Curso de Marcenaria Gratis

Cursos Gratuitos // Cursos Técnicos // Curso de Marcenaria Gratis



A marcenaria é uma das profissões mais antigas do mundo. Veja onde aprender grátis.

Transformar madeira em móveis e acessórios: esta é a rotina do profissional de marcenaria. A profissão é mais antiga do que a escrita, mas vem se tornando cada vez mais sofisticada e, por isto, quem pretende se iniciar nesta arte – ou manter-se atualizado em suas técnicas – precisa estudar sempre. Para os iniciantes, e também para os amadores que querem apenas desenvolver um hobby para os fins de semana, existem muitos cursos de marcenaria grátis.

É possível baixar apostilas completas sobre as técnicas de marcenaria e também assistir a diversos vídeos com o passo a passo das atividades mais comuns da profissão. As apostilas são importantes porque relacionam as ferramentas necessárias, os tipos de material que podem ser trabalhados, etc. Com as ilustrações, o aprendizado fica mais fácil e os vídeos complementam as informações, além de propor atividades práticas.

curso de marcenaria

Publicidade

Curso Gratuito de Marcenaria

Uma das apostilas sobre marcenaria mais completas está disponível no link http://bit.ly/cursodemarcenaria, que ensina a perfurar a madeira, entalhar, folhear (inclusive com fórmica), encurvar a madeira, unir com cravo (ou pino), malhete e espigão, traçar e marcar a madeira, trabalhar com aglomerado, colar, tingir e chamuscar, lixar, construir gavetas, marchetar, cavilhar, além de diversas uniões de peças de móveis.

No Youtube, é possível acompanhar vários vídeos explicativos, com a demonstração das diversas técnicas de marcenaria. Certamente, estes recursos são dedicados especialmente para quem quer trabalhar na área, mas são úteis também para os amadores.

Há cursos bastante acessíveis (a partir de R$ 30,00) em diversos sites, mas é preciso pesquisar bem. Portais como Curso Gratuito Online oferecem curso de marcenaria e carpintaria online, que ensina como cortar placas em MDF, como fazer racks, gavetas, prateleiras, além de técnicas como planar, filetar, refilar, limar, furar e montar os móveis. É preciso fazer o cadastro no site para poder se matricular.

A partir do momento em que o profissional já domina algumas técnicas – e a marcenaria, muitas vezes, é uma profissão passada de pai para filho e, assim, ao chegar a idade de trabalhar, o jovem já conhece muito desta arte –, é preciso encontrar cursos mais sofisticados. Existem opções presenciais e online para quem quer se especializar. Os cursos de marcenaria no Brasil são considerados livres e, desta forma, cada escola decide o conteúdo, carga horária, formas de avaliação etc. Existem cursos técnicos de movelaria (construção de móveis) e até pós-graduações de design de móveis.

curso de marcenaria

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – oferece os cursos de marceneiro, marceneiro tapeceiro e construtor de móveis. Os alunos devem ter entre 14 e 24 anos incompletos (com exceção dos portadores de deficiência, para quem não há teto de idade). É preciso acompanhar o site da entidade para verificar a abertura do processo seletivo. O SENAI oferece bolsas de estudos para estudantes carentes.

A marcenaria é uma profissão que utiliza a madeira como matéria prima. Antigamente existiam muitos profissionais no ramo que não tinham sequer um diploma de conclusão de curso por a profissão ser passada de pai para filho e assim sucessivamente. A habilidade de modelar madeira muito mais do que uma profissão é uma arte, uma tradição que existe há muito tempo e que ainda está se aperfeiçoando muito.

Curso de Marcenaria Gratis

Curso de Marcenaria Gratis

Hoje em dia é crucial que o profissional da marcenaria tenha um diploma ou alguma atribuição, pois cada ano que se segue o mercado está ficando mais exigente e competitivo. Qualquer atributo que se tenha será um grande diferencial na hora de atrair e conquistar os compradores.

Um trabalho bem desempenhado é a certificação de que o cliente de hoje será o de amanhã, porque nessa área agradar é algo precioso, caso alcançado, isso certamente, trará tantos outros admiradores da sua arte gerando cada vez mais dinheiro ao profissional que o realiza.

Na marcenaria além de se trabalhar com a madeira bruta, cada vez mais, têm-se visto o profissional trabalhando no ramo da restauração. Existem muitos cursos de marcenaria oferecidos nesse setor, sendo que o projeto é dividido em dois planos: Restauro de mobiliário antigo e construção de brinquedos artesanais.

móveis planejados marcenaria

O projeto que viabiliza a produção de brinquedos tem como objetivos: re-incluir esse tipo de material ao cenário comercial, fazer um estudo de suas técnicas construtivas como também ensinar o aluno a se tornar um marceneiro de sucesso.

Já o projeto de restauro de móveis tem como objetivo ensinar o aluno a fazê-lo, utilizando materiais antigos sem valor histórico para remodelar e assim criar novos produtos com altos valores comerciais

+ Confira também: Curso de Marcenaria SENAI

Para se inscrever no curso não há necessidade de conhecimento prévio, e são oferecidos pela Instituição Pró-memória. Caso você não possa participar das aulas, existem outros cursos que oferecem um ensino à distância, com oito filmes em DVD, totalizando doze horas de material didático. Existem muitos vídeos disponibilizados no Youtube, ensinado a arte da marcenaria gratuitamente.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Técnicos Tags: , , , , , , curso de marcenaria gratis, curso de marcenaria download, curso de marcenaria senai, curso marcenaria gratis, curso de marceneiro gratis
Comente no Facebook

7 Comentários sobre "Curso de Marcenaria Gratis"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. wilker disse:

    Quero fazer esse curso.

  2. glauria disse:

    Sou costureira, mas meu esposo comprou uma marcenaria portátil que serra, topia fressa e muito mais, e já começamos a nos divertir cortando algumas madeiras, no entanto gostaria de aprender técnicas e fazer algo mais, do que simples prateleiras muito obrigada. Gláuria

  3. Luiz Barretto disse:

    Como eu faço pra fazer esse curso de marcenaria?
    Obrigado

  4. Daniel disse:

    Como faço para Participar desse Curso ?

  5. tatiannerodriguespqt@hotmail.com disse:

    eu e o meu marido queremos fazer este curso de marcenária gratuitos

  6. NOILTON OLIVEIRA disse:

    gostaria muito receber informações sobre o curso de macenaria

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...