Cursos de Moda na Itália

O país é referência em todo o mundo no setor. Fazer cursos de moda na Itália altera os rumos da carreira profissional.

Gucci, Giorgio Armani, Ermenegildo Zegna, Valentino, Dolce & Gabbana, Prada, são apenas algumas das grifes que abalam o mundo fashion com as suas coleções. A tradição italiana remonta ao século XIV, quando mercadores de Veneza, Florença e Milão passaram a trazer tecidos nobres (como a seda) do Oriente. Por isto, fazer cursos de moda na Itália é o sonho de estilistas de todo o mundo.

moda na itália



Cursos de moda na Itália enriquecem qualquer currículo. Mas a principal vantagem não é esta, mas sim conhecer profissionais de renome no setor e, quem sabe, fazer um estágio em uma Maison mundialmente conhecida. O investimento é relativamente alto – envolve traslado, moradia, alimentação, lazer, etc. (de acordo com o STB – Student Travel Bureau – cerca de 27 mil euros por um curso de nove meses com alojamento, valor a que devem ser somados os custos de viagem) –, mas quem tem condições não deve perder a oportunidade.

curso de moda na itália

Como Fazer um Curso de Moda na Itália?

Para brasileiros, a maioria dos cursos disponibilizados são de extensão e pós-graduação. Portanto, os estudantes precisam ter cursado a faculdade de Moda antes de pensar em se candidatar a uma vaga. Diversas universidades brasileiras mantêm convênio com instituições europeias; assim, o início da busca pelo sonhado curso de moda na Itália pode começar na própria faculdade, inclusive por indicação dos professores.

Mas existem também cursos de intercâmbio, com ênfase no ensino do idioma, mas focados em temas de interesse, como moda, gastronomia, arquitetura ou história da arte (a Itália é o principal berço da Renascença europeia). Um curso de moda de um mês, com estadia em casa de família (com quarto individual), meia pensão e taxa de matrícula fica bem mais barato: 2.700 euros.

curso de moda

Para a matrícula, o aluno precisa demonstrar proficiência em italiano ou, em alguns casos, inglês (algumas escolas, como o famoso Instituto Marangoni, exigem aprovação no TOEFL (Test Of English as a Foreign Language, aplicado por instituições de ensino americanas) ou o IELTS (International English Language Testing System, por escolas inglesas e australianas).

Os principais destinos para quem quer cursar moda são Milão e Florença. A primeira cidade detém há anos o título de “capital internacional da moda” (masculina e feminina) e seus cursos são destinados basicamente à alta costura. Florença, por outro lado, é sede de diversos eventos internacionais, como as feiras Pitti Immagine, que também apresentam moda casual e esportiva para homens e mulheres, inclusive prêt-a-porter.

Quem não tem recursos suficientes pode se beneficiar com cursos online. O Campus de Moda de Milão, por exemplo, disponibiliza aulas gratuitas – em italiano e inglês – em seu site (www.milanfashioncampus.it). Estudantes de moda podem incluir em sua rotina o acompanhamento destas videoaulas.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

5 comentários em “Cursos de Moda na Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *