Curso de Gastronomia Gratis


Um curso de gastronomia é uma boa oportunidade para obter uma profissão em alta no mercado. Há opções grátis.

Gastronomia é uma profissão que abrange o preparo de alimentos e bebidas – da escolha dos ingredientes à apresentação final – e a gestão dos espaços em que as refeições podem ser degustadas (bufês, restaurantes, lanchonetes), inclusive noções de estoque, acondicionamento, controle de qualidade, etc. Existem cursos grátis, mas o bom profissional deve estudar sempre. Há opções em cursos livres, técnicos e de graduação.

curso de gastronomia

Publicidade




Curso de Gastronomia Grátis

O profissional de gastronomia domina as técnicas de segurança alimentar, combinação de aromas e sabores, planejamento de cardápios e pode atuar em empresas alimentícias (catering, para fornecimento de refeições para eventos e voos comerciais) e até em hospitais, ao lado do nutricionista, já que os pacientes têm limitações e exigências específicas. Quem gosta de cozinhar pode escolher um curso grátis de curta duração (existem inclusive cursos online) e, se entender que pode seguir se especializando.

Vale lembrar que existem restaurantes bastante valorizados, além de banqueteiros requisitados para as festas mais sofisticadas. O dia a dia do profissional de gastronomia (como o da maioria das demais profissões), no entanto, é bastante árduo: são horas em pé, entre o frio da câmara frigorífica e o calor dos fogões e fornos, muitas vezes entremeados por reclamações de clientes insatisfeitos.

curso de gastronomia

Cursos e Faculdade de Gastronomia

Existem vários sites que disponibilizam receitas de doces e salgados, inclusive nas redes sociais. Mas não são exatamente cursos de gastronomia, apenas de culinária. Quem quer se especializar na área precisa conhecer os utensílios e equipamentos usados na copa e cozinha, uniformes, um pouco da história da alimentação, etc.

+ Veja também: Curso de Culinária Gratis

Além disto, é preciso conhecer as diferentes profissões da área: auxiliar, cozinheiro, chefe de cozinha, técnico em gastronomia, gastrólogo (profissional de nível superior), além do pessoal auxiliar: maître (o chefe do salão do restaurante), sommelier (especialista em vinhos), garçom (responsável por servir os clientes), cumim (auxiliar do garçom) e bartender (responsável por preparar e servir as bebidas).

O SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – oferece diversas opções de cursos de gastronomia. São cursos pagos, mas a entidade possui um programa de bolsas de estudo para alunos carentes (PSG – Programa SENAC de Gratuidade).

Em São Paulo, o Curso de Gastronomia SENAC, que aborda os principais métodos de cozimento, cortes de carnes, aves e peixes, preparo de massas e saladas, higiene e manipulação de alimentos e técnicas de gestão do negócio (ética, compras, estoque, etc.).

O curso técnico em Gastronomia é oferecido em diversas escolas públicas (as ETEs) e particulares. É possível obter uma bolsa de estudos através do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Trabalho). A legislação varia de Estado para Estado, mas em geral tem duração de dois anos e o pré-requisito é ter concluído o 1º ano do ensino médio.

Em nível superior, são oferecidos bacharelados e graduações tecnológicas em gastronomia. No primeiro caso, os alunos estudam a estrutura dos alimentos, microbiologia, história da culinária, gastronomia e cultura, etc. Nas graduações tecnológicas, o ensino é mais objetivo, permanecendo praticamente nas técnicas de preparo de alimentos e gestão de negócios. Não há cursos gratuitos, mas os estudantes carentes podem solicitar bolsas de estudos através do PROUNI (www.prouniportal.mec.gov.br) ou o financiamento, pelo FIES (www.sisfiesportal.mec.gov.br).

curso de gastronomia

É um erro muito comum pensar que no curso de Gastronomia o aluno apenas cozinhará todo tempo, isto porque os pré-requisitos básicos para quem deseja ser um grande chef de cozinha é ser criativo e inovador, mas para ser inovador e criativo é preciso estudar bastante e conhecer muito bem não só os alimentos como também a história da gastronomia, para poder reinventar sabores e criar novas sensações gastronômicas.

Outros requisitos importantes são gostar de cozinhar e ter muita  resistência para agüentar ficar de pé enquanto cozinha e aguentar o calor do fogão que contrasta com o frio do frigorífico. Observa-se então que tal profissão não é tranquila, exigindo assim muito amor e uma vontade real de exercê-la.

Curso de Gastronomia

Curso de Gastronomia

Geralmente os cursos de gastronomia são voltados para a parte tecnológica, tendo assim uma duração mais curta que enfatiza o conhecimento técnico. Durante o curso o aluno aprenderá a escolher alimentos, formas de higienização dos mesmos, como prepará-los das mais diversas formas, criar apresentações interessantes para os pratos, como também o estudante será preparado para lidar com problemas do dia a dia em seu trabalho, criar cardápios e escolher vinhos.

Devido ao aumento considerável do número de restaurantes que abriram em todo país é cada vez mais necessária a contratação de profissionais especializados no campo gastronômico. E para ter mais um diferencial no currículo é importante se especializar, fazer cursos técnicos diversos para adquirir conhecimento e experiência na área.

Observa-se que cerca de 90% dos alunos que se formam no curso saem dele empregados, muitos com mais de uma oferta de trabalho, isto devido ao aquecimento no mercado (que realmente está precisando de profissionais que estão em falta), tendo um salário inicial girando em torno de R$ 1.500.

faculdade de gastronomia

Quem tem habilidade com fogões e panelas pode ganhar um bom dinheiro vendendo doces e salgados. Veja como conseguir uma renda extra trabalhando em casa e vendendo salgados e doces… Continue lendo sobre “Trabalhe em casa cozinhando, venda salgadinhos, refeições e congelados

Portanto, para ser um grande chef é preciso investir em si mesmo e ter muito amor pelo que faz.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

42 comentários em “Curso de Gastronomia Gratis

  1. o curso de gastronomia é fascinante, sempre gostei de cozinhar, por isso esse curso pode me dar uma dimensão do que é esse universo.

  2. gostaria de saber se posso fazer o curso, pois tenho 13 anos e adoro cozinhar, comecei a ter interesse aos 8 anos.E também como faço o curso gratuito.

  3. Eu sou garçom de eventos,e gosto de fazer saladas , petiscos em geral e gostaria de fazer um curso de gastronomia para um dia ser um grande CHEF.
    26 de julho de 2012 às21:53

  4. Amo culinária, meu sonho é ter condições financeira para fazer um curso de gastronomia,nem que isso seja a última coisa que faço, afinal nunca é tarde pra estudar… Adoraria que tivesse uma instituiçao que desse esse curso a distancia gratis…

  5. Tenho 11 ano e quero fazer faculdade de gastronomia e quero saber quantos anos são para fazer essa faculdade . E como eu posso fazer esse curso gratis online ?

  6. Hoje o que mais gosto de fazer é cozinhar, trabalho em um restaurante gourmet atualmente, gostaria muito de fazer um curso de gastronomia grátis a distância, fazer esse curso é uma realização de um sonho…

  7. Favor gastaria de saber se posso estudar gastronomia a distancia? e me diga como e onde tenho algum conhecimento na area e quero aprender mais me ajuda grato

  8. Quero montar um restaurante para turistas de preferência no litoral mas para isso presiso aprender a fazer pratos que não venham a disperdiçar comida, ja trabalhei com meus pais quando eles tinham restaurante mas era só prejuizo, faziamos um monte de comida as vezes era tudo vendido e as vezes não o movimento era muito instavel, sei cozinhar bem mas não tenho pratica como empreendedor como fazer para não desperdiçar e obter lucro fazendo pratos práticos funcinais e viaveis. Me ajude se puder

  9. sou apaixonada por cozinha,adoro cria pratos diferentes e coloridos,trabalho a 21 anso de cozinheira na mesna casa,gostaria muito de fazer o curso de gastronomia para crescinemto profissional,moro no df onde faço a escriçao para o curso gratuito.obrigada

  10. Gostaria de saber quando e como posso me matricular neste curso,pois amo cozinha e gostaria de trabalhar nesta área. Desde já agradeço; Ana Paula

  11. Gosto muito de cozinhar, e gostaria de me especializa em tecnologia em gastronomia. como faço para me inscrever neste curso online e gratis. abrigada; Gilvania

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>