Curso de Direção Defensiva

A direção defensiva ou condução defensiva se refere ao conjunto de medidas e métodos usados para prevenir ou diminuir as consequências causadas pelos acidentes de trânsito. Tudo o que se aprende em um curso de direção defensiva parte do pressuposto de que todo o acidente de trânsito advém de uma falha humana que esteja relacionada à negligência, imprudência ou imperícia.

Nesse contexto, o curso de direção defensiva é obrigatório para todo o motorista que pretende obter ou renovar sua habilitação de condutor, desde 2004 no Brasil, em favor de sua atuação com um elemento ativo na alteração ou no extermínio de situações que possam vir a ocasionar acidentes de trânsito.

direção defensiva



Curso de Direção Defensiva

Na grade curricular do curso de direção defensiva, cinco princípios estão definidos: o conhecimento, que se aplica às leis de trânsito, ao veículo e seus equipamentos de transporte, às condições adversas com as quais o condutor pode se deparar ao dirigir; o outro princípio frisado é o da atenção, que se refere ao estado de alerta do motorista a tudo o que lhe circunda enquanto está no trânsito; o princípio da previsão, com o qual o condutor está apto para antever situações e saber agir na iminência delas; há também o pressuposto da habilidade, referente à destreza do condutor para uma direção adequada do veículo e, por último, a ação, que habilita o condutor para agir defensivamente na direção do veículo.

O curso de direção defensiva é parte integrante da legislação teórica das autoescolas e dos cursos de reciclagem e de renovação da carteira nacional de habilitação. Com o intuito de melhorar o desempenho e habilidade de dirigibilidade do condutor, assim como ensina técnicas para fazer a previsibilidade de risco mediante o erro de outros motoristas, das condições adversas que lhe cercam, antecipando-se na prevenção de acidentes e sabendo como agir após uma ameaça ou situação real de acidente de trânsito.

Em linhas gerais, o curso de direção defensiva contempla tópicos que conceituam a direção defensiva; apresenta as principais estatísticas de acidentes ocorridos e as principais causas dos mesmos; o curso frisa ainda a conduta segura versus a conduta de risco e aponta questões referentes ao uso de álcool e de drogas em sua relação com acidentes de trânsito. As matérias conceituam os tipos de colisões e como evitá-las; trata das distâncias de segurança e espaço de frenagem adequado; atenta para os cuidados com a checagem das condições do veículo, entre outros tópicos contemplados durante o curso de direção defensiva e que são de fundamental importância para os condutores.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *