Curso de Marcenaria: Profissão Marceneiro, Onde Fazer o Curso

O objetivo é oferecer qualificação e aperfeiçoamento para profissionais. Saiba mais sobre o curso de marceneiro.

Um curso de marcenaria, além de capacitar os alunos a uma boa profissão de forma bastante rápida, também permite o cultivo de um hobby relaxante. Marchetaria, torno, lustração e pintura são técnicas que garantem boa decoração para vários ambientes. O desenho dos móveis pode ser manual ou por softwares específicos.

É possível encontrar cursos de marceneiro presenciais e online. O Youtube, por exemplo, oferece muitos vídeos sobre a profissão, acessáveis gratuitamente. Para dominar o ofício, no entanto, o melhor é matricular-se em uma escola presencial, para acompanhar de perto a produção de móveis e outros utensílios, sempre na presença de um professor experiente.



Um curso de marcenaria permite que o aluno construa objetos em madeira, restaure mobílias e até trabalhe na fabricação de brinquedos. Os mais indicados são os que envolvem atividades eminentemente práticas.

Curso de Marcenaria

É possível encontrar cursos grátis ou obter uma bolsa de estudos. O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), por exemplo, tem uma política de gratuidade para alunos carentes. É necessário, no entanto, ter uma reserva financeira, para quem quer trabalhar como autônomo – mas também é possível encontrar bons empregos em grandes empresas. Um curso de marceneiro SENAI exige a aquisição de ferramentas, de elementos de fixação e de matéria-prima (madeiras maciças, MDF, aglomerados, lâminas, etc.).

Como se Tornar Marceneiro?

A marcenaria artesanal exige muita paciência e habilidade por parte do profissional. Móveis feitos sob encomenda demandam detalhes específicos. Um marceneiro autônomo também precisa ser empreendedor, aprendendo técnicas de gestão do negócio e atendimento ao cliente. O trabalho, porém, é altamente recompensador para profissionais talentosos.

Um marceneiro deve ser ágil, atencioso, sensível, ter boa capacidade de organização. Gostar de arte, especialmente de desenho, é uma característica importante. Ser dinâmico, ter habilidades manuais, facilidade para lidar com ferramentas e instrumentos cortantes, também são importantes para se tornar um profissional de sucesso.

Existem cursos técnicos, com grades de até 1.600 horas de aulas, e livres. Entre estes últimos, há os que permitem que o aluno faça sua própria carga horária, decida o que construir, etc. Mas é preciso ser atento e persistente para se dar bem; muitas pessoas desanimam logo nas primeiras tentativas e erros – o que definitivamente não é uma boa qualidade para quem quer se tornar um marceneiro.

Onde Fazer o Curso de Marcenaria?

curso de marcenaria

O curso de marcenaria inclui desenho técnico e artístico, noções de informática, perspectiva, figuras e sólidos geométricos, elementos de fixação, encaixes, utilização de materiais alternativos (como vidro, acrílico, plásticos, metais, pedras, etc.), redução do impacto ambiental, lixamento, massas reparadoras, preparação para bases, acabamento final, vernizes e tintas, eletricidade, instrumentos de medição, processos de produção, formação de preços, desenho assistido por computador (CAD) e as ferramentas da prática profissional: bancada de marceneiro, formão, lima e grosa, riscador, suta, metro articulado, régua, compassos, esquadros, furadeiras, pincéis e espátulas, colas, vernizes e impermeabilizantes, graminho, plainas, chaves de fenda, serrotes, etc.

Quanto ganha um marceneiro?

Um marceneiro em início de carreira, trabalhando em uma oficina de móveis planejados, ganha em média R$ 2.000 nos Estados das regiões Sul e Sudeste, onde se concentram a maioria das opções de trabalho.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *