Curso de Personal Stylist: Onde Fazer e Como é a Profissão?

Mudar a própria imagem ou o de amigos e clientes: este é o objetivo do curso de personal stylist.

A maioria dos cursos de personal stylist visa formar os alunos para fazer alterações em sua própria imagem, mas também na de clientes particulares ou corporativos. Em qualquer situação, o objetivo é oferecer as melhores orientações para as melhores combinações de cores e tecidos, proporcionando a harmonização do guarda-roupa e a escolha de trajes adequados para cada ocasião, tipo físico e personalidade.

Estas atividades ajudam a melhorar a autoestima e a autoconfiança, permitindo melhor desenvoltura em qualquer situação social. A segurança, como se sabe, é fundamental para um bom desempenho, seja em uma comemoração festiva, uma palestra ou visita a clientes. O curso de personal stylist individualiza a maneira de se vestir, da mesma forma que um personal trainer traça o programa de exercícios mais adequado a cada pessoa.



personal stylist

Curso de Personal Stylist

O curso de personal stylist permite que os alunos descubram as necessidades e expectativas com relação ao trajar (tanto próprias quanto as dos clientes) e identifiquem as intenções que podem estar ocultas – ou reveladas – no modo de se vestir. Em outras palavras, o personal stylist (estilista pessoal, ou consultor de imagem) traduz, no vestuário, a imagem que ele próprio ou outra pessoa pretende transmitir em cada evento de que participa.

A análise do guarda-roupa também é importante. Muitas pessoas abrem seus armários e não encontram nada adequado para vestir. Com o curso de personal stylist, um profissional pode identificar as peças que já podem ser doadas e atualizar o visual dos clientes, identificando o potencial de roupas já existentes a partir de novas combinações e sugerir a aquisição de calças, camisas, vestidos e blazers que valorizarão os muitos looks possíveis.

Para tanto, é preciso que o profissional verifique a disponibilidade financeira e principalmente a vontade de gastar com roupas. Muitas pessoas não aceitam adquirir roupas de grife por preços elevados, enquanto outras acreditam que, para estarem elegantes, precisam lotar o closet com peças caríssimas, mas desconectadas entre si. Em outros casos, peças são excelentes são perdidas em pouco tempo, por desconhecimento dos melhores métodos para sua conservação.

A maioria dos clientes insatisfeita com o seu próprio visual tem problemas de percepção do seu próprio biotipo: acham-se altas, magras ou gordas demais. Garantir a visualização adequada do próprio corpo e identificar os pontos fortes que devem ser realçados, sempre respeitando o estilo individual, é uma das principais tarefas do personal stylist.

Profissional Personal Stylist

Apesar de ser um curso livre (sem requisitos formais), em geral, as escolas só aceitam matrículas para o curso de personal stylist de alunos com 18 anos ou mais e ensino médio completo. Quem deseja se tornar profissional precisa ter um bom nível cultural, conhecimentos do mundo corporativo, criatividade e interesse pela moda.

Não adianta imaginar que os clientes serão prospectados em apenas um nicho de mercado: para obter destaque no mercado, é necessário transitar entre vários grupos, como executivos, artistas, atletas em ascensão, socialites, etc.

Outras carreiras:

O pior erro para quem pretende ser personal stylist é imaginar que poderá mudar as preferências dos clientes: ninguém impõe um estilo de se vestir para ninguém. Um estilista famoso pode desenhar seus vestidos e esperar que uma fila de clientes se forme em frente ao seu ateliê. O personal stylist atua como consultor, sugerindo ideias funcionais, sempre de acordo com as necessidades, a cada nova consulta.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *