Curso de Radiologia Técnico

Cursos Gratuitos // Cursos Técnicos // Curso de Radiologia Técnico

É um estudo em nível técnico ou tecnológico. O curso de radiologia abre boas perspectivas para os formandos.

O curso de radiologia prepara profissionais para atuar com equipamentos convencionais e digitais de diagnóstico radiográfico. Apesar de a profissão estar fortemente associada à área de saúde (medicina, odontologia, etc.), o técnico em radiologia também trabalha na área de exatas.

Curso Técnico de Radiologia

radiologia

Publicidade

Quando se fala em radiologia, logo se pensa em medicina, mas o técnico (ou tecnólogo) pode trabalhar também em engenharia. O radiologista usa aparelhos para rastrear estruturas metálicas e tubulações, em busca de fissuras e outros problemas ocultos no concreto ou na fuselagem de aviões.

Na indústria alimentícia e farmacêutica, o radiologista opera fontes radioativas na esterilização de alimentos e medicamentos (por exemplo, o uso de radiação iônica aumenta a vida útil de produtos agrícolas sem alterar suas propriedades). Ainda na indústria, existe a possibilidade de atuação no controle dos níveis de radiatividade de determinados produtos. Seja qual for a área de atuação, é preciso ter o registro no Conselho Regional dos Técnicos de Radiologia (profissionais de nível médio e superior).

No âmbito da saúde, o radiologista opera equipamentos de diagnóstico por imagem, produzindo tomografias computadorizadas, mamografias, ultrassonografias, radiografias convencionais ou digitais, que auxiliam na identificação de patologias e alterações nos órgãos e tecidos internos do corpo humano. Hospitais, clínicas radiológicas e laboratórios de análises clínicas sempre demandam os serviços destes profissionais, nas emergências (ortopedia e traumatologia), clínicas (medicina nuclear, pediatria, oncologia, ginecologia, gastroenterologia, etc.) e na cirurgia (as angioplastias, por exemplo, necessitam de um radiologista durante a intervenção).

De acordo com recomendação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – todos os radiologistas devem seguir protocolos internacionais específicos para garantir a qualidade do serviço prestado e a segurança na manipulação das máquinas, tanto para os pacientes, quanto para os operadores dos equipamentos. Isto tem garantido maior tranquilidade para quem se submete aos exames e também tem impedido que técnicos não especializados realizem os procedimentos.

Nos segmentos odontológico e veterinário, especialmente em grandes clínicas, a radiologia vem crescendo bastante nos últimos anos, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, a demanda por radiologistas se concentra nas grandes capitais.

curso de radiologia

Conteúdo do Curso de Radiologia

O curso técnico alia as disciplinas do ensino médio e as específicas do aprendizado profissional. Em comum, o curso técnico e a graduação tecnológica em radiologia dão ênfase aos fundamentos de saúde (biologia, anatomia humana, fisiologia, etc.), fundamentos de radiologia, atendimento de pacientes, psicologia aplicada, exames contrastados, biossegurança, radiodiagnóstico e radioterapia, além das técnicas específicas de radiografia, mamografia, tomografia, etc.

Na graduação, também são abordadas questões de gestão, especial para os estudantes que pretendam abrir sua própria clínica radiológica. Em nível superior, é necessário cumprir um estágio supervisionado de 400 horas, de acordo com resolução do conselho de classe, promulgada em 2009.

O curso de radiologia é uma boa opção para quem ainda está em dúvidas sobre qual carreira seguir e não tem muito tempo para estudar. Durante o curso de radiologia – que dura cerca de 18 meses, com duas aulas por semana (dependendo da instituição), o aluno aprende a manusear os equipamentos de radiologia, aprende sobre o corpo humano e a maneira adequada de posicionar um paciente, dependendo da doença que ele tem.

Os técnicos de radiologia são profissionais de saúde responsáveis por realizar exames na área da radiologia, atuando com aparelhos e máquinas especiais para esse tipo de atividade, o profissional irá conseguir fazer a produção imagens do interior do corpo que permitem diagnosticar doenças patológicas como pneumonias, tumores ou fraturas ósseas.

Além disso, o aluno também aprende como se proteger da exposição à radiação e a usar todo o equipamento necessário para esta proteção.

