Curso de Cabeleireiro Profissional – Informações e Salões

Cursos Gratuitos // Cursos Profissionalizantes // Curso de Cabeleireiro Profissional – Informações e Salões

Quem gosta de estética pode se beneficiar com cursos de cabeleireiro profissional e construir uma bela carreira.

A procura por tratamentos estéticos – cabelo, pele e unhas – cresceu 186% nos últimos dez anos. Cada vez mais, homens e mulheres se rendem aos cuidados com a aparência. Assim, quem quer se iniciar em uma profissão pode optar por cursos de cabeleireiro profissional, realizados em diversos níveis de especialização. É possível obter uma boa fonte de renda (especialmente para empreendedores e profissionais autônomos) e trabalhar em uma atividade prazerosa e cada vez mais procurada.

curso cabeleireiro

Publicidade

Curso de Cabeleireiro Profissional

O importante é estar atento às novidades é buscar a qualificação contínua, para evitar a defasagem, que prejudica profissionais de qualquer área. Quanto o tempo está escasso, é possível assistir a vídeos no Youtube (www.youtube.com), que demonstram diversas técnicas, ou fazer cursos de cabeleireiro profissional online. As escolas virtuais Eduk e Buzzero apresentam bons preços e a facilidade de aprender em casa, sem necessidade de deslocamentos.

O ideal, no entanto, são os cursos ministrados nos salões-escola, em que os alunos têm a oportunidade de, após a primeira etapa teórica, exercer seus novos conhecimentos nos clientes das empresas, que também são beneficiados, já que os preços praticados nestes locais para cortes, escovas, penteados, etc. são bem mais baixos do que a média de mercado.

Informações sobre o Curso de Cabeleireiro

É possível encontrar cursos presenciais na maioria dos fabricantes de produtos de higiene e beleza e o SENAC – Serviço Nacional do Comércio – também oferece diversas opções na área de estética e beleza. A maioria é de cursos livres, com duração de poucos meses, mas há cursos técnicos de média duração (entre 18 e 24 meses). Em geral, as escolas exigem idade mínima de 18 anos.

Um bom curso de cabeleireiro profissional deve abordar a estrutura capilar (fios e couro cabeludo), os tipos de cabelos, higienização, tratamentos para cabelos naturais e com química (descoloridos, tingidos e alisados), saúde e beleza, doenças capilares, além de biossegurança, cosmetologia e até geometria, para harmonizar o corte dos cabelos com o formato do rosto.

+ Confira:

Na parte prática, são apresentadas as técnicas de cortes e penteados, colorização, como frisar ou evitar o frizz dos cabelos, alisamentos, chapinha, secador e baby-liss, Mega Hair, procedimentos no atendimento ao cliente. Alguns cursos também abordam noções de empreendedorismo e gestão, com dicas sobre os equipamentos e material necessários para abrir um salão (ou montar um kit de atendimento em domicílio), capital necessário para a abertura de um negócio, formalização, etc.

Antes de se matricular, é fundamental pesquisar sobre a seriedade da escola, consultar sites de reclamações, checar depoimentos de ex-alunos. Quanto às reclamações, sempre há queixas registradas (não existe satisfação total em nenhum setor): o importante é verificar se elas foram solucionadas. Verifique também se o salão-escola trabalha com formol e glutaraldeído: são substâncias proibidas no país e podem sinalizar a má qualidade do ensino.

curso de cabeleireiro

Mercado de Trabalho para Cabeleireiros

O número de salões de beleza vem crescendo bastante no Brasil. O aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho – e a consequente necessidade de uma boa apresentação pessoal –, a renda salarial crescente da classe C e também o percentual de homens que procuram novos tratamentos estéticos garante boas colocações para novos cabeleireiros.

O cabeleireiro profissional pode abrir seu próprio salão, trabalhar como autônomo, atendendo em domicílio, ou trabalhar nos salões e clínicas de estética. O sucesso na carreira, no entanto, depende sempre do talento e do domínio das técnicas de embelezamento.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRÁTIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...