Curso de Chaveiro Profissional: Como ser um Chaveiro

chaveiro profissãoO mercado de trabalho está sempre à procura de especialistas. Um curso de chaveiro pode significar a independência financeira.

Os cursos de chaveiro são indicados para pessoas empreendedoras. Existe uma grande demanda por estes profissionais em todo o país, mas é necessário se manter constantemente atualizado. O chaveiro é um artesão que se responsabiliza pela confecção de chaves e fechaduras para residências, lojas, escritórios e indústrias.

As vantagens da profissão de chaveiro são inúmeras: diversas pesquisas indicam que os profissionais autônomos são mais felizes do que os assalariados. Eles podem definir seu próprio horário e não necessitam de grandes instalações para seu estabelecimento.



Curso de Chaveiro Profissional

Além disto, registrando-se como Microempreendedores Individuais (MEI – maiores informações no site do SEBRAE: www.sebrae.com.br; o serviço também fornece instruções para a montagem eficaz do negócio). Com o registro, estão garantidos os benefícios da Previdência Social, como licença-saúde e aposentadoria. Os profissionais MEI podem inclusive contratar um auxiliar – com carteira assinada – para os serviços da oficina.

No entanto, vale a pena conquistar alguma experiência como chaveiro em uma empresa do ramo antes de se arriscar na abertura do negócio próprio. Os cursos oferecem um bom panorama, mas a prática é sempre o melhor professor.

curso de chaveiro

Onde fazer o curso de chaveiro?

Diversas escolas presenciais e virtuais oferecem o curso de chaveiro – em alguns casos, eles são gratuitos. Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar as oportunidades mais adequadas. O artigo “curso de chaveiro” e a escola virtual Buzzero oferecem cursos básicos de chaveiro sem nenhum custo para os alunos.

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) também oferecem cursos de chaveiro. As duas instituições mantêm uma política de gratuidade, oferecendo bolsas de estudos para a população carente. Mais informações podem ser obtidas no site dos Serviços de cada unidade da federação.

+ Confira: Como Fazer um Curso Gratuito no SENAI

Outras opções bem cotadas na opinião dos especialistas: Instituto Universal Brasileiro e Instituto Monitor. As duas escolas abrem novas turmas a distância mensalmente.

Para quem já é chaveiro, a Indústria de Chaves Gold (www.chavesgold.com.br) oferece 12 cursos de especialização em diversos Estados do país.

Antes de se decidir por uma escola, é preciso verificar o programa do curso de chaveiro. Algumas delas oferecem apenas o treinamento básico, insuficiente para exercer a profissão e obter bons rendimentos mensais.

Quanto ganha um chaveiro?

Um bom curso deve abordar a identificação de chaves e fechaduras, tipos e perfis de chaves, modelos de fechaduras, uso do paquímetro, sistema métrico, medição de chaves e cilindros, confecção de chaves, técnicas de aberturas, fechaduras Yale, Gorges e Tetra, cofres mecânicos, serviços automotivos, técnicas de aberturas de autos e cópias de chaves com ou sem modelo.

Preferencialmente, a escola deve oferecer também noções de empreendedorismo, como abertura de empresa, serviços de contabilidade e controle diário de caixa, formação de preços e dicas para atender bem aos clientes.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *