Curso de Cabeleireiro

Uma nova profissão abre boas perspectivas e um curso de cabeleireiro pode ser complementado em muitas especialidades.

O curso de cabeleireiro é classificado como “livre”. Isto significa que não há pré-requisitos formais para a matrícula em uma escola de beleza e estética, além da compreensão de textos e do domínio das operações aritméticas. Da mesma forma, não há regulamentação, nem definição de carga horária mínima ou de métodos de avaliação.

Publicidade



Cada escola define também o conteúdo programático que será abordado. Quem está pensando em fazer um curso de cabeleireiro pode acessar aulas gratuitas (várias delas estão disponibilizadas no Youtube – www.youtube.com/curso-de-cabeleireiro; também há amostras de degustação em cursos online).

Quem está pensando em obter uma profissão ou modificar sua área de atuação pode acessar estes materiais sobre corte de cabelos, para conhecer um pouco mais sobre o universo dos cortes, alisamentos e colorações.


curso de cabeleireiro

Curso de Cabeleireiro em Salões Escola

Várias escolas presenciais vinculadas a salões de beleza e a fabricantes de cosméticos ministram cursos de cabeleireiro, alguns deles gratuitos (nestes casos, geralmente, o conteúdo contempla apenas o básico da profissão). A vantagem destes institutos é que os alunos, depois do aprendizado teórico, passam a atender clientes nos salões destes institutos, garantindo alguma experiência para se candidatar a uma vaga de emprego.

Qual a duração do curso e quanto custa?

Em outros cursos, de maior duração, as escolas oferecem uma formação mais consistente. Há cursos de cabeleireiro, com técnicas para atendimento a homens e mulheres, que ministram aulas durante sete a 14 meses. O investimento pode chegar a R$ 600.

Para fazer o curso de cabeleireiro, além do investimento na matrícula e mensalidades, é preciso dispor de algum dinheiro para comprar o material. Os alunos precisam adquirir tesouras, pentes e escovas de cabelo, garras, agulhas, bobes e bigoudis, pincéis para aplicação de cosméticos, toucas e grampos, além de produtos para aplicação nos fios e no couro cabeludo.

Os salões escola costuma orientar os alunos sobre os melhores produtos a serem adquiridos. Está gostando de ver como funciona os cursos de cabeleireiro? Então continue lendo!

Já falamos sobre cabelos aqui no site, confira outros artigos:

O que se aprende no curso de cabeleireiro?

O curso de cabeleireiro prepara os alunos para higienizar, tratar e revitalizar cabelos, aplicar produtos químicos para trabalhar forma e cor e mudar a forma e cor dos cabelos temporariamente, com o auxílio de utensílios e equipamentos adequados.

Durante o curso de cabeleireiro, os alunos aprendem técnicas de biossegurança, estrutura dos cabelos, cor natural e artificial (decapagem, luzes, reflexos, etc.), saúde e doenças capilares, técnicas de cortes e penteados, enrolamentos, alisamento com chapinha, baby-liss e secador, penteados, cosmetologia e outros temas afins. Nos cursos para atendimento a homens, são abordados cortes com tesoura, navalha e máquina, além dos cuidados com a barba.

Alguns cursos também oferecem aulas sobre a “psicologia do cabeleireiro”. Um aspecto muito importante na hora de escolher a escola é verificar se estão previstas aulas de empreendedorismo: mesmo que o objetivo inicial seja empregar-se em um salão, a possibilidade de abrir um negócio próprio, para um cabeleireiro, é bastante grande.

Postura profissional, ética, tendências do mercado, gestão e organização do negócio são temas muito importantes.

O aprendizado pode ser complementado com cursos específicos de coloração, alisamento e permanente, hair style, cortes especiais, look para eventos especiais (casamentos, festas, etc.), penteados para diversas ocasiões, etc.

Curso Online de Cabeleireiro

Selecionamos um curso online bem avaliado para você. Por um preço extremamente acessível, esse curso te ensinará tudo sobre o mundo dos cabeleireiro, aprenda técnicas e tenha muita informação por um preço extremamente acessível de apenas R$19. Eu fiz e recomendo!

curso de cabeleireiro


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *