Curso de Chaveiro SENAI Grátis: Inscrição e Informações

É uma forma rápida de obter uma profissão rentável: o curso de chaveiro do SENAI.

Destinado a pessoas que querem ter uma profissão muito requisitada, em função da pouca qualificação existente no mercado, o curso de chaveiro do SENAI é rápido – entre 72 e 96 horas de duração, variando de acordo com a unidade da federação, prático e permite que os alunos criem seu próprio negócio para atender motoristas e clientes residenciais, comerciais e industriais ou trabalhar para várias empresas, inclusive seguradoras.

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 1942 para atender às necessidades crescentes da indústria brasileira, que começava a se desenvolver. Faz parte do Sistema “S” (que inclui também SENAC, SENAT e SENAR) e é considerado referência no ensino profissionalizante.



Curso de Chaveiro SENAI

curso de chaveiro

O curso de chaveiro do SENAI pode ser feito por jovens em busca do primeiro emprego e também para adultos experientes, que desejam se recolocar no mercado de trabalho. Não há limites de idade: a instituição aceita matrículas a partir dos 16 anos de idade, preferencialmente com o ensino fundamental concluído.

Uma vez concluído o curso de chaveiro do SENAI, o novo chaveiro pode começar a trabalhar em uma pequena oficina doméstica, sem necessidade de alugar um espaço exclusivo para desenvolver as atividades profissionais. Para isto, no entanto, é necessário um investimento que pode chegar a R$ 5.000, para adquirir a máquina de corte e das primeiras chaves básicas. O lucro mensal atinge R$ 3.000, o que pode pagar as despesas iniciais em poucos meses.

O que irei aprender no curso?

Os candidatos ao curso de chaveiro do SENAI precisam ter habilidades manuais para lidar com peças relativamente frágeis e ajustes delicados na finalização. Do programa, constam: a identificação de chaves e fechaduras, tipos e perfis de chaves, modelos de fechaduras, uso do paquímetro, noções sobre o sistema métrico, medições de chaves e cilindros e confecção de chaves com ou sem paquímetro, lima e máquina copiadora.

Completam o curso de chaveiro do SENAI as técnicas de abertura, fechaduras Yale, Tetra e Gorges, cofres mecânicos, serviços automotivos (montagem e desmontagem), cópias de chaves com ou sem modelo e técnicas para abertura de autos.

Em algumas unidades, está sendo organizado o módulo II do curso de chaveiro do SENAI, para aprendizado na área com tecnologia embarcada e de chaves codificadas, cada vez mais comuns no setor automobilístico e em controles de acesso residencial e comercial.

Cursos Gratuitos SENAI

O SENAI tem autonomia em cada Estado para oferecer seus cursos e definir a abertura de novas turmas e o cronograma das aulas. Por exemplo, em São Paulo, não há previsão para formação de novos cursos de chaveiro. Porém, é preciso estar atento e sempre seguir o site (o endereço varia de Estado para Estado). Os cursos são pagos, mas a instituição concede bolsas de estudos para alunos carentes.

+ Confira: Cursos Gratuitos SENAI

Quem já perdeu uma chave sabe que é uma profissão imprescindível. Faça o curso de chaveiro e qualifique-se para obter melhores rendimentos, mais satisfação nas atividades profissionais e também mais estabilidade: em relação aos não especializados, funcionários capacitados para atividades específicas correm menos risco de serem demitidos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

5 comentários em “Curso de Chaveiro SENAI Grátis: Inscrição e Informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *