Curso de Estilista – Estilismo e Moda

Cursos Gratuitos // Cursos de Faculdade // Curso de Estilista – Estilismo e Moda



Quem tem criatividade e gosta do mundo da moda pode obter uma carreira de sucesso, fazendo um curso de estilista.

“A moda está na moda”. Em todas as estações, surgem novas tendências sobre o que fará sucesso. O Brasil, com seus milhões de quilômetros de praia e Sol durante dez meses a cada ano, as coleções de praia e esportivas fazem grande sucesso, deixando espaço, no entanto, para os trajes sociais e também para a alta costura. Pessoas originais, que curtem o mundo fashion, podem se dar bem nesta área, mas é preciso lapidar o diamante bruto. Ideias, conceitos e pesquisas serão mais bem explorados com a realização de um curso de estilista.

Estilismo

Curso de Estilismo e Moda

O estilista é o profissional que cria coleções de roupas e acessórios. Ser estilista não é apenas desenhar modelos, mas criar um vestuário adequado ao seu público alvo, identificando, além de novas formas, cores e texturas, as necessidades de cada nicho social. É o caso, por exemplo, de quem está desenhando para a nossa classe média brasileira, que tem mais dinheiro para consumir e necessidades diferentes.

Publicidade

Quem pretende dedicar-se a esta área precisa conscientizar-se de que o trabalho não se resume a passarelas e capas de revistas: os momentos luxuosos são apenas o ápice de um processo que demanda várias horas de pesquisa e produção. O estilista também pode cuidar de questões administrativas, como custos, controles de qualidade e política de vendas.

As alternativas para quem quer se tornar estilista

Para quem quer fazer carreira como estilista, há várias opções, desde cursos livres até os de nível superior. Nos cursos livres, há opções em quase todas as grandes cidades do país e também cursos a distância, ministrados pela internet. Numa rápida consulta, foram encontradas dezenas de cursos de estilista, com preços a partir de R$ 50.

O YouTube disponibiliza diversos vídeos para quem está interessado. Assisti-los é uma boa alternativa para quem quer conhecer melhor as atividades realizadas pelo estilista e os requisitos necessários, antes de decidir-se pela matrícula num curso.

Entre outras escolas técnicas, o SENAI e o SENAC oferecem cursos de estilista em várias de suas sedes. Para matricular-se, é preciso ter concluído o 1º ano do ensino médio. São cursos de média duração, com 800 horas/aula em média. O curso aborda, entre outros temas de estudo, desenho e ilustração de moda, pesquisa de moda e comportamento, pesquisa de mercado, criação de peças de vestuário, planejamento do processo de produção, conceitos de marketing e vendas, técnicas de empreendedorismo, gestão e comercialização.

+ Confira: Curso de Moda – Design, Faculdade, Técnico e Informações

Além destes módulos, os alunos também estudando preservação ambiental, para utilização de materiais sustentáveis, realizam visitas técnicas a indústrias têxteis, lojas de roupas e entram em contato com profissionais de moda, durante encontros promovidos pelas escolas. Informática aplicada à moda, inclusive com aulas de programas de desenho, completam a grade curricular do curso.

Diversas faculdades e centros universitários, particulares e públicas, oferecem o curso de estilista, que podem ser feitos em graduações tecnológicas, mais rápidas, ou em bacharelados, com duração de quatro anos. Os alunos dedicam-se às mesmas áreas de estudo relacionadas no nível técnico, mas aprofundam seus conhecimentos em psicologia, sociologia e antropologia, para conhecer melhor as necessidades e desejos de seus futuros clientes, já que a moda não é apenas a criação de roupas: faz parte de um processo cultural que vem se desenvolvendo há milênios.

A profissão é reconhecida pelo MEC como de nível superior, mas muitos cursos ainda estão sendo regulamentados. Antes de se inscrever para o vestibular, é preciso consultar o site do ministério para conhecer a situação do curso, cujo nome oficial é Design e Gestão de Moda.

Estilista

O mercado de trabalho para estilistas

O trabalho do estilista não se resume ao design de moda. Ele também pode desenvolver padrões e estampas para a indústria têxtil, efetuar projetos e realizar montagens de vitrines, showrooms, estandes e exposições, criar e desenvolver tendências de moda para determinar o estilo das novas coleções, trabalhar no setor de marketing de empresas ligadas à moda, fazendo pesquisas sobre o comportamento do mercado e elaborando estratégias de lançamento de novas tendências e desenvolver produtos ligados ao segmento da moda.

O estilista atua em confecções, tecelagens, malharias, fiações, magazines, criação de figurinos para teatro e televisão. Também pode montar seu próprio ateliê, mas isto não é comum no início da carreira. A indústria da moda está em expansão, o que garante boas opções de inserção do mercado.

Curso de Estilista Online



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...