Curso de Fisioterapia – Salário, Faculdade e Informações

Fisioterapia é um curso de nível superior que forma profissionais para atuar em equipes multidisciplinares, visando à recuperação da saúde.

A fisioterapia é a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos para a prevenção e tratamento, por meio de recursos físicos. O fisioterapeuta estuda, diagnostica, previne e trata distúrbios funcionais de diversos sistemas do organismo humano. Para tanto, utiliza recursos como os movimentos corporais, irradiações e correntes eletromagnéticas, ultrassom, etc., para otimizar o funcionamento de órgãos e membros.

Curso de Fisioterapia



Curso de Fisioterapia

O fisioterapeuta trabalha sempre em consonância com médicos e enfermeiros e, em alguns casos, com outros profissionais, como terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais. O objetivo não é apenas a reabilitação física, mas, sempre que possível, a plena reintegração do paciente às suas atividades pessoais, familiares e profissionais.

Os cursos são presenciais ou a distância, mas, nesta última modalidade, a frequência em sala de aula é de no mínimo duas vezes por semana, porque a carga de atividades práticas em Fisioterapia é bastante ampla. Para exercer a profissão, é necessário o registro no CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). Os cursos de Fisioterapia são oferecidos por instituições públicas e privadas e geralmente têm duração de oito semestres.

Curso de Fisioterapia

Faculdade de Fisioterapia

O candidato ao curso de Fisioterapia precisa aliar dois interesses: o gosto pelas ciências biológicas e a capacidade de inter-relacionamento pessoal. O currículo abrange aulas de anatomia, citologia, fisiologia, embriologia, farmacologia, neurociências, genética, imunologia, histologia, cardiologia, pneumologia, pediatria, hebiatria, urologia, ginecologia, neurologia, geriatria, ortopedia e traumatologia, reumatologia, oncologia, etc.

O aluno também é exigido em questões mais técnicas, como biomecânica, biofísica, bioquímica e cinesiologia. Na área de humanas, os alunos também estudam antropologia, ética, sociologia e deontologia.

Salário de Fisioterapeuta

Na área clínica, o fisioterapeuta atua em conjunto com médicos clínicos e cirurgiões, principalmente na cardiologia, pneumatologia, ortopedia e traumatologia e cirurgia plástica etc. A partir do diagnóstico realizado pela equipe médica, avalia o paciente e planeja o tratamento.

Na prevenção, o fisioterapeuta atua no planejamento e aplicação de métodos de intervenção, por exemplo, na preparação de atletas ou no planejamento de aulas de Educação Física.  Pode trabalhar também em avaliações ergonômicas, para avaliar as condições de trabalho em empresas, fábricas, etc.

O fisioterapeuta também pode tornar-se um pesquisador de novos recursos, métodos e técnicas relacionados ao seu campo de atuação, para contribuir com o aprimoramento técnico e científico da profissão. Com títulos de pós-graduação, pode lecionar em faculdades.

O salário inicial de um fisioterapeuta é de R$ 1.700, de acordo com o CREFITO-SP.

+ Leia também: Curso de Quiropraxia

____________________


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *