Curso de Barman – Profissão e Mercado de Trabalho

O curso de barman é uma boa ideia para quem quer obter uma profissão ou apenas servir drinques originais aos amigos.

Os boêmios de plantão podem achar que ser barman é uma das melhores profissões do mundo. Afinal, os barmen estão nas melhores baladas, no local mais cobiçado – o bar – e têm acesso a todas as bebidas. Mas, como em qualquer profissão, os barmen precisam de dedicação, profissionalismo e muita paciência para lidar com alguns clientes descontrolados todas as noites.

Se uma festa tem início às 23h, é preciso chegar à boate com algumas horas de antecedência, para organizar garrafas, copos e ingredientes para os drinques. Depois que a balada é encerrada, é hora de lavar a louça e reorganizar tudo nas prateleiras. Trata-se, portanto de uma jornada não inferior a 12 horas de trabalho.



Curso de Barman

Curso de Barman

O barman ideal tem boa apresentação pessoal, é agradável no trato com os colegas e clientes, gosta de lidar com o público, faça bem, preferencialmente fala o inglês básico, é ágil, dinâmico, sabe trabalhar sob pressão – recebe diversos pedidos simultaneamente e os drinques são sempre preparados na hora – e está sempre atualizado sobre drinques.

Hoje, diversas escolas oferecem o curso de barman presencial ou virtual. Os cursos básicos são os de coquetelaria, que abordam o histórico da profissão e das bebidas, o manuseio dos instrumentos necessários e algumas receitas de drinques clássicos. Os alunos podem se especializar, fazendo cursos de caipirinhas ou malabares com garrafas e copos – os barmen performáticos, ou flair bartenders.

Curso de Barman

O curso de barman para iniciantes abordam a apresentação pessoal, história das bebidas e do bar, tipos de bar e seus equipamentos, degustação, tipos de copos, higiene pessoal, limpeza, abertura e fechamento do bar, corte de frutas, estoque de bebidas, relacionamento com outros departamentos (para a atuação em restaurantes e hotéis), noções de dosagem, atendimento aos clientes, postura no balcão e abastecimento das geladeiras.

A carga horária destes cursos varia entre 12 e 15 horas e o valor do curso de barman é de cerca de R$ 300. Algumas escolas oferecem o curso de flair bartender gratuitamente ou com bons descontos para quem fez o curso básico. Os cursos online têm preços em torno de R$ 150.

Uma informação óbvia, mas necessária: para inscrever-se em qualquer destes cursos, é preciso ser maior de 18 anos.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *