Curso de Bombeiro Civil

Cursos Gratuitos // Cursos, Cursos Profissionalizantes // Curso de Bombeiro Civil

O curso de bombeiro civil busca formar profissionais prontos para atender a todo o tipo de emergência. A profissão de bombeiro civil é uma das mais respeitadas, pois trabalha diretamente envolvida com o bem do próximo.

Um bombeiro deve estar sempre alerta e pronto para diversas situações de perigo.

O curso de bombeiro civil é ministrado por profissionais em diversas escolas espalhadas pelo país. Algumas das mais importantes são a CFAB de São Paulo, Escola de Bombeiros do Estado de São Paulo (Unidade I – São Judas – Z/S – SP), e em alguns lugares como no Rio de Janeiro, o curso é feito diretamente no Centro de Instituição Especializada de Bombeiros, pela Secretaria Estadual da Defesa Civil.

Publicidade

bombeiro civil

São cinco áreas de especialização no curso de bombeiro civil completo, sendo elas: primeiros socorros (atendimento pré-hospitalar, parto de emergência, DEA, fraturas, etc) , prevenção e combate a incêndio (equipamentos de proteção, combustão, técnicas de combate ao fogo, etc), salvamento terrestre (resgate em espaço confinado, transporte de vítimas, plano de emergência, etc), salvamento em altura (ancoragens, rapel, trabalho com cordas, etc) e manuseio de produtos perigosos (classificação e riscos, atendimento em emergência, EPI e EPR).

Bombeiro Civil

Se você tem interesse pela profissão, os requisitos mínimos para se tornar bombeiro civil são:

  • Possuir nacionalidade brasileira;
  • Ter de 18 a 28 anos de idade;
  • Ter comprometimento e disposição de servir em qualquer localidade do estado para onde for resignado;
  • Estar em dia com o serviço militar e justiça eleitoral;
  • Ter escolaridade mínima do ensino médio completo;
  • Possuir altura mínima de 1,65 m para o sexo masculino e 1,60 m para o feminino;
  • Passar no exame realizado pela junta médica competente.

Curso de Bombeiro Civil

Mundialmente os bombeiros são considerados heróis, e não é para menos, pois são eles que combatem incêndios, atuam em enchentes, são responsáveis por resgates em afogamentos, deslizamentos de terra e demais situações de perigo. Isto faz com que muitas pessoas se apaixonem pela profissão e queiram se formar em bombeiro civil.

Porém, para ser um bombeiro não basta apenas ter vontade, pois é necessário passar por um processo de vestibular, que é bastante concorrido, além de dedicar-se intensamente às aulas teóricas e práticas. Para você que almeja entrar nesta área, nós iremos trazer aqui, informações sobre o curso de bombeiro civil. Confira abaixo:

Como fazer o curso de bombeiro civil?

bombeiros

Para fazer o curso de bombeiro civil é necessário escolher uma das opções de formação, que podem variar em cada cidade. Normalmente, este curso é oferecido por universidades federais, sendo preciso procurar a instituição para fazer a sua inscrição e realizar a prova do vestibular. Este processo costuma ser mais concorrido, portanto, é recomendado se preparar para a avaliação.

Também é possível fazer o curso de bombeiro civil através do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), é preciso pagar para estudar, mas a instituição também disponibiliza bolsas parciais ou integrais. As turmas são abertas uma vez por ano, sendo necessário estar atento ao prazo para a realização da inscrição.

Há estados brasileiros em que o processo para se tornar brasileiro é diferente, por exemplo, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, só pode ingressar nesta profissão quem é soldado da Polícia Militar e posteriormente busca especialização em bombeiro civil.

Características para ser um bombeiro civil:

Não é qualquer pessoa que pode fazer o curso de bombeiro civil, pois é necessário ter algumas características pessoais, que não se aprende durante as aulas. Em primeiro lugar, tem-se que ter boa disposição física que pode ser alcançada com a prática de exercícios, autocontrole para atuar nas situações de perigo, ser saudável e disciplina para cumprir determinações e ordens.

Na vida profissional, o bombeiro irá se deparar com situações tensas, onde a sua decisão pode salvar vidas, logo é preciso ter capacidade de decisão, ter equilíbrio psicológico, pois verá com frequência pessoas acidentadas e agirá sob pressão. Por fim, também tem-se que ter raciocínio rápido, saber liderar e trabalhar em equipe, além de, obviamente, ter muita coragem.

O que se aprende no curso de bombeiro civil?

Nos primeiros meses de curso, os alunos serão introduzidos nas matérias teóricas, que são as bases fundamentais para dar seguimento às outras etapas. Posteriormente, serão ministradas aulas sobre as práticas de primeiros-socorros, combate a incêndio, salvamento aquático e terrestre, onde os alunos serão confrontados com simulações de situações que enfrentarão no dia a dia.

Os alunos devem ser adeptos da prática esportiva e ter muita resistência física, pois mais de 50% do curso é focado na parte prática, visando deixar o profissional bem preparado, deixando-o mais próximo possível das atividades que irá realizar no seu trabalho, imprimindo inclusive as situações de risco e pressão.

curso de bombeiro

Onde trabalha o bombeiro civil?

O mercado de trabalho para os bombeiros civis é bastante receptivo, uma vez que é uma profissão de perigo e grandes instituições estão sempre em busca de bons profissionais. Para trabalhar no setor público é necessário prestar concurso público, que normalmente são bastante concorridos. Neste caso, o profissional irá trabalhar com salvamentos por terra e água, combate a incêndio, prevenção e ocorrência com produtos perigosos.

Se optar por atuar no setor privado, os bombeiros podem desenvolver as mesmas atividades, podendo atuar na prevenção, em construções, eventos de grande porte, entre outras situações que exigem a presença destes profissionais. Vale ressaltar, que o mercado de trabalho também tem aumentado o número de vagas para as mulheres.

Cursos de especialização para bombeiro civil

Após se formar em bombeiro civil, o profissional será designado para atender a todas as ocorrências que fazem parte das suas competências. Mas, conforme for avançando na carreira, o bombeiro civil pode buscar especialização para atuar em ocorrências específicas como, por exemplo, resgate de emergências médias, salvamento em altura ou subterrâneo, entre outras possibilidades.

Salário do bombeiro civil

O salário do bombeiro civil costuma variar de acordo com o piso salarial de cada estado, porém, o valor é de em média R$ 2.289,00.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

15 Comentários sobre "Curso de Bombeiro Civil"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. fabiana disse:

    gostaria muito de fazer estes cursos.

  2. disse:

    Excelente, vou ser Bombeiro

  3. Edmundo Ribeiro Bacelar disse:

    Achei interessante e tenho vontade, de fazer este curso, só preciso me informar o local mais adequado; e que seja aqui no rio de janeiro, para que eu possa me programar e faze-lo. Sem mais. grato.

  4. jonas marcelo chagas disse:

    Quero e vou ser um bombeiro civil!

  5. jaircombate disse:

    Ja fiz e recomendo. Mas tem que gostar da coisa!!!

  6. BPC- DE OLIVEIRA disse:

    estou na área a 9 meses e estou gostando.
    é uma boa profissão. boa sorte!

  7. claudia brandao disse:

    Oi meu nome e Claudia eu tenho 29 anos e tenho 165 de autura adoro tudo que envolve ajudar as pessoas que precisa de ajuda dos bombeiros eu ate da minha ajuda sabe e muito bom poder ajudar pessoa me faz muito bem mais eu adoraria ser uma pessoa da equipe de bombeiro como eu posso ser um bombeiro Quero e vou ser um bombeiro civil!este e o meu sonho gostaria muito de fazer estes cursos.Quero e vou ser um bombeiro civil!Achei interessante e tenho vontade, de fazer este curso, só preciso me informar o local mais adequado; e que seja aqui no Belo Horizonte em MG em minas gerais ou em Conselheiro Lafaiete MG ok, para que eu possa me programar e faze-lo. Sem mais. grato.em fim muito obrigado por ler o meu recado ok meu celular (031) 83414995

    Leia mais: http://www.cursogratisonline.com.br/curso-de-bombeiro-civil/#ixzz1iB0kg0qd

  8. Carlos disse:

    Pessoal, sejam bombeiros pois é ótimo chegar em casa sabendo que ajudou alguem naquele dia. Sou bombeiro a 4 anos e agora estudo enfermagem pois é um ótimo complemento pra mim na empresa. Acredito que virarei chefe em breve. Abraços…

  9. regio rocha disse:

    tenho muita vontade de fazer o curso

  10. Rafael disse:

    Sou bombeiro civil ha 7 anos e gosto muito da profissão, só fico desanimado com a nossa situação aqui no Rio de Janeiro. O profissional não é bem reconhecido e nem todos dão o devido valor, não temos nem um sindicato forte. As coisas estão mudando e espero que melhore, pois essa profissão e toda área de prevenção e combate a incêndio é de extrema importância para sociedade, só que infelizmente ganhou destaque após o ocorrido na boate kiss.

  11. Ana Paula disse:

    Quero ser um bombeiro. Mais onde vou fazer o curso?

  12. regio rocha junior disse:

    boa noite!gostaria de fazer o curso de bombeiro profissional civil gratis aqui no rio de janeiro.alguem sabe onde posso encontrar?

  13. geciana costa novaes disse:

    NÃO GOSTEI TEM Q TER DE 18 A 28 ANOS EU QUERIA MT MAS TENHO 38 E ESTOU APTA A SALVAR VIDAS.

  14. Márcia Cristina Alves disse:

    Se Deus quiser eu farei o curso de Bombeiro Civil.

  15. Marcelo dos santos silva disse:

    Quero fazer esse excelente curso

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRÁTIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...