Radiologia

Curiosidade: O curso de Radiologia é o 10º curso técnico mais procurado e com matrículas do Brasil.

Curso de Radiologia

O salário do técnico em radiologia gira em torno de 1.400 reais, mas este valor pode chegar até a 5 mil reais, dependendo do local de trabalho. O mercado nessa área está aquecido e as oportunidades são muitas.
Com o certificado do curso tecnico de radiologia em mãos, é possível se inscrever em concursos públicos da área ou em hospitais e se efetivar.

Além disso, o recém-formado em um curso de radiologia pode ainda se especializar após o curso, em alguma área específica da radiologia como radiologia odontológica, radiologia industrial, radiologia medica, ressonância magnética, mamografia, radiologia veterinária, entre outros.

Outra vantagem de se fazer o curso de tecnico em radiologia é a carga horária, que consiste em 24 horas semanais, período de trabalho definido por lei, para a segurança do trabalhador, uma vez que a área de radiologia apresenta alguns riscos para a saúde. Porém, com a carga horária reduzida e os equipamentos de proteção individuais que o técnico deve obrigatoriamente utilizar, estes riscos são consideravelmente reduzidos. Além disso, todo profissional desta área deve realizar exames periódicos de 6 em 6 meses.

curso técnico de radiologia

O curso de tecnologo em radiologia é uma boa opção para quem quer se especializar em alguma área, pois é um aprendizado rápido, e a demanda de trabalho é crescente. Há várias possibilidades de crescimento na área, como os concursos públicos e as especializações que citamos anteriormente. Procure se informar sobre os cursos de radiologia que são oferecidos em sua região.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Técnicos Tags: , , , , , , curso de radiologia gratuito, radiologia, curso de radiologia gratis, curso de radiologia online grátis, curso de radiologia online
Comente no Facebook

41 Comentários sobre "Curso de Radiologia Técnico"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. mariana disse:

    tudo isso e uma grande ilusao, sou tecnica e nao consigo trabalho na aerea, estudei numa classe com 38 alunos nenhum consegui trabalho, a aerea e restrita, muitos tecnicos tem ate 4 empregos tirando oportunidades do recem formados, enquanto o orgao crtr nao presta para nada a nao ser cobrar taxas, sem dar nenhuma assistencia.

    • Cristiane disse:

      concondo com vc tb sou formada a 3 anos e ainda nãoconsegui nenhum emprego na minha aréa , na minha região os técnicos trabalham em mas de 2 empregos cada um impedindo os outros de ingressar na area

      • Sou estudante de Radiologia e como em toda profissão nada é facil, não adianta ser um tecnologo ou um técnico vc ter que ser “O TÉCNICO”. Mariana, Cristiane a area da saúde é carente de profissionais capacitados, existem estados do Brasil e cidades que não tem tecnicos em Radiologia e estão a procura de alguem e pagando muito bem! Lucas toda profissão quando se tem amizades ajuda ou vc estando dentro de um hospital podendo indicar um amigo que é bom é claro vc indicaria um desconhecido? Claro que não!

    • maria disse:

      você reclama muito, tenho uma amiga que que esta trabalhando nessa aréa ela nunca reclamou, ela fez um concurso publico e passou, esta feliz da vida diferente de voce!

    • Erica disse:

      Olá, Mariana!
      Eu sou estudante de radiologia médica. Imagino como era (digo era, pq ñ é mais)difícil conseguir o emprego na área com tantos profissionais ocupando varios lugares, impedindo os novos profissionais de conseguirem a tão sonhada vaga de emprego.
      Se for possível, procure saber junto a CONTER sobre isso. Pois hj, o tec ñ pode acumular “trabalho”. Caso aconteça, corre o risco de ñ mais poder exercer a função.
      Fica a dica!
      Muito boa sorte e um grande abraço!
      Espero poder ter ajudado com a informação.

    • andreia disse:

      concordo com voce,marian,sou de cuiaba,me formei á 4 anos,e hj nao consegui um emprego na area.muitos tecnicos,tomam nossa vaga,e as empresas/clicnias contratam so conhecidos.

  2. maura gomes disse:

    gostaria de fazer um curso tecnico em radiologia online é possivel?

  3. jose valderi ferreira da silva disse:

    Quero muito fazer o curso ou faculdade de radiologia. Esse artigo me ajudou.

  4. alice ferreira da silva disse:

    essas informações me ajudaram, mesmo assim quero fazer o curso de tecnico de radiologia.

  5. gerson valladao disse:

    esses aí que nao conseguirao emprego me desculpe mais vcs nao estudam, o campo de tecnico em radiologia esta aberto.aposto que vcs em 3 anos nao estudaram o suficiente teve e esta tendo concurso publico aí se esforcem porque concurso é pra fazer até passar muitos fazem por fazer, mas se vcs estudarem diariamente com certeza iram conquistar o espaco de vcs.

    • ALEXANDRE disse:

      CONCORDO COM VOCE AMIGO, SE UMA PESSOA TERMINOU O CURSO TEM QUE ESTUDAR MUITOOOOOOOO, PARA PASSAR OK. AGORA POR OUTRO LADO SE VOCE FOU TENTAR ARRUMAR VAGA FORA DE CONCURSO, PODE ESQUECER AMIGO, QUEM TÁ DENTRO NÃO DEIXA OUTRO ENTRAR POR NADA DESSE MUNDO.NA MINHA CIDADE TEM UPA- + 3 HOSPITAIS NO 4 TRABALHAM OS MESMO TÉCNICOS, E SEMPRE UM CUBRINDO FERIAS DO OUTRO PARA NÃO ENTRAR ESTRANHO OK. TERMINOU O CURSO FAZ CONCURSO , CASO CONTRARIO NÃO VAI TRABALHAR NUNCA. EXPERIENCIA PROPRIA.

  6. Nilson disse:

    Ola gostaria muito de fazer radiologia, quero saber aonde que tem esse curso em bh-belo horizonte, e qual e o valor do curso.
    Aguardo pela resposta.
    Obrigado.

  7. Ana Paula disse:

    Tenho que concordar com a mariana estou formada tambem a 3 anos e não consegui nada. A Area é muito fechada como so pode trabalhar 24h em um emprego varios tecnicos tiram a vaga de novos profissionais pois cada um deles trabalha em 4 ou mais empresas.

  8. francisco disse:

    Eu trabalhei durante oito anos como técnico em radiologia, nos anos de 1992 a dez de 2000, o conselho de radiologia fazia uma inscriçao na época para poder deixar as pessoas trabalharem mesmo sem curso, mas depois que eles montarão umas escolas espalhadas no estado de SP, ai sim eles começarão a exigir que o pessoal fizesse o curso, e retirou quem nao tinha pago as txs para poder trabalhar, acho isso uma grande sacanagem, porque quem paga tem direito e quem não pode pagar tem que se fudd, Como que pago o curso se não posso trabalhar????? Tanto é verdade que as escolas são deles que não existe curso de radiologia gratis! É justo isso….

  9. LUCAS disse:

    muito frustrante, hoje em dia só entra na aréa mesmo quem corre atrás, e fica no pé de alguma clinica ou hospital, ou quem já tiver um conhecido lá dentro, eu fiz meu curso tem 2 anos e estagiei apenas seis meses gratuitos e mais seis meses pagos, porém depois que o estagio acabou nunca mais achei vaga, da minha turma de 28 apenas dois estão trabalhando,hoje estou ”passando chuva” num call center, até que apareça uma vaga!

  10. tec em radiologia disse:

    Bem tenho que concordar com alguns e discordar de outros pois terminei meu curso na época e por esforço próprio,pois ralei todo dia 12 horas em meu estagio consegui meu emprego e logo em seguida passei em concurso publico,hoje tenho 3 empregos mas infelizmente isso acontece em todas as áreas e preciso ter raça e não desistir. sei que o que faço e com AMOR o dinheiro foi consequencia.

