Curso de Defesa Pessoal

Cursos Gratuitos // Cursos // Curso de Defesa Pessoal



Se você você já passou por alguma situação de roubo ou perigo sob ameaça de algum marginal, com certeza você sentiu aquela sensação de incapacidade. A utilização de agressão física ou verbal para apropriar-se de algo vem crescendo cada vez mais em nossa sociedade e isso é um fato lamentável. Mas o que podemos fazer para evitar que aconteça com nós esse tipo de ação? Bom, recomendamos o curso de defesa pessoal.

Com o aumento do índice de violência desenvolveu-se, a partir de certos tipos de luta, um modo de reagir a alguns tipos de assaltos, esse conjunto de “técnicas” específicas são chamadas de defesa pessoal.

Curso de Defesa Pessoal

Curso de Defesa Pessoal

A defesa pessoal, também conhecida como auto defesa, é uma soma de golpes advindos de várias artes marciais, (especialmente do Hapkido, uma arte marcial coreana) que consistem em evitar, ou mesmo resistir, a diversos tipos de “ataques” que uma pessoa possa vir a sofrer. Porém a inovação do curso de defesa pessoal é a adaptação para que pessoas comuns e sem nenhuma iniciação nas artes marciais possam aprender e se defender efetivamente.

Publicidade

Além do Hapkido o curso de defesa pessoal ensina a utilização de outros golpes de outras artes marciais como Judô, Aikido, Jiu Jitsu e Karatê. A utilização dessas artes marciais tem uma explicação lógica: nos métodos dessas lutas dá-se mais valor às técnicas do que à própria força do lutador, a estratégia do golpe é muito mais importante do que a força que se usa para aplicá-lo. Os golpes são, em sua grande maioria, em locais estratégicos no corpo do oponente, golpes que não exigem força, mas sim um saber aplicar.

Defesa Pessoal Feminina

Krav Magá

Por esse motivo o curso de defesa pessoal é tão procurado por pessoas de todos os sexos, idades e classes sociais; tanto por homens que querem defender-se de possíveis abordagens indesejadas como assaltos na saída do trabalho, quanto por mulheres que querem evitar surpresas desagradáveis como um roubo ou mesmo uma tentativa de estupro, provando assim que os golpes exigem mais técnica que força.

Há depoimentos que comprovam a eficácia do curso de defesa pessoal, os quais pareceriam duvidosos a quem não tem contato com a auto defesa. Há casos de executivos que evitaram terem roubadas suas maletas por causa da eficácia da defesa pessoal, ou ainda mais, mulheres que conseguiram até mesmo imobilizar assaltantes e conseguiram se livrar de um roubo ou coisa pior.

Defesa Pessoal

Segurança Pessoal e Auto Defesa

É necessário relatar que nesses casos o curso de defesa pessoal é oferecido ao público civil, ou seja, que tenha a intenção de defender-se de ataques inesperados. Há também a defesa pessoal militar que é mais elaborada e aplicada apenas em casos de necessidade extrema por militares experientes, nesse caso o militar poderá usar de armas de defesa pessoal.

Uma das prioridades do curso defesa pessoal é a primazia pelos golpes que não ultrapassem o limite da legítima defesa, ou seja, a questão principal da auto defesa é o que o próprio nome indica: apenas defender-se e nunca atacar, fator que a diferencia de diversos outros tipos de artes marciais, as quais tem como prioridade não defender-se mas sim atacar.

Quando não usar a Defesa Pessoal ?

É muito importante dizer que o curso de defesa pessoal tem como prioridade destacar a importância que se dá à manutenção da vida em primeiro lugar, ou seja, em casos extremos como por exemplo: em um assalto a mão armada prioriza-se a vida da vítima, pois mesmo havendo algumas técnicas de desarmamento com a arma em punho do assaltante, essas só são indicadas a serem usadas por pessoas extremamente experientes, como os militares por exemplo, já aos civis é recomendado nesses casos a aceitação, que é o “deixar levar”, pois qualquer reação pode resultar numa conseqüência desastrosa pela falta de experiência, ou mesmo pelo medo e nervosismo do momento.

Vários são os tipos de defesa pessoal que compõem o curso de auto defesa, entre eles estão:

  • Contra-ataque, que consiste em revidar imediatamente um golpe sofrido;
  • Defesa ativa, que é a ação de utilizar a força de quem aplicar o golpe contra ele próprio (é esse tipo de golpe que possibilita que pessoas de menor força física defendam-se de outras mais fortes);
  • Uke Waza, o qual engloba as técnicas de bloqueio e desvios, ou seja, têm a intenção de bloquear e desviar golpes para que não atinjam seus alvos.

Armas de Defesa Pessoal

Além desses modos específicos de defesa pessoal que envolvem golpes desferidos através do próprio corpo, há também os tipos de autodefesas que envolvem instrumentos, como por exemplo o spray de pimenta, karambit (faca), derespina, kubaton, bastão retrátil, arma de choque elétrico e outras que acabam causando prejuízo físico no meliante.

Como já foi dito, o curso de auto defesa ou segurança pessoal procura evitar a reação quando se trata de um “ataque” com armas, sejam de fogo ou brancas, porém ainda assim há técnicas que para a defesa contra tais casos, porém esses são apenas recomendados há quem possui muita experiência.

No Brasil, há inúmeras academias de artes marciais que já incluíram as  aulas de defesa pessoal em seu expediente, inclusive há no Brasil um órgão responsável pelo setor, a ABRAPAM (Associação Brasileira de Praticantes de Artes Marciais), a qual tem franquias por todo o território brasileiro, oferecendo diversos cursos de artes marciais, entre eles o de defesa pessoal, que é voltada para públicos específicos, possuindo por exemplo um curso de auto defesa que prioriza a necessidade das mulheres na hora de se defenderem-se.

Defesa Pessoal Israelense – Krav Magá

Muito famosa em todo mundo, a arte marcial Krav Magá é obrigatório ser citado quando falamos de defesa pessoal. Afinal, é uma arte derivada de “brigas de rua” com sistema de combate corpo a corpo e que envolve técnicas de luta, agarramento e golpeamento.

Se você já sofreu com algum tipo de violência ou coisa parecida, conhece alguém que já, ou ainda mesmo nem quer chegar a passar por isso, procure uma academia de artes marciais mais próxima aprenda a se defender, para mais informações entre no site www.abrapam.com.br que contêm informações sobre esse novo tipo de artes marcial que vem garantindo a segurança de muitos cidadãos.
Procure o local mais próximo e garanta você mesmo sua própria segurança, afinal é você quem mais preza por ela.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos Tags: , , , , curso de defesa pessoal online gratis, curso de defesa pessoal gratis, aulas de defesa pessoal grátis, tecnicas de defesa pessoal gratis, aulas de krav maga online gratis
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "Curso de Defesa Pessoal"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. vinicius borges disse:

    Boa noite gostaria de fazer o curso de defesa pessoal online como faço? Tem certificado?
    Obrigado

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...