Curso de Gestão Empresarial: Onde Fazer, Existe Curso Online?

São indicados especialmente para quem está começando um negócio. Conheça os cursos de gestão empresarial.

Quando uma empresa é inaugurada, são muitos os fatores que interferem em seu sucesso ou fracasso. Apenas dominar determinada profissão – como web design, costura ou confeitaria, por exemplo – não é suficiente para se destacar no mundo dos negócios. É preciso conhecer técnicas de negociação, vendas, capital de giro, contabilidade, administração de pessoal, etc. Estas técnicas são o conteúdo dos cursos de gestão empresarial.

O curso universitário, também chamado de Processos Gerenciais, é uma graduação tecnológica presente em várias instituições de nível superior. Existem cursos de gestão empresarial online e presenciais. A Fundação Getúlio Vargas (www.fgv.br), por exemplo, oferece diversos cursos de atualização e MBA, tais como Elaboração de Projetos de Consultoria, Estratégia de Empresas e Gestão de TI. A GV online está presente em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Algumas atividades dos cursos exigem a presença dos alunos em sala de aula.



Curso de Gestão Empresarial

gestão empresarial

Os cursos de gestão empresarial do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas são mais rápidos, destinados especialmente para empreendedores com até dois anos de atuação no mercado.

Cursos universitários

A graduação em Gestão Empresarial, geralmente cursada em seis semestres, prepara profissionais para elaborar e implantar planos de negócios, a partir de técnicas de administração para orientar processos de comercialização, suprimento, movimentação de materiais e gerenciamento dos recursos financeiros e humanos.

Os tecnólogos em Gestão Empresarial podem atuar em seus próprios negócios (indústria, comércio, turismo e auditorias), na continuidade e modernização de empresas familiares, em pequenas e médias empresas, no setor público, em cooperativas e organizações não governamentais. Após a conclusão, é possível especializar-se em extensões universitárias e pós-graduações lato sensu.

Algumas faculdades oferecem o treinamento em ERP (enterprise resource planning, ou planejamento dos recursos da empresa) juntamente com o curso de Gestão Empresarial. Trata-se de um sistema eletrônico de administração que integra as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais.

curso de gestão empresarial

Existe Curso Online de Gestão Empresarial?

Sim. Segue a relação de alguns cursos na área de gestão empresarial ministrados de forma online:

Para quem iniciou um empreendimento recentemente (ou pretende iniciar nos próximos meses) pode recorrer a diversos cursos online. A escola virtual Cursos 24 Horas, por exemplo, disponibiliza muitos cursos de gestão empresarial, como Administração Contábil e Financeira, Chefia e Liderança, Departamento de Pessoal, Empreendedorismo, Gestão da Qualidade, de Compras e de Projetos, etc.

São cursos entre 30 e 80 horas de aulas, que são pré-gravadas e, por isto, podem ser acessadas imediatamente após a matrícula. Os alunos decidem o ritmo do aprendizado e contam com material didático e apoio de professores especializados.

O SEBRAE mantém o curso de Gestão Empresarial integrada, com duração de 30 dias. O conteúdo programático aborda a contextualização de uma empresa no mercado, satisfação do proprietário, expectativas dos colaboradores, fornecedores e clientes, estratégias de competitividade, aspectos motivacionais e excelência empresarial, entre outros temas.

Os cursos do SEBRAE são gratuitos, mas é necessário se cadastrar no site, também sem nenhum ônus. Os cursos de gestão empresarial do Serviço englobam empreendedorismo, recursos humanos, planejamento, finanças, organização, leis e normas, mercado, cooperação e inovação. O SEBRAE também oferece oficinas pelo celular, dicas, jogos, minicursos e vídeos de qualificação.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *