inicial de um analista de Recursos Humanos atinge os R$ 2.500 mensais. O número de oportunidades tem aumentado na região Nordeste, nos últimos anos.

cursos de rh recursos humanos

+ Leia também:


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *