Curso de Bombeiro Civil – Escola de Bombeiros

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a profissão de bombeiro civil está regulamentada pela NBR 14.608, criada no ano 2000. A atuação do bombeiro civil na prevenção e combate a incêndios está vinculada ao curso de formação, oferecido por diversas instituições públicas e privadas.

Grupos voluntários que prestam auxílio no combate de incêndios e/ou nos primeiros socorros às vítimas precisam contar com ao menos uma pessoa certificada por este curso. Estes grupos são muito comuns em favelas, vilas e comunidades carentes. Nestes casos, a formação é oferecida gratuitamente pelas prefeituras.

Bombeiro Civil



Curso de Bombeiro Civil

Além do combate aos incêndios, o curso também aborda as situações de emergência (situações ou locais de risco), exercícios simulados, muito comuns em indústrias, casas de comércio e condomínios residenciais e comerciais, prevenção e formulação de planos de emergência.

Para fazer o curso profissionalizante, é preciso ser habilitado em higiene, segurança e medicina do trabalho, com registro no Ministério do Trabalho. Estes são cursos rápidos, geralmente oferecidos por comissões internas de segurança do trabalho. A norma reguladora nº 5 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que todas as empresas com 20 empregados ou mais deve constituir uma CIPA, constituída por empregados e empregadores.

Outros profissionais habilitados ao curso são o pessoal das Forças Armadas, bombeiros militares e policiais militares, desde que tenham se especializado em Prevenção e Combate a Incêndios ou Técnicas de Emergência Médica. Em geral, estes cursos são ministrados nas academias de formação de soldados, cabos e oficiais.

Os cursos para formação de bombeiros civis devem ser ministrados por órgãos públicos ou empresas credenciadas. A duração é de 56 horas/aula, sendo 40 horas de aulas teóricas e 16 de aulas práticas. A legislação determina que, anualmente, deve ser realizada uma atualização, com 28 horas/aula. Profissionais que comprovarem o exercício efetivo das funções de bombeiro civil por dois anos consecutivos estão isentos desta atualização.

Para leigos que desejem exercer a profissão de bombeiro civil, o curso é bem mais longo. São 400 horas/aula, cumpridas em um ano de estudo. Ao completar a primeira metade do curso, o aluno recebe a certificação (de acordo com as exigências da ABNT) e, na segunda, são realizados cursos práticos, estágios e disciplinas especiais.

Pré requisitos para começar o curso de bombeiro civil

Para candidatar-se, é preciso ser maior de 18 anos, estar em dia com o serviço militar e com a justiça eleitoral e ter altura mínima de 1,65m (para homens) e 1,60 (para mulheres). O processo seletivo consiste em entrevista, redação, exames médico e psicológico, teste de aptidão física e investigação social.

As aulas são ministradas durante a semana (algumas escolas oferecem turmas especiais aos sábados). O valor da matrícula é, em média, R$ 50, e as mensalidades, R$ 150. Entretanto, secretarias municipais e estaduais de defesa civil oferecem algumas vagas gratuitas.

Bombeiro Civil

Conteúdo dos Cursos de Bombeiro Civil

O que se aprende no curso de bombeiro civil

Os alunos aprendem as normas técnicas que regem a prevenção e combate a sinistros, recebem noções básicas de combustão, substâncias perigosas e reações em cadeia. Aprendem a identificar as formas de propagação do fogo e os métodos de extinção.

Também são abordadas técnicas para conhecer sistemas de detecção e alarme, acondicionar adequadamente os equipamentos de combate (mangueiras e extintores), suas aplicações e manutenção, as fases de propagação do fogo, iluminação nos locais de incêndio, procedimentos de segurança e emergência (inclusive nos riscos de explosão) e estabelecer rotas seguras de fuga.

O funcionamento de para-raios, elevadores e canalizações de gás também são abordados, assim como as técnicas utilizadas pelos bombeiros militares, formas de controle de pessoal, saída organizada, controle do pânico e análise de possíveis vítimas (não apenas as que sofreram queimaduras, mas também as que ficaram expostas à inalação de gases tóxicos, que formam a imensa maioria das vítimas num incêndio).

Na parte prática, os alunos são confrontados com simulações de sinistros; o objetivo é ensinar a dar respostas imediatas às situações de risco, prestação de socorro, acionamento dos bombeiros militares e acompanhamento da vistoria final (o rescaldo), depois que os últimos focos de incêndio são neutralizados.

Os exercícios práticos estão relacionados ao combate a incêndios, abandono da área com segurança e prestação dos primeiros socorros. Nesta fase do curso, os alunos são avaliados continuamente, e seu desempenho determina a certificação como bombeiro civil.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

4 comentários em “Curso de Bombeiro Civil – Escola de Bombeiros

  1. boa noite sou vigilante e preciso fazer o curso de bombeiro profissional civil,gostaria de saber se eu encontro no centro do rio de janeiro,niteroi ou são gonçalo.

  2. Bom dia, meu nome e Patricia tenho 22 anos sou formada em tec de enfermagem e atualmente estou fazendo especialização em tecnico de enfermagem do trabalho acho o curso q vcs estão oferecendo interessante qual a possibilidade de eu me escrever obrigada

  3. Eu gostaria muito faze esse curso, quero sabe si tem na barra da Tijuca ?
    Eu já fis esse curso pow 4 meses gostei muito só larguei porque tinha passado na Marinha
    Mas agora quero volta !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *