Curso de Chef de Cozinha – Onde Fazer?

Se você tem apreço pela culinária, gosta do ambiente das cozinhas e quer fazer desse gosto uma carreira profissional, então, por que não fazer um curso de chef de cozinha?

O interessante da área gastronômica são as inúmeras oportunidades oferecidas para quem tem qualificação profissional. Sabemos que não há como deixar de existir restaurantes, redes hoteleiras, spas, cruzeiros, pousadas, enfim. Sendo assim, a necessidade de se ter profissionais capacitados e qualificados é imprescindível, tanto no que diz respeito ao nosso mercado profissional, bem como no mercado internacional, haja visto que nós, brasileiros, somos um tanto quanto criativos e isso é bem visto no exterior.

chef de cozinha



Você sabia? Recentemente Alex Atalla, brasileiro, foi eleito o melhor chef do mundo.

Aos interessados no curso de chef de cozinha, lembramos que em todo o Brasil há diversas opções de universidades (graduação em gastronomia) e escolas técnicas para se fazer tal curso. Além disso, você encontrará algumas modalidades para o mesmo, ou seja, cursos realizados em 2 anos, cursos técnicos, cursos profissionalizantes, além, claro, das especializações existentes que não são poucas.

De maneira geral, os cursos de gastronomia ou cursos de chef de cozinha passam ao aluno conteúdos teóricos, no entanto o forte do curso são sim as aulas práticas, que possuem maior carga horária, resumindo, no curso de gastronomia você realmente coloca a “mão na massa”.

Os cursos abordam inicialmente conceitos mais básicos, nomenclaturas utilizadas na área, a fim de que o aluno possa se integrar aos poucos ao mundo gastronômico. É importante destacar que ao longo do curso, o aluno conhecerá um pouco mais sobre as diversas cozinhas do mundo, tais como a francesa, a italiana, a alemã, a japonesa, a espanhola, a portuguesa, entre outras, além da nossa própria cozinha.

Justamente por conta disso, apenas como dica, se você tem a possibilidade de visitar outros países e conhecer um pouco mais sobre esses hábitos gastronômicos é algo que vem a agregar em seus conhecimentos. Além disso, um bom chef de cozinha possui talentos no ambiente em questão, mas também precisa saber outros idiomas como complemento curricular.

curso de gastronomia

Vejamos a seguir algumas disciplinas pertencentes ao curso de chef de cozinha, ressaltando que o nome da mesma pode ser modificado de acordo com cada instituição de ensino, mas que de maneira geral, representam a mesma coisa.

Disciplinas do Curso de Chef de Cozinha

  • Comportamento, Cerimonial, Protocolo e Etiqueta;
  • Técnicas dietéticas;
  • Cozinha Clássica;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gerenciamento de Alimentos e Bebidas;
  • Panificação;
  • Confeitaria;
  • Planejamento de Cardápios;
  • Nutrição;
  • Cozinhas (Italiana, Francesa, Asiática, entre outras);
  • História e Patrimônio;
  • Aromas e Sabores;
  • Cozinha Criativa;
  • Higiene e Segurança Alimentar;
  • Controle e Custos;
  • Formação de Preços;
  • Planejamento Físico de Cozinhas Profissionais;
  • Marketing de Serviços Gastronômicos, entre outras disciplinas.

Conforme foi possível notar, as disciplinas envolvem bastante conhecimentos práticos, envolvendo a criação de pratos, porém, não são descartados conhecimentos para administração de uma cozinha, afinal de contas, um bom chef de cozinha precisa saber orçar, precificar, controlar os alimentos em estoque, organizar sua equipe de trabalho e planejar assim um excelente cardápio. Nesse caso, o marketing também vem a agregar, pois é importante que seja feito um trabalho especial, um estudo sobre o público alvo, por exemplo.

É importante que você verifique o histórico da instituição que escolherá para fazer o seu curso de gastronomia, pois é primordial que a mesma lhe ofereça ampla estrutura, como cozinhas bem equipadas, com espaço e bons equipamentos de trabalho, além de excelentes profissionais.

Onde um Chef de Cozinha pode trabalhar?

Diversas áreas de atuação e especialidades como obviamente em restaurantes, churrascarias, pizzarias, etc. Também há necessidade de chefs em bares, cafeterias e redes de lanchonete tipo fast food e instituições públicas e privadas.

Pode-se trabalhar confeccionando das refeições em grande escala em refeitórios de empresas, instituições, hospitais, penitenciárias, escolas, faculdades, ONGs, etc. Para quem gosta do ramo hoteleiro, os chefs também estão presentes em hotéis, spas, pousadas, cruzeiros, e outros.

chef de cozinha

Onde Fazer o Curso de Gastronomia?

A seguir, nós disponibilizaremos para você alguns nomes de instituições de ensino recomendadas para se fazer esse curso. Instituições essas que possuem infraestrutura adequada com certificação e que tem parcerias internacionais e que possibilitam programas de estágios para que ao final do curso, você já possa estar bem empregado em uma rede hoteleira, em um resort, em um restaurante de grande porte ou mesmo, abrindo seu próprio negócio. Veja a seguir algumas opções:

  • Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo/SP
  • SENAC em São Paulo/SP e no Rio de Janeiro/RJ
  • Espaço Carioca de Gastronomia no Rio de Janeiro
  • Escola de Gastronomia Aires Scavone (EGAS) no Rio Grande do Sul/RS
  • Le Cordon Bleu – Universidade de Brasília – Brasília/DF

Essas foram apenas algumas opções, mas existem outras. O importante é que você busque referências sobre a instituição que deseja fazer o curso de chef de cozinha e prepare-se financeiramente também, pois é considerado um curso de custo um pouco elevado. No entanto as oportunidades para quem é qualificado na área são muitas, com algum esforço consegue-se obter esse retorno financeiro com alguns anos de profissão.

Seja um excelente gourmet, aperfeiçoando suas técnicas nesses cursos, bem como nas especializações existentes.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *