Curso de Psicologia

Cursos Gratuitos // Cursos de Faculdade // Curso de Psicologia

curso de psicologiaEstudar o comportamento e os processos mentais: este é o escopo da psicologia.

Quem quer entender as experiências subjetivas e como elas interferem no comportamento, seja qual for a situação, é o candidato ideal para o curso de psicologia. O centro do estudo destes profissionais estabelece relações com as ciências humanas, como antropologia e sociologia, as ciências naturais, como biologia, e as ciências da saúde, quando investiga temas cognitivos.

Psicologia

A análise dos fenômenos psíquicos é obtida a partir da avaliação das ideias, valores e emoções do paciente, através de entrevistas e testes. O objetivo é neutralizar comportamentos inadequados (para a sociedade e especialmente para o próprio indivíduo), desenvolvendo condutas saudáveis e aceitas pelos diversos grupos – família, trabalho, amigos, estudos, etc.

Publicidade

Uma vez concluído o curso de psicologia, o profissional está apto a trabalhar na área clínica (em consultórios particulares, clínicas e hospitais particulares, públicos e beneficentes), na área social (em escolas, centros de referência da saúde, no atendimento de grupos que exibem comportamentos divergentes, como criminosos, garotos (as) de programa, adolescentes em situação de risco, etc.) e em departamentos de recursos humanos de médias e grandes empresas, nos processos de recrutamento e seleção e de requalificação.

O estudante de psicologia também pode seguir a carreira acadêmica, em cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

O psicólogo também pode atuar como psicanalista, atividade de acompanhamento e superação de traumas e outros problemas mentais, mas, para tanto, é preciso cursar uma especialização na área. O mesmo curso é oferecido para os bacharéis em filosofia.

+ Confira:

curso de psicologia

Curso de Psicologia

O curso de psicologia é um bacharelado clássico; não há opções de graduações tecnológicas para esta área do conhecimento. Antes de se inscrever no processo seletivo, é preciso verificar se a faculdade é regulamentada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), bem como a nota obtida no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. As universidades estaduais públicas de São Paulo não participam desta avaliação, aplicada em ingressantes e concluintes, que é utilizada para garantir a qualidade dos cursos universitários oferecidos por instituições públicas e privadas.

Uma determinação de 2011 do MEC determinou que a licenciatura em psicologia só deve ser oferecida aos concluintes do bacharelado. A carga horária mínima do curso de psicologia é de 4.000 horas, acrescidas das aulas de licenciatura e do estágio supervisionado obrigatório.

O curso aborda filosofia, sociologia, história da psicologia, anatomia aplicada, processos cognitivos, antropologia, fisiologia, estatística, psicologia do desenvolvimento, psicologia da criança, psicofisiologia, práticas educacionais, práticas clínicas, projetos sociais, ética, além de diversas disciplinas optativas, em que o estudante pode nortear as atividades, de acordo com seus interesses. Na licenciatura, estuda-se didática, estudos da educação, psicologia da educação e metodologia de ensino.

O exercício profissional da psicologia é orientado pelo Conselho Federal de Psicologia e seus conselhos regionais. O piso inicial médio da categoria é de R$ 1.400 (o valor varia de acordo com a área de atuação). Tramita no Congresso Nacional um projeto que define o piso de R$ 4.650 e reduz a jornada semanal para 30 horas.

A psicologia aborda o comportamento e os distúrbios psíquicos humanos através de seus sentimentos e percepções.
Cabe ao psicólogo fazer o diagnóstico, prevenir e tratar esses problemas emocionais. Tendo como base a análise clinica bem como a análise mental por meio de questionamentos e observação do paciente.

Curso de Psicologia

Faculdade de Psicologia e Informações

O curso de Psicologia pode seguir varias ramificações da psicologia, porém existem disciplinas que são obrigatórias. Como antropologia (estuda o comportamento do homem em sociedade) e (estuda os distúrbios nas estruturas do sistema nervoso). Bem como possui disciplinas optativas como a psicologia voltada a excepcionais ou para crianças com dificuldades de aprendizado.

A duração média do curso de psicologia é de 5 anos  e a profissão é orientada pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) de cada estado.

dia do psicólogo

O campo de trabalho da Psicologia está cada vez mais amplo. Com a desmistificação dos problemas psicológicos a procura por psicólogos aumenta a cada ano.
Juntamente com isso uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que aumentou de 24 para 40 o número de consultas cobertas pelos planos de saúde.

Porém a concorrência entre escritórios e clínicas privadas está muito acirrada. O que dificulta muito a montagem e sobrevivência de um novo escritório principalmente de um novato na área.
Cargos em setores públicos também são uma boa opção para o desenvolvimento profissional, onde o psicólogo é escalado para trabalhar em escola, ONGs, hospitais, juizados entre outros setores.

psicologia

Esse profissional estará apto a atuar em diversas empresas e organizações de varias áreas. Entre elas destacamos:

Psicologia da educação – Atuará na orientação a alunos com problemas de relacionamento e dificuldade no aprendizado.
Psicologia do trabalho – Atuará na seleção e recrutamento de profissionais.

A vertente na área de recursos humanos é atualmente uma das mais valorizadas.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
categoria: Cursos de Faculdade Tags: , , , , , curso de psicologia a distancia, CURSO DE psicologia online gratis, cursos de psicologia gratis, curso de psicologia gratis, curso de psicologia gratuito
Comente no Facebook

6 Comentários sobre "Curso de Psicologia"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. ester da cruz gonçalves pinto disse:

    quero muito fazer este curso.
    sempre fui apaixonada por psicologia e espero poder ajudar muitas pessoas.

  2. ângela maria . disse:

    quero muito fazer este curso de psicologia. obrigada!

  3. camila disse:

    Eu amoo esse curso ! Ele é perfeito …

  4. Mariana disse:

    Sonho em cursar de psicologia, mas ainda estou no 1º ano do Ensino Médio.
    É isso que quero para minha vida.

  5. charles do Vale disse:

    É muito bom esse curso gratuito, mas nao consegui ainda me conectar nos textos especifico do curso, no entanto meu prazer é aprender mais e mais dessa materia, pois vivemos num mundo aonde as pessoas nao se contenta ao meio anbiente no quais vive, as pessoas vive muita ansiosa pelo o sucesso da vida e olhos ativos, gancia por sempre querer mais isso é muito frequente em nosso país, e ai daquele que está na frente, senao será pisado… ninguem compreende o seu proximo da forma que é, entao este curso concertesa irá mt me irquecer, pois tenho um sonho de a judar as pessoas ser pelo o menos um mine psicologo rsrs gosto mt de conversar dialogar com as pessas, levantar o astraus dos outros etc…

  6. alda disse:

    EU QUERO ESSE CURSO…PSICOLOGIA É MINHA VIDA!!!

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRÁTIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...