  11. TARLEY disse:

    SOU RECEM FORMADO, CONSEGUI EMPREGO FOI MUITO FACIL

  12. joice disse:

    ola!
    boa noite a todos!
    sou estudante de tecnologia em radiologia na uninove.
    gostaria de tirar duvidas de vocês!
    Não adianta procurar curso fácil e rápido e saír trabalhando.
    isso não existe!!!
    pois o caminho mais longo e cheio de pedra é que vai te dar diversas oportunidades.
    infelizmente hoje tecnicos e tecnólogos concorremos com biomédicos que podem trabalhar 8 hrs por dia.
    pois tem muitas clinicas e hospitais que procuram esse de profissional.
    pois.
    hoje o mercado de trabalho na area da saúde esta muito severo onde que é dificil arrumar emprego, porque muitos profissionais fazem o curso e ficam parados esperando uma alma boa e contrate-o.
    NÃO!!!
    VC CONCORRE COM POS GRADUADOS, EXPERIENTES NA AREA, POS MESTRADOS, BIOMEDICOS.
    ALGUNS PROFESSORES TRABALHAM NA AREA DE RADIOLOGIA TEMOS QUE MOSTRAR INTERESSE PELA PROFISSÃO.
    E FAZER A DIFERENÇA!

    AGRADEÇO A TODOS QUE ESTÃO NESSA AREA MARAVILHOSA.

    JOICE FERNANDES

  13. marcelo disse:

    oi, fiz o curso de radiologia médica e arrumei emprego sim. Tem muito aluno que é só “modinha”.
    Vai fazer curso só pra dizer que ta fazendo o curso ou faculdade mas quando chega na hora dos concursos, não sabem nada nem sequer sabe as numeração dos chassi, ecrã, megatoscópio e preparar o comando do disparo.

  14. lúcia disse:

    eu estou interessada em fazer o curso de radiologia, mas vendo todo esses comentários vou pensar melhor.

  15. suellen disse:

    Sou formada como tec. de radiologia a 2 anos não consigo emprego em lugar nenhum, pago todo ano conselho e não trabalho eu acho que o conselho de radiologia poderia ser mais rigorosa, para conseguir trabalho tem ter conhecimento tem gente até que cobra para empregar parece mafia, estou agora investino em outro curso.

  16. Iara Lopes disse:

    Gostaria de fazer um curso tecnico em radiologia online é possivel? E qual instituição faço?

  17. claudenize disse:

    estou muito interessada em fazer este curso e estas informações me deixou muito convicta no que quero realmente fazer esta especialização para mim é mais do que otimo é maravilhosa so não sei onde fazer pois queria estudar em salvador mais sei que meu marido não vai aceitar

  18. Júnior Ricardo disse:

    Vocês não conseguiram porque não estudaram…
    .
    Eu vou sim fazer este curso!

  19. Claudineia disse:

    EU QUERO FAZER ESSE CURSO, SÓ NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR UM.

  20. sivia disse:

    Para o pessoal que fez e não tem emprego ou acha que não é bom, então pesquisassem antes.
    É o que Eu estou fazendo…
    Minha irmã fez e ganha super bem mais de 3.000mil reais.
    Sim fez um concurso e passou.
    Por que vocês não fazem isso ?

  21. Cláudia disse:

    BOM DIA!
    DESEJO FAZER O CURSO DE RADIOLOGIA, ON LINE GRATIS.
    PODEM AJUDAR!

    att,
    Cláudia.

  22. Jacqueline disse:

    Nossa com esses comentarios todos, eu que penso em fazer tecnico em radiologia agora nao sei se é uma boa.
    Pois atualmente muita gente pensa em fazer radiologia tornando assim o mercado de trabalho cada vez mais competitivo,mais pensando por outro lado qual area de trabalho menos concorrida hoje em dia , nossa são poucas. Então é arregaçar as mangas e correr atras do seu espaço nesse mercado tao expansivo e ao mesmo tento concorrido.

  23. Daiane disse:

    Oi, bom eu vou começar fazer meu curso em tecnico em radiologia amanhã eu espero ter um futuro melhor. meu curso vai ser de dois anos e tres meses…
    vamos ver se dps que eu terminar de fazer o curso eu consiga arrumar um emprego!!!

  24. analita disse:

    ESTOU QUERENDO FAZER RADIOLOGIA,MAS NA RADIOLOGIA EU TENHO QUE ESTUDAR ANATOMIA HUMANA EM CADAVER,EM TODAS A AULAS DE ANATOMIA OU SÓ EM UMA O OUTRA,PORFAVOR ESTUDANTES ME RESPONDA

  25. mayane disse:

    Se eu fizer o curso tecnico de radioloia ñ vou precisar fazer a pos-graduação??É que na verdade eu vou fazer faculdade de biomedicina,mas na minha cidade ñ tem pos-graduação para radiodiagnóstico,então se eu fizer o curso vai ser a mesma coisa, ou a pos-graduação é mais aprofundada??

  26. Ana Cristina disse:

    Concordo quando dizem que é complicado trabalhar como Técnico em Radiologia, porém não é impossível. Já fui técnica, professora de radiologia e fiscal do conselho regional de radiologia 9a região. (Goiânia). Prestei três concursos para a área e passei em dois. Com esforço e determinação conseguimos tudo, não devemos deixar cair na mesmice, aperfeiçoar é sempre uma necessidade. A área não foi feita para mercenários mas sim para pessoas bem humanas e capacitadas. todos tem oportunidade, mas precisam lutar por ela. Nada cai do céu.

  27. ////DAVID GOMES disse:

    MESMO COM TAMTOS COMENTARIOS NEGATIVO E DIFICUDADES,MESMO QUE TENHA QUE RALAR MUITO,GOSTARIA MUITO DE FAZER ESSE CURSO,O QUE DEVO FAZER ALEM DE ESTUDAR MUITO PARA TER SUCESSO NA PROFISSAO

  28. iguaciane disse:

    O importante é vc ter e saber uma profissão,estou muito interessada em fazer este curso depois é se esforçar e correr atrás de verdade.muitos tentaram,poucos conseguiram mais com certeza os que conseguiram foram os que tentaram.

  29. ROSEILDO disse:

    BOA NOITE ! EM PRIMEIRO LUGAR A RADIOLOGIA E PRA QUEM GOSTA DO QUE FAZ POIS TODAS PROFISSOES TORNA-SE DIFICIU SE CASO O ESTUDANTE NAO LEVAR A SERIO O CURSO , POIS A AREA ESTA AI E MEIO COMPLICADO FALAR MAIS EU MIM FORMEI FAZ 1 ANO E MEIO E JA ESTOU NA AREA COMO TECNICO EM RADIOLOGIA E SOU TAMEBM PROFESSOR DE RADIOLOGIA E SUPERVISOR DE ESTAGIO AGORA LEVO A SERIO TUDO QUANDO E LEVADO A SERIO E LEMBRADO E VEM AS VITORIAS FUTURAS .

  30. silvana disse:

    Morro de vontade de fazer esse curso…ainda não fiz porque meus horários não encaixam ,já que trabalho um dia sim ,um dia não.Mas realmente ja ouvi muitos comentários a respeito da disponibilidade precária de vagas dessa profissão …dai a sacrificar um emprego no qual ganho 1.600 reais (apesar de não ser registrada),para fazer o curso não recomendado por tantas amigas da área da saúde…prefiro continuar onde estou.

  31. "tecnólogo" disse:

    Quando estavamos na faculdade um professor tentou nos alertar que seria muito difícil nossa inserçaõ no mercado, alguns alunos foram na coordenação reclamaram que o professor estava desanimando a turma e o mesmo foi demitido.Outro professor entrou no lugar e disse que o campo de trabalho era extremamente “amplo” e o resultado vocês já sabem.Quem pôde trabalhar por muito tempo de graça em alguma clínica ou passou em concurso está bem, porém digo aos alunos que não se iludam tanto, na faculdade sonhamos muito e a realidade do mercado é bem mais dura. Ahh e essa história de que interior paga bem não é bem verdade, na área tecnológica onde não se tem tecnologia de ponta não se tem bons salário.

    • Joao Junior. disse:

      Disse muito bem. No interior pode-se arrumar uma vaga, mas o grande problemas são as ferramentas para o desempenho da função. Portanto, salário baixo.

  32. Marco aurelio disse:

    Eu quero fazer o curso em radiologia Eu quero fazer o curso em radiologia industrial .mas nao sei onde eu posso fazer no rs e com esse mesmo eu posso me especialisar em radiologia hospitalar

  33. j.lima disse:

    Tenho interesse em fazer este curso de radiologia,técnico.
    Como posso participar?
    Aguardo.

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...