Curso de Jornalismo

O profissional de jornalismo coleta dados e informações em transforma-os em notícia.

O curso de Jornalismo é de nível superior, regulamentado e reconhecido pelo Ministério da Educação, mas o exercício da profissão não é restrito aos graduados em Comunicação Social. Desde 2012, não é mais obrigatória o diploma para atuar como jornalista.

Mesmo assim, o curso continua bastante concorrido e, graças à formação humanística conferida pelas boas instituições de nível superior, com aulas de história, sociologia, psicologia, etc. (além das específicas para a comunicação), os concluintes deixam a faculdade com sólida bagagem cultural.

Publicidade

jornalista no brasil

A vivência profissional em jornais, revistas, emissoras de rádio e TV e sites (o ciberjornalismo, ou jornalismo online) é fundamental para obter destaque no mercado de trabalho. O trabalho de investigação, coleta e análise de dados, produção de reportagens, entrevistas e artigos ganha densidade e qualidade, concorre para a formação geral e transforma “focas” – os iniciantes – em jornalistas respeitados nos diferentes meios sociais – político, econômico, jornalismo esportivo, artístico, cultural, etc. No entanto, é importante que o futuro jornalista seja naturalmente dotado de curiosidade, senso crítico, capacidade de expressão de domínio da língua portuguesa (mesmo para trabalhar em noticiários televisados).

Curso de Jornalismo Online

Através do curso de jornalismo online, você entenderá como funciona o jornalismo na internet e aprenderá a redigir matérias online. Confira:

curso de jornalismo

Como é Fazer Jornalismo?

O curso de Jornalismo tem geralmente duração de oito semestres. Com o avanço da computação gráfica e da internet, os estudantes precisam conhecer também softwares de diagramação e tratamento de imagens, para participar da edição final do produto: a informação mais bombástica, verdadeiro “furo” jornalístico, pode não se transformar em “notícia”, se a abordagem e a apresentação não forem atraentes.

Os estudantes podem se especializar também em fotorreportagem e videorreportagem. Para tanto, é preciso aprofundar-se na captação de imagens. A maior parte das faculdades de jornalismo conta com aulas de fotografia e laboratórios para revelação e ampliação, bem como para a edição de vídeos.

jornalista

Grandes jornais e redes de emissoras de TV organizam cursos para recém-formados em Jornalismo. As vagas são abertas também para economistas, sociólogos e áreas afins, além de serem selecionados alguns poucos autodidatas, uma excelente porta de entrada para o mercado de trabalho. No entanto, vale lembrar que grandes profissionais brasileiros, como Mino Carta (editor da revista “Carta Capital”) e Ricardo Boechat (premiado jornalista âncora do “Jornal da Band”, da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão) não possuem nível universitário.

Existem também cursos rápidos de jornalismo, inclusive gratuitos e online. Eles são úteis para complementar a formação de estudantes de comunicações, mas também para quem pretende organizar um jornal de bairro ou de uma cooperativa. Estes cursos apresentam noções do universo jornalístico: organização de pautas, uso do computador (e periféricos), uso da internet para pesquisa, produção de gráficos para facilitar a compreensão do texto ou vídeo apresentado.

Outros sites oferecem cursos para recém-formados: são técnicas de redação, fotografia, plataformas multimídia, nichos do jornalismo (política, cultura, criminal, etc.). Estes cursos enriquecem o currículo e ampliam as ferramentas de trabalho do novo profissional. Por fim, o domínio de outros idiomas (especialmente inglês e espanhol) é fundamental no mundo jornalístico.

O curso de Jornalismo permite que os estudantes conheçam todos os assuntos relacionados a divulgação de informações, sejam elas notícias ou sejam elas fatos pontuais.

+ Confira também: Melhores Cursos de Jornalismo do Brasil

O mercado para o profissional dessa área é bastante amplo, com oportunidades diversas em setores como: rádio, televisão, jornal e assessoria de imprensa. Quanto a ofertas de emprego, o mercado está bem saturado, pois milhares de estudantes se formam todos os anos. Porém sempre há espaço para profissionais bons: o ideal é que o estudante faça estágios e desenvolva contatos com outras pessoas que já estão no meio. Assim fica mais simples conseguir uma colocação.

jornalismo

Curso de Jornalismo

Para se dedicar ao Jornalismo, é necessário que o aluno goste muito de ler assuntos diversos em todas as áreas do conhecimento. Quanto mais informado e quanto maior a bagagem, melhor. Facilidade de comunicação e empatia também são habilidades essenciais, pois irão auxiliar muito positivamente o desenvolvimento dos trabalhos na área.

O curso tem duração média de 4 anos e é formado por disciplinas das ciências humanas como: português, redação, história, sociologia e filosofia. Possui também administração, informática e estatística. Há universidades públicas e privadas que oferecem o curso de Jornalismo. Normalmente, o ingresso é por concurso vestibular e a competição pelas vagas é bastante acirrada.

Entre as universidades públicas que oferecem o curso de Jornalismo estão: Universidade de São Paulo – USP, Universidade do Estado de São Paulo – UNESP, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Entre as particulares, estão a Pontifícia Universidade Católica – PUC e a Universidade Paulista – UNIP.

Quais são as melhores faculdades de jornalismo? Clique aqui e confira!

Se você pretende estudar jornalismo, saiba que tem que se preparar para competir desde o ingresso no Ensino Superior até a obtenção e manutenção de um emprego satisfatório.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

13 comentários em “Curso de Jornalismo

  1. OLA GOSTARIA DE SABER SOBRE O CURSO DE JORNALISMO COMO É E SE DEPOIS DE FORMADO SERÁ RECEBIDO UM DIPLOMA EU GOSTARIA DE FAZER O CURSO .

  2. gostaria de saber,como é aplicada as matérias do curso de jornalismo.pois sou fascinado com a literatu
    ra.como fazer o curso online.quais são o material
    didático para fazer o curso.

  3. eu tambem gostaria de saber sobre o curso de jornalismo se depois do término do curso ja posso atuar como jornalista.e como é feito esse curso quais as exigencias do curso comosão feita as matriculas.

  4. Boa tarde! Já tenho minha unscrição de jornalista e gostaria de fazer cursos atualizados ou seja reciclar meus conhecimentos,e gostaria que fosse gratis e online com certificado. Agